FORMAÇÃO DOCENTE NO E COM O PIBID [OU SOBRE PRESENÇA, ALTERIDADE, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIA]

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Carmen Sanches
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveria, Ana Clara de Souza, Lima, Bianca Tex Romão, Pacífico, Rosiele Jossama da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1645
Resumo: Este texto socializa uma investigação-formação vivida no contexto de uma política pública nacional, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), mais especificamente no subprojeto de Pedagogia/Educação Infantil vinculado a uma universidade pública carioca. No e com o PIBID, o encontro entre universidade e escola básica e a aposta em uma relação onde ambas possam aprender e ensinar uma com a outra. Uma aposta ética pensada a partir da alteridade, da diferença, da singularidade, do cotidiano e da experiência. Aposta que exige presença, atenção e escuta. No exercício cotidiano da circularidade práticateoriaprática, possibilidades para que a lógica da explicação ceda lugar à lógica da conversação, contribuindo para uma formação docente compromissada com saberes e experiências tecidos com xs professorxs. Uma formação que provoca o pensamento, a indagação, a dúvida, a conversa. Que pensamentos (nos) oferecem? Que inquietudes fazem presença a partir do vivido? 
id UFAC-2_9c7838337eb79825d4fdb801927da398
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1645
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DOCENTE NO E COM O PIBID [OU SOBRE PRESENÇA, ALTERIDADE, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIA] PIBIDFormação DocenteAlteridadeExperiênciaEste texto socializa uma investigação-formação vivida no contexto de uma política pública nacional, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), mais especificamente no subprojeto de Pedagogia/Educação Infantil vinculado a uma universidade pública carioca. No e com o PIBID, o encontro entre universidade e escola básica e a aposta em uma relação onde ambas possam aprender e ensinar uma com a outra. Uma aposta ética pensada a partir da alteridade, da diferença, da singularidade, do cotidiano e da experiência. Aposta que exige presença, atenção e escuta. No exercício cotidiano da circularidade práticateoriaprática, possibilidades para que a lógica da explicação ceda lugar à lógica da conversação, contribuindo para uma formação docente compromissada com saberes e experiências tecidos com xs professorxs. Uma formação que provoca o pensamento, a indagação, a dúvida, a conversa. Que pensamentos (nos) oferecem? Que inquietudes fazem presença a partir do vivido? Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2018-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1645Communitas; v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 03-22Communitas; Vol. 2 No. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 03-22Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 03-222526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1645/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Carmen SanchesOliveria, Ana Clara de SouzaLima, Bianca Tex RomãoPacífico, Rosiele Jossama da Silva2018-07-11T23:05:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1645Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2018-07-11T23:05:43Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE NO E COM O PIBID [OU SOBRE PRESENÇA, ALTERIDADE, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIA]
title FORMAÇÃO DOCENTE NO E COM O PIBID [OU SOBRE PRESENÇA, ALTERIDADE, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIA]
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE NO E COM O PIBID [OU SOBRE PRESENÇA, ALTERIDADE, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIA]
Sampaio, Carmen Sanches
PIBID
Formação Docente
Alteridade
Experiência
title_short FORMAÇÃO DOCENTE NO E COM O PIBID [OU SOBRE PRESENÇA, ALTERIDADE, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIA]
title_full FORMAÇÃO DOCENTE NO E COM O PIBID [OU SOBRE PRESENÇA, ALTERIDADE, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIA]
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE NO E COM O PIBID [OU SOBRE PRESENÇA, ALTERIDADE, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIA]
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE NO E COM O PIBID [OU SOBRE PRESENÇA, ALTERIDADE, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIA]
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE NO E COM O PIBID [OU SOBRE PRESENÇA, ALTERIDADE, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIA]
author Sampaio, Carmen Sanches
author_facet Sampaio, Carmen Sanches
Oliveria, Ana Clara de Souza
Lima, Bianca Tex Romão
Pacífico, Rosiele Jossama da Silva
author_role author
author2 Oliveria, Ana Clara de Souza
Lima, Bianca Tex Romão
Pacífico, Rosiele Jossama da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Carmen Sanches
Oliveria, Ana Clara de Souza
Lima, Bianca Tex Romão
Pacífico, Rosiele Jossama da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
Formação Docente
Alteridade
Experiência
topic PIBID
Formação Docente
Alteridade
Experiência
description Este texto socializa uma investigação-formação vivida no contexto de uma política pública nacional, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), mais especificamente no subprojeto de Pedagogia/Educação Infantil vinculado a uma universidade pública carioca. No e com o PIBID, o encontro entre universidade e escola básica e a aposta em uma relação onde ambas possam aprender e ensinar uma com a outra. Uma aposta ética pensada a partir da alteridade, da diferença, da singularidade, do cotidiano e da experiência. Aposta que exige presença, atenção e escuta. No exercício cotidiano da circularidade práticateoriaprática, possibilidades para que a lógica da explicação ceda lugar à lógica da conversação, contribuindo para uma formação docente compromissada com saberes e experiências tecidos com xs professorxs. Uma formação que provoca o pensamento, a indagação, a dúvida, a conversa. Que pensamentos (nos) oferecem? Que inquietudes fazem presença a partir do vivido? 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1645
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1645/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 03-22
Communitas; Vol. 2 No. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 03-22
Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 03-22
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313222848118784