O ENSINO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: o que nos dizem as Orientações Curriculares dos Estados do Paraná e do Amazonas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rúbia Darivanda da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Malacarne, Vilmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6211
Resumo: Este artigo de natureza qualitativa é resultado da análise de documentos de referência e da proposta curricular de dois estados brasileiros, situados em regiões extremas, ou seja, um no Norte e outro no Sul do Brasil, onde visamos conhecer as similaridades e as diferenças para o ensino de Biologia constantes nos documentos analisados: Referencial Curricular do Paraná e a Proposta Curricular Pedagógica do Amazonas, ambos para o Ensino Médio. Para a análise, fizemos uso da Análise Textual Discursiva (ATD), a fim de compreendermos as orientações sugeridas para o ensino de Biologia. Assim, duas categorias emergiram: i) o Ensino de Biologia: Competências, Habilidades e Conteúdos; e ii) a Educação Ambiental: Interdisciplinaridade e Contextualização. Os documentos norteadores do Ensino Médio paranaense e amazonense foram construídos no intuito de fornecer aos estudantes uma formação completa e integral, tornando-os capazes de intervir conscientemente na sociedade. Nesse sentido, torna-se essencial a implementação de uma cultura avaliativa dos documentos que norteiam o Ensino de Biologia, como fator de enriquecimento, análise e comparação da realidade e melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes.
id UFAC-2_98083ff12aecc326f24145d95f7de068
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6211
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling O ENSINO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: o que nos dizem as Orientações Curriculares dos Estados do Paraná e do Amazonas?Ensino de BiologiaReferencial CurricularProposta Curricular PedagógicaEste artigo de natureza qualitativa é resultado da análise de documentos de referência e da proposta curricular de dois estados brasileiros, situados em regiões extremas, ou seja, um no Norte e outro no Sul do Brasil, onde visamos conhecer as similaridades e as diferenças para o ensino de Biologia constantes nos documentos analisados: Referencial Curricular do Paraná e a Proposta Curricular Pedagógica do Amazonas, ambos para o Ensino Médio. Para a análise, fizemos uso da Análise Textual Discursiva (ATD), a fim de compreendermos as orientações sugeridas para o ensino de Biologia. Assim, duas categorias emergiram: i) o Ensino de Biologia: Competências, Habilidades e Conteúdos; e ii) a Educação Ambiental: Interdisciplinaridade e Contextualização. Os documentos norteadores do Ensino Médio paranaense e amazonense foram construídos no intuito de fornecer aos estudantes uma formação completa e integral, tornando-os capazes de intervir conscientemente na sociedade. Nesse sentido, torna-se essencial a implementação de uma cultura avaliativa dos documentos que norteiam o Ensino de Biologia, como fator de enriquecimento, análise e comparação da realidade e melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/621110.29327/268346.6.14-6Communitas; v. 6 n. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 78-86Communitas; Vol. 6 No. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 78-86Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 78-862526-597010.29327/268346.6.14reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6211/3753Copyright (c) 2022 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Rúbia Darivanda da SilvaMalacarne, Vilmar2023-11-06T09:27:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6211Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-11-06T09:27:27Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: o que nos dizem as Orientações Curriculares dos Estados do Paraná e do Amazonas?
title O ENSINO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: o que nos dizem as Orientações Curriculares dos Estados do Paraná e do Amazonas?
spellingShingle O ENSINO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: o que nos dizem as Orientações Curriculares dos Estados do Paraná e do Amazonas?
Costa, Rúbia Darivanda da Silva
Ensino de Biologia
Referencial Curricular
Proposta Curricular Pedagógica
title_short O ENSINO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: o que nos dizem as Orientações Curriculares dos Estados do Paraná e do Amazonas?
title_full O ENSINO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: o que nos dizem as Orientações Curriculares dos Estados do Paraná e do Amazonas?
title_fullStr O ENSINO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: o que nos dizem as Orientações Curriculares dos Estados do Paraná e do Amazonas?
title_full_unstemmed O ENSINO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: o que nos dizem as Orientações Curriculares dos Estados do Paraná e do Amazonas?
title_sort O ENSINO DE BIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO: o que nos dizem as Orientações Curriculares dos Estados do Paraná e do Amazonas?
author Costa, Rúbia Darivanda da Silva
author_facet Costa, Rúbia Darivanda da Silva
Malacarne, Vilmar
author_role author
author2 Malacarne, Vilmar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rúbia Darivanda da Silva
Malacarne, Vilmar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Biologia
Referencial Curricular
Proposta Curricular Pedagógica
topic Ensino de Biologia
Referencial Curricular
Proposta Curricular Pedagógica
description Este artigo de natureza qualitativa é resultado da análise de documentos de referência e da proposta curricular de dois estados brasileiros, situados em regiões extremas, ou seja, um no Norte e outro no Sul do Brasil, onde visamos conhecer as similaridades e as diferenças para o ensino de Biologia constantes nos documentos analisados: Referencial Curricular do Paraná e a Proposta Curricular Pedagógica do Amazonas, ambos para o Ensino Médio. Para a análise, fizemos uso da Análise Textual Discursiva (ATD), a fim de compreendermos as orientações sugeridas para o ensino de Biologia. Assim, duas categorias emergiram: i) o Ensino de Biologia: Competências, Habilidades e Conteúdos; e ii) a Educação Ambiental: Interdisciplinaridade e Contextualização. Os documentos norteadores do Ensino Médio paranaense e amazonense foram construídos no intuito de fornecer aos estudantes uma formação completa e integral, tornando-os capazes de intervir conscientemente na sociedade. Nesse sentido, torna-se essencial a implementação de uma cultura avaliativa dos documentos que norteiam o Ensino de Biologia, como fator de enriquecimento, análise e comparação da realidade e melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6211
10.29327/268346.6.14-6
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6211
identifier_str_mv 10.29327/268346.6.14-6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6211/3753
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 6 n. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 78-86
Communitas; Vol. 6 No. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 78-86
Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 78-86
2526-5970
10.29327/268346.6.14
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221606604800