Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raissa Auanne dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4315
Resumo: Este trabalho objetiva compreender como a prática pedagógica de professores/as, durante a pandemia, tem sido importante para a educação socioemocional de crianças. Analisamos respostas de duas professoras da rede pública de ensino quanto às reflexões acerca da pandemia, da prática pedagógica docente e da educação socioemocional. Verificou-se que a pandemia do novo coronavírus afetou a vida de professores, alunos, famílias e instituições de ensino; jogou luz às desigualdades socioeconômicas, políticas e estruturais do Brasil e do mundo, exigindo novas habilidades e pedagogias que não levem ao adoecimento, criando um contexto de solidariedade e forme sujeitos capazes de lidarem com os desafios da complexidade.
id UFRPE_ccd32ff829db2734d29cb74918298603
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/4315
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças.PandemiaCOVID-19Ensino remotoPrática pedagógicaEnsino fundamentalEducação afetivaEste trabalho objetiva compreender como a prática pedagógica de professores/as, durante a pandemia, tem sido importante para a educação socioemocional de crianças. Analisamos respostas de duas professoras da rede pública de ensino quanto às reflexões acerca da pandemia, da prática pedagógica docente e da educação socioemocional. Verificou-se que a pandemia do novo coronavírus afetou a vida de professores, alunos, famílias e instituições de ensino; jogou luz às desigualdades socioeconômicas, políticas e estruturais do Brasil e do mundo, exigindo novas habilidades e pedagogias que não levem ao adoecimento, criando um contexto de solidariedade e forme sujeitos capazes de lidarem com os desafios da complexidade.This work aims to understand how the pedagogical practice of teachers, during the Pandemic, has been important for the socioemotional education of children. We analyzed the responses of two public school teachers regarding reflections about the pandemic, teaching pedagogical practice and socioemotional education. It was found that the new coronavirus pandemic affected the lives of teachers, students, families and educational institutions; shed light on the socioeconomic, political and structural inequalities in Brazil and the world, demanding new skills and pedagogies that do not lead to illness, creating a context of solidarity and forming subjects capable of dealing with the challenges of complexity.BrasilFerreira, Hugo Monteirohttp://lattes.cnpq.br/8531560790849988http://lattes.cnpq.br/9846855940173584Silva, Raissa Auanne dos Santos2023-04-03T20:14:39Z2023-04-03T20:14:39Z2021-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis61 f.application/pdfSilva, Raíssa Auanne dos Santos. Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4315porAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRopenAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-04-03T20:15:12Zoai:dspace:123456789/4315Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122023-04-03T20:15:12Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças.
title Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças.
spellingShingle Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças.
Silva, Raissa Auanne dos Santos
Pandemia
COVID-19
Ensino remoto
Prática pedagógica
Ensino fundamental
Educação afetiva
title_short Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças.
title_full Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças.
title_fullStr Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças.
title_full_unstemmed Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças.
title_sort Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças.
author Silva, Raissa Auanne dos Santos
author_facet Silva, Raissa Auanne dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Hugo Monteiro
http://lattes.cnpq.br/8531560790849988
http://lattes.cnpq.br/9846855940173584
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Raissa Auanne dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
COVID-19
Ensino remoto
Prática pedagógica
Ensino fundamental
Educação afetiva
topic Pandemia
COVID-19
Ensino remoto
Prática pedagógica
Ensino fundamental
Educação afetiva
description Este trabalho objetiva compreender como a prática pedagógica de professores/as, durante a pandemia, tem sido importante para a educação socioemocional de crianças. Analisamos respostas de duas professoras da rede pública de ensino quanto às reflexões acerca da pandemia, da prática pedagógica docente e da educação socioemocional. Verificou-se que a pandemia do novo coronavírus afetou a vida de professores, alunos, famílias e instituições de ensino; jogou luz às desigualdades socioeconômicas, políticas e estruturais do Brasil e do mundo, exigindo novas habilidades e pedagogias que não levem ao adoecimento, criando um contexto de solidariedade e forme sujeitos capazes de lidarem com os desafios da complexidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-26
2023-04-03T20:14:39Z
2023-04-03T20:14:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Raíssa Auanne dos Santos. Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4315
identifier_str_mv Silva, Raíssa Auanne dos Santos. Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR
openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 61 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1802120141529415680