TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES EM UM CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6324 |
Resumo: | As aulas presenciais foram substituídas por aulas remotas, caracterizando uma situação educacional excepcional e generalizada, a partir da qual o uso das tecnologias na escola se tornou imprescindível. Nesse cenário, a questão que se torna norteadora para a realização desta pesquisa é: como as práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino remoto afetaram o cenário pós-pandêmico em uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro? Pretende-se, portanto, no decorrer da investigação, analisar o uso das tecnologias por professores na educação remota e como esses usos afetaram a educação após a pandemia. Quanto à estrutura metodológica, a pesquisa partirá de uma abordagem qualiquanti, com pesquisa bibliográfica juntamente com a aplicação de um formulário a professores. Entre os diversos achados da pesquisa, tem-se o quantitativo de 46,3% dos professores participantes afirmando que as tecnologias contribuíram para o retorno às aulas presenciais e 66,7% responderam que usam as experiências do ensino remoto nas aulas presenciais. Entretanto, 44,4% dos professores tiveram a percepção de que a aprendizagem dos alunos piorou no ensino remoto. Concluímos afirmando que o ambiente físico da sala de aula se modificou, se tornando híbrido. Essa mudança nos espaços educativos levará a uma nova dinâmica educacional e precisamos nos preparar para proporcionar aprendizagens de qualidade aos alunos. |
id |
UFAC-2_81ed0d141e8ac4ec0106da2e3be33fad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6324 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES EM UM CENÁRIO PÓS-PANDÊMICOeducação; tecnologias; práticas pedagógicas; covid-19; pós-pandemia.As aulas presenciais foram substituídas por aulas remotas, caracterizando uma situação educacional excepcional e generalizada, a partir da qual o uso das tecnologias na escola se tornou imprescindível. Nesse cenário, a questão que se torna norteadora para a realização desta pesquisa é: como as práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino remoto afetaram o cenário pós-pandêmico em uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro? Pretende-se, portanto, no decorrer da investigação, analisar o uso das tecnologias por professores na educação remota e como esses usos afetaram a educação após a pandemia. Quanto à estrutura metodológica, a pesquisa partirá de uma abordagem qualiquanti, com pesquisa bibliográfica juntamente com a aplicação de um formulário a professores. Entre os diversos achados da pesquisa, tem-se o quantitativo de 46,3% dos professores participantes afirmando que as tecnologias contribuíram para o retorno às aulas presenciais e 66,7% responderam que usam as experiências do ensino remoto nas aulas presenciais. Entretanto, 44,4% dos professores tiveram a percepção de que a aprendizagem dos alunos piorou no ensino remoto. Concluímos afirmando que o ambiente físico da sala de aula se modificou, se tornando híbrido. Essa mudança nos espaços educativos levará a uma nova dinâmica educacional e precisamos nos preparar para proporcionar aprendizagens de qualidade aos alunos.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/632410.29327/268346.7.17-6Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 69-91Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 69-91Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 69-912526-597010.29327/268346.7.17reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6324/4368Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, VivianLima Rodrigues , Ana Clara 2024-01-22T18:37:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6324Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-01-22T18:37:11Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES EM UM CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO |
title |
TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES EM UM CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO |
spellingShingle |
TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES EM UM CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO Martins, Vivian educação; tecnologias; práticas pedagógicas; covid-19; pós-pandemia. |
title_short |
TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES EM UM CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO |
title_full |
TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES EM UM CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO |
title_fullStr |
TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES EM UM CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO |
title_full_unstemmed |
TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES EM UM CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO |
title_sort |
TRANSFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES EM UM CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO |
author |
Martins, Vivian |
author_facet |
Martins, Vivian Lima Rodrigues , Ana Clara |
author_role |
author |
author2 |
Lima Rodrigues , Ana Clara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Vivian Lima Rodrigues , Ana Clara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação; tecnologias; práticas pedagógicas; covid-19; pós-pandemia. |
topic |
educação; tecnologias; práticas pedagógicas; covid-19; pós-pandemia. |
description |
As aulas presenciais foram substituídas por aulas remotas, caracterizando uma situação educacional excepcional e generalizada, a partir da qual o uso das tecnologias na escola se tornou imprescindível. Nesse cenário, a questão que se torna norteadora para a realização desta pesquisa é: como as práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino remoto afetaram o cenário pós-pandêmico em uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro? Pretende-se, portanto, no decorrer da investigação, analisar o uso das tecnologias por professores na educação remota e como esses usos afetaram a educação após a pandemia. Quanto à estrutura metodológica, a pesquisa partirá de uma abordagem qualiquanti, com pesquisa bibliográfica juntamente com a aplicação de um formulário a professores. Entre os diversos achados da pesquisa, tem-se o quantitativo de 46,3% dos professores participantes afirmando que as tecnologias contribuíram para o retorno às aulas presenciais e 66,7% responderam que usam as experiências do ensino remoto nas aulas presenciais. Entretanto, 44,4% dos professores tiveram a percepção de que a aprendizagem dos alunos piorou no ensino remoto. Concluímos afirmando que o ambiente físico da sala de aula se modificou, se tornando híbrido. Essa mudança nos espaços educativos levará a uma nova dinâmica educacional e precisamos nos preparar para proporcionar aprendizagens de qualidade aos alunos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6324 10.29327/268346.7.17-6 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6324 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.17-6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6324/4368 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 69-91 Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 69-91 Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 69-91 2526-5970 10.29327/268346.7.17 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221634916352 |