A RELAÇÃO ENTRE SEXUALIDADE, ESCOLA E SUJEITO: notas Queers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7123 |
Resumo: | Este trabalho é norteado por uma intervenção conceitual em torno dos conceitos básicos quando se trata em política para população abjeta, sobretudo, ao se referir às políticas educacionais que são sequestradas no interior do próprio discurso de inclusão. Assim, busca-se trazer para o campo da reflexão filosófica os não-sujeitos, os inexistentes e, consequentemente, o que provoca náusea, o abjeto. Para tanto, extrapola-se em visitar obras clássicas que levantam o objeto em questão ao nível do esgotamento, do transbordar. Desta forma, usufrui-se de Butler (2015); Foucault (1987;1989); Louro (2001a; 2001b; 2007;2008; 2014; 2018) entre outros. Queer é tudo aquilo que nos soa estranho, porém, radicalizado ou exilado à latrina das intervenções pedagógicas e de políticas institucionais. |
id |
UFAC-2_8d4b283af5f1f5f923a55f5a39ebc61d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7123 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
A RELAÇÃO ENTRE SEXUALIDADE, ESCOLA E SUJEITO: notas QueersQueer.Intervenção conceitual.Abjeto.Políticas Educacionais.Este trabalho é norteado por uma intervenção conceitual em torno dos conceitos básicos quando se trata em política para população abjeta, sobretudo, ao se referir às políticas educacionais que são sequestradas no interior do próprio discurso de inclusão. Assim, busca-se trazer para o campo da reflexão filosófica os não-sujeitos, os inexistentes e, consequentemente, o que provoca náusea, o abjeto. Para tanto, extrapola-se em visitar obras clássicas que levantam o objeto em questão ao nível do esgotamento, do transbordar. Desta forma, usufrui-se de Butler (2015); Foucault (1987;1989); Louro (2001a; 2001b; 2007;2008; 2014; 2018) entre outros. Queer é tudo aquilo que nos soa estranho, porém, radicalizado ou exilado à latrina das intervenções pedagógicas e de políticas institucionais.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/712310.29327/268346.7.16-8Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 104-117Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 104-117Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 104-1172526-597010.29327/268346.7.16reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7123/4347Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Allan Henrique Bacelar da 2023-12-14T17:55:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7123Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-12-14T17:55:41Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RELAÇÃO ENTRE SEXUALIDADE, ESCOLA E SUJEITO: notas Queers |
title |
A RELAÇÃO ENTRE SEXUALIDADE, ESCOLA E SUJEITO: notas Queers |
spellingShingle |
A RELAÇÃO ENTRE SEXUALIDADE, ESCOLA E SUJEITO: notas Queers Silva, Allan Henrique Bacelar da Queer. Intervenção conceitual. Abjeto. Políticas Educacionais. |
title_short |
A RELAÇÃO ENTRE SEXUALIDADE, ESCOLA E SUJEITO: notas Queers |
title_full |
A RELAÇÃO ENTRE SEXUALIDADE, ESCOLA E SUJEITO: notas Queers |
title_fullStr |
A RELAÇÃO ENTRE SEXUALIDADE, ESCOLA E SUJEITO: notas Queers |
title_full_unstemmed |
A RELAÇÃO ENTRE SEXUALIDADE, ESCOLA E SUJEITO: notas Queers |
title_sort |
A RELAÇÃO ENTRE SEXUALIDADE, ESCOLA E SUJEITO: notas Queers |
author |
Silva, Allan Henrique Bacelar da |
author_facet |
Silva, Allan Henrique Bacelar da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Allan Henrique Bacelar da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Queer. Intervenção conceitual. Abjeto. Políticas Educacionais. |
topic |
Queer. Intervenção conceitual. Abjeto. Políticas Educacionais. |
description |
Este trabalho é norteado por uma intervenção conceitual em torno dos conceitos básicos quando se trata em política para população abjeta, sobretudo, ao se referir às políticas educacionais que são sequestradas no interior do próprio discurso de inclusão. Assim, busca-se trazer para o campo da reflexão filosófica os não-sujeitos, os inexistentes e, consequentemente, o que provoca náusea, o abjeto. Para tanto, extrapola-se em visitar obras clássicas que levantam o objeto em questão ao nível do esgotamento, do transbordar. Desta forma, usufrui-se de Butler (2015); Foucault (1987;1989); Louro (2001a; 2001b; 2007;2008; 2014; 2018) entre outros. Queer é tudo aquilo que nos soa estranho, porém, radicalizado ou exilado à latrina das intervenções pedagógicas e de políticas institucionais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7123 10.29327/268346.7.16-8 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7123 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.16-8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7123/4347 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 104-117 Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 104-117 Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 104-117 2526-5970 10.29327/268346.7.16 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313222283984896 |