O ENSINO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: o que nos dizem as Orientações Curriculares dos Estados do Paraná e do Amazonas?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6211 |
Resumo: | Este artigo de natureza qualitativa é resultado da análise de documentos de referência e da proposta curricular de dois estados brasileiros, situados em regiões extremas, ou seja, um no Norte e outro no Sul do Brasil, onde visamos conhecer as similaridades e as diferenças para o ensino de Biologia constantes nos documentos analisados: Referencial Curricular do Paraná e a Proposta Curricular Pedagógica do Amazonas, ambos para o Ensino Médio. Para a análise, fizemos uso da Análise Textual Discursiva (ATD), a fim de compreendermos as orientações sugeridas para o ensino de Biologia. Assim, duas categorias emergiram: i) o Ensino de Biologia: Competências, Habilidades e Conteúdos; e ii) a Educação Ambiental: Interdisciplinaridade e Contextualização. Os documentos norteadores do Ensino Médio paranaense e amazonense foram construídos no intuito de fornecer aos estudantes uma formação completa e integral, tornando-os capazes de intervir conscientemente na sociedade. Nesse sentido, torna-se essencial a implementação de uma cultura avaliativa dos documentos que norteiam o Ensino de Biologia, como fator de enriquecimento, análise e comparação da realidade e melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes. |
id |
UFAC-2_98083ff12aecc326f24145d95f7de068 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6211 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: o que nos dizem as Orientações Curriculares dos Estados do Paraná e do Amazonas?Ensino de BiologiaReferencial CurricularProposta Curricular PedagógicaEste artigo de natureza qualitativa é resultado da análise de documentos de referência e da proposta curricular de dois estados brasileiros, situados em regiões extremas, ou seja, um no Norte e outro no Sul do Brasil, onde visamos conhecer as similaridades e as diferenças para o ensino de Biologia constantes nos documentos analisados: Referencial Curricular do Paraná e a Proposta Curricular Pedagógica do Amazonas, ambos para o Ensino Médio. Para a análise, fizemos uso da Análise Textual Discursiva (ATD), a fim de compreendermos as orientações sugeridas para o ensino de Biologia. Assim, duas categorias emergiram: i) o Ensino de Biologia: Competências, Habilidades e Conteúdos; e ii) a Educação Ambiental: Interdisciplinaridade e Contextualização. Os documentos norteadores do Ensino Médio paranaense e amazonense foram construídos no intuito de fornecer aos estudantes uma formação completa e integral, tornando-os capazes de intervir conscientemente na sociedade. Nesse sentido, torna-se essencial a implementação de uma cultura avaliativa dos documentos que norteiam o Ensino de Biologia, como fator de enriquecimento, análise e comparação da realidade e melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/621110.29327/268346.6.14-6Communitas; v. 6 n. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 78-86Communitas; Vol. 6 No. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 78-86Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 78-862526-597010.29327/268346.6.14reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6211/3753Copyright (c) 2022 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Rúbia Darivanda da SilvaMalacarne, Vilmar2023-11-06T09:27:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6211Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-11-06T09:27:27Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: o que nos dizem as Orientações Curriculares dos Estados do Paraná e do Amazonas? |
title |
O ENSINO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: o que nos dizem as Orientações Curriculares dos Estados do Paraná e do Amazonas? |
spellingShingle |
O ENSINO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: o que nos dizem as Orientações Curriculares dos Estados do Paraná e do Amazonas? Costa, Rúbia Darivanda da Silva Ensino de Biologia Referencial Curricular Proposta Curricular Pedagógica |
title_short |
O ENSINO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: o que nos dizem as Orientações Curriculares dos Estados do Paraná e do Amazonas? |
title_full |
O ENSINO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: o que nos dizem as Orientações Curriculares dos Estados do Paraná e do Amazonas? |
title_fullStr |
O ENSINO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: o que nos dizem as Orientações Curriculares dos Estados do Paraná e do Amazonas? |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: o que nos dizem as Orientações Curriculares dos Estados do Paraná e do Amazonas? |
title_sort |
O ENSINO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: o que nos dizem as Orientações Curriculares dos Estados do Paraná e do Amazonas? |
author |
Costa, Rúbia Darivanda da Silva |
author_facet |
Costa, Rúbia Darivanda da Silva Malacarne, Vilmar |
author_role |
author |
author2 |
Malacarne, Vilmar |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rúbia Darivanda da Silva Malacarne, Vilmar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Biologia Referencial Curricular Proposta Curricular Pedagógica |
topic |
Ensino de Biologia Referencial Curricular Proposta Curricular Pedagógica |
description |
Este artigo de natureza qualitativa é resultado da análise de documentos de referência e da proposta curricular de dois estados brasileiros, situados em regiões extremas, ou seja, um no Norte e outro no Sul do Brasil, onde visamos conhecer as similaridades e as diferenças para o ensino de Biologia constantes nos documentos analisados: Referencial Curricular do Paraná e a Proposta Curricular Pedagógica do Amazonas, ambos para o Ensino Médio. Para a análise, fizemos uso da Análise Textual Discursiva (ATD), a fim de compreendermos as orientações sugeridas para o ensino de Biologia. Assim, duas categorias emergiram: i) o Ensino de Biologia: Competências, Habilidades e Conteúdos; e ii) a Educação Ambiental: Interdisciplinaridade e Contextualização. Os documentos norteadores do Ensino Médio paranaense e amazonense foram construídos no intuito de fornecer aos estudantes uma formação completa e integral, tornando-os capazes de intervir conscientemente na sociedade. Nesse sentido, torna-se essencial a implementação de uma cultura avaliativa dos documentos que norteiam o Ensino de Biologia, como fator de enriquecimento, análise e comparação da realidade e melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6211 10.29327/268346.6.14-6 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6211 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.6.14-6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6211/3753 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 6 n. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 78-86 Communitas; Vol. 6 No. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 78-86 Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 78-86 2526-5970 10.29327/268346.6.14 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221606604800 |