FORMAÇÃO DOCENTE NO E COM O PIBID [OU SOBRE PRESENÇA, ALTERIDADE, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIA]
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1645 |
Resumo: | Este texto socializa uma investigação-formação vivida no contexto de uma política pública nacional, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), mais especificamente no subprojeto de Pedagogia/Educação Infantil vinculado a uma universidade pública carioca. No e com o PIBID, o encontro entre universidade e escola básica e a aposta em uma relação onde ambas possam aprender e ensinar uma com a outra. Uma aposta ética pensada a partir da alteridade, da diferença, da singularidade, do cotidiano e da experiência. Aposta que exige presença, atenção e escuta. No exercício cotidiano da circularidade práticateoriaprática, possibilidades para que a lógica da explicação ceda lugar à lógica da conversação, contribuindo para uma formação docente compromissada com saberes e experiências tecidos com xs professorxs. Uma formação que provoca o pensamento, a indagação, a dúvida, a conversa. Que pensamentos (nos) oferecem? Que inquietudes fazem presença a partir do vivido? |
id |
UFAC-2_9c7838337eb79825d4fdb801927da398 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1645 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DOCENTE NO E COM O PIBID [OU SOBRE PRESENÇA, ALTERIDADE, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIA] PIBIDFormação DocenteAlteridadeExperiênciaEste texto socializa uma investigação-formação vivida no contexto de uma política pública nacional, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), mais especificamente no subprojeto de Pedagogia/Educação Infantil vinculado a uma universidade pública carioca. No e com o PIBID, o encontro entre universidade e escola básica e a aposta em uma relação onde ambas possam aprender e ensinar uma com a outra. Uma aposta ética pensada a partir da alteridade, da diferença, da singularidade, do cotidiano e da experiência. Aposta que exige presença, atenção e escuta. No exercício cotidiano da circularidade práticateoriaprática, possibilidades para que a lógica da explicação ceda lugar à lógica da conversação, contribuindo para uma formação docente compromissada com saberes e experiências tecidos com xs professorxs. Uma formação que provoca o pensamento, a indagação, a dúvida, a conversa. Que pensamentos (nos) oferecem? Que inquietudes fazem presença a partir do vivido? Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2018-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1645Communitas; v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 03-22Communitas; Vol. 2 No. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 03-22Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 03-222526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1645/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSampaio, Carmen SanchesOliveria, Ana Clara de SouzaLima, Bianca Tex RomãoPacífico, Rosiele Jossama da Silva2018-07-11T23:05:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1645Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2018-07-11T23:05:43Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DOCENTE NO E COM O PIBID [OU SOBRE PRESENÇA, ALTERIDADE, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIA] |
title |
FORMAÇÃO DOCENTE NO E COM O PIBID [OU SOBRE PRESENÇA, ALTERIDADE, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIA] |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DOCENTE NO E COM O PIBID [OU SOBRE PRESENÇA, ALTERIDADE, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIA] Sampaio, Carmen Sanches PIBID Formação Docente Alteridade Experiência |
title_short |
FORMAÇÃO DOCENTE NO E COM O PIBID [OU SOBRE PRESENÇA, ALTERIDADE, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIA] |
title_full |
FORMAÇÃO DOCENTE NO E COM O PIBID [OU SOBRE PRESENÇA, ALTERIDADE, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIA] |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DOCENTE NO E COM O PIBID [OU SOBRE PRESENÇA, ALTERIDADE, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIA] |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DOCENTE NO E COM O PIBID [OU SOBRE PRESENÇA, ALTERIDADE, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIA] |
title_sort |
FORMAÇÃO DOCENTE NO E COM O PIBID [OU SOBRE PRESENÇA, ALTERIDADE, NARRATIVAS E EXPERIÊNCIA] |
author |
Sampaio, Carmen Sanches |
author_facet |
Sampaio, Carmen Sanches Oliveria, Ana Clara de Souza Lima, Bianca Tex Romão Pacífico, Rosiele Jossama da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Oliveria, Ana Clara de Souza Lima, Bianca Tex Romão Pacífico, Rosiele Jossama da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Carmen Sanches Oliveria, Ana Clara de Souza Lima, Bianca Tex Romão Pacífico, Rosiele Jossama da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PIBID Formação Docente Alteridade Experiência |
topic |
PIBID Formação Docente Alteridade Experiência |
description |
Este texto socializa uma investigação-formação vivida no contexto de uma política pública nacional, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), mais especificamente no subprojeto de Pedagogia/Educação Infantil vinculado a uma universidade pública carioca. No e com o PIBID, o encontro entre universidade e escola básica e a aposta em uma relação onde ambas possam aprender e ensinar uma com a outra. Uma aposta ética pensada a partir da alteridade, da diferença, da singularidade, do cotidiano e da experiência. Aposta que exige presença, atenção e escuta. No exercício cotidiano da circularidade práticateoriaprática, possibilidades para que a lógica da explicação ceda lugar à lógica da conversação, contribuindo para uma formação docente compromissada com saberes e experiências tecidos com xs professorxs. Uma formação que provoca o pensamento, a indagação, a dúvida, a conversa. Que pensamentos (nos) oferecem? Que inquietudes fazem presença a partir do vivido? |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1645 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1645/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 03-22 Communitas; Vol. 2 No. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 03-22 Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 03-22 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313222848118784 |