O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): formação docente inicial e experiências profissionais / The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID): initial teacher training and professional experiences
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11957 |
Resumo: | O presente artigo trata de experiências realizadas a partir do Projeto de Extensão: “A importância de uma boa autoestima: cuide da sua!” efetuada por um grupo de ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (UFPI/CSHNB), que atuavam na área de gestão escolar em uma unidade escolar da rede pública estadual de ensino do município de Picos (Piauí). O projeto objetivou verificar os espaços de configuração da docência, que emergem nas atividades desenvolvidas pelos pibidianos, futuros docentes, através do desenvolvimento do referido projeto de extensão, buscando identificar o papel das atividades desenvolvidas pelo PIBID na formação inicial dos futuros docentes, bem como, buscando desenvolver junto aos alunos a autoestima e o entendimento de que todo ser humano possui suas especificidades. A metodologia ancorou-se na pesquisa bibliográfica, realizando discussões e reflexões, com base nos pensamentos de Bandeira, Hutz (2010), Cunha (2013), Gatti (2010), Farias; Jardilino; Silvestre (2015), Freire (1980; 2010), Lovisi et al. (2009), bem como, em atividades de intervenções (exposição de vídeos, dinâmicas, diálogos informais) desenvolvidas em torno da questão do suicídio para o público do Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e Ensino médio (1ª a 3ª série). Os resultados evidenciados, a partir da aplicação do projeto, remeteram a percepção e a importância sobre o respeito a si e ao outro; ao conhecimento de seus próprios sentimentos. Quanto aos ex-pibiadianos envolvidos, o projeto ampliou relações e diálogos entre os sujeitos que fazem parte da instituição escolar, promovendo a formação inicial das habilidades de intervenção e participação em inúmeras situações e contextos. |
id |
VERACRUZ-0_788707631e4da8f0dc1f0222afd0e7b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11957 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): formação docente inicial e experiências profissionais / The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID): initial teacher training and professional experiencesFormação de professores. Experiência docente. PIBID. Formação inicial.O presente artigo trata de experiências realizadas a partir do Projeto de Extensão: “A importância de uma boa autoestima: cuide da sua!” efetuada por um grupo de ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (UFPI/CSHNB), que atuavam na área de gestão escolar em uma unidade escolar da rede pública estadual de ensino do município de Picos (Piauí). O projeto objetivou verificar os espaços de configuração da docência, que emergem nas atividades desenvolvidas pelos pibidianos, futuros docentes, através do desenvolvimento do referido projeto de extensão, buscando identificar o papel das atividades desenvolvidas pelo PIBID na formação inicial dos futuros docentes, bem como, buscando desenvolver junto aos alunos a autoestima e o entendimento de que todo ser humano possui suas especificidades. A metodologia ancorou-se na pesquisa bibliográfica, realizando discussões e reflexões, com base nos pensamentos de Bandeira, Hutz (2010), Cunha (2013), Gatti (2010), Farias; Jardilino; Silvestre (2015), Freire (1980; 2010), Lovisi et al. (2009), bem como, em atividades de intervenções (exposição de vídeos, dinâmicas, diálogos informais) desenvolvidas em torno da questão do suicídio para o público do Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e Ensino médio (1ª a 3ª série). Os resultados evidenciados, a partir da aplicação do projeto, remeteram a percepção e a importância sobre o respeito a si e ao outro; ao conhecimento de seus próprios sentimentos. Quanto aos ex-pibiadianos envolvidos, o projeto ampliou relações e diálogos entre os sujeitos que fazem parte da instituição escolar, promovendo a formação inicial das habilidades de intervenção e participação em inúmeras situações e contextos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1195710.34117/bjdv6n6-469Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 39349-39359Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 39349-39359Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 39349-393592525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11957/10015Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Luísa Xavier deNascimento, Ateumice Maria doLima, Francisco RenatoMartins, Maria da Conceição RodriguesSousa, Maria Cezar2020-07-21T19:01:16Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11957Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:25.945331Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): formação docente inicial e experiências profissionais / The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID): initial teacher training and professional experiences |
title |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): formação docente inicial e experiências profissionais / The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID): initial teacher training and professional experiences |
spellingShingle |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): formação docente inicial e experiências profissionais / The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID): initial teacher training and professional experiences Oliveira, Luísa Xavier de Formação de professores. Experiência docente. PIBID. Formação inicial. |
title_short |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): formação docente inicial e experiências profissionais / The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID): initial teacher training and professional experiences |
title_full |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): formação docente inicial e experiências profissionais / The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID): initial teacher training and professional experiences |
title_fullStr |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): formação docente inicial e experiências profissionais / The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID): initial teacher training and professional experiences |
title_full_unstemmed |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): formação docente inicial e experiências profissionais / The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID): initial teacher training and professional experiences |
title_sort |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): formação docente inicial e experiências profissionais / The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID): initial teacher training and professional experiences |
author |
Oliveira, Luísa Xavier de |
author_facet |
Oliveira, Luísa Xavier de Nascimento, Ateumice Maria do Lima, Francisco Renato Martins, Maria da Conceição Rodrigues Sousa, Maria Cezar |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Ateumice Maria do Lima, Francisco Renato Martins, Maria da Conceição Rodrigues Sousa, Maria Cezar |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Luísa Xavier de Nascimento, Ateumice Maria do Lima, Francisco Renato Martins, Maria da Conceição Rodrigues Sousa, Maria Cezar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores. Experiência docente. PIBID. Formação inicial. |
topic |
Formação de professores. Experiência docente. PIBID. Formação inicial. |
description |
O presente artigo trata de experiências realizadas a partir do Projeto de Extensão: “A importância de uma boa autoestima: cuide da sua!” efetuada por um grupo de ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (UFPI/CSHNB), que atuavam na área de gestão escolar em uma unidade escolar da rede pública estadual de ensino do município de Picos (Piauí). O projeto objetivou verificar os espaços de configuração da docência, que emergem nas atividades desenvolvidas pelos pibidianos, futuros docentes, através do desenvolvimento do referido projeto de extensão, buscando identificar o papel das atividades desenvolvidas pelo PIBID na formação inicial dos futuros docentes, bem como, buscando desenvolver junto aos alunos a autoestima e o entendimento de que todo ser humano possui suas especificidades. A metodologia ancorou-se na pesquisa bibliográfica, realizando discussões e reflexões, com base nos pensamentos de Bandeira, Hutz (2010), Cunha (2013), Gatti (2010), Farias; Jardilino; Silvestre (2015), Freire (1980; 2010), Lovisi et al. (2009), bem como, em atividades de intervenções (exposição de vídeos, dinâmicas, diálogos informais) desenvolvidas em torno da questão do suicídio para o público do Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e Ensino médio (1ª a 3ª série). Os resultados evidenciados, a partir da aplicação do projeto, remeteram a percepção e a importância sobre o respeito a si e ao outro; ao conhecimento de seus próprios sentimentos. Quanto aos ex-pibiadianos envolvidos, o projeto ampliou relações e diálogos entre os sujeitos que fazem parte da instituição escolar, promovendo a formação inicial das habilidades de intervenção e participação em inúmeras situações e contextos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11957 10.34117/bjdv6n6-469 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11957 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11957/10015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 39349-39359 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 39349-39359 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 39349-39359 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645459152961536 |