O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): formação docente inicial e experiências profissionais / The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID): initial teacher training and professional experiences

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luísa Xavier de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nascimento, Ateumice Maria do, Lima, Francisco Renato, Martins, Maria da Conceição Rodrigues, Sousa, Maria Cezar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11957
Resumo: O presente artigo trata de experiências realizadas a partir do Projeto de Extensão: “A importância de uma boa autoestima: cuide da sua!” efetuada por um grupo de ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (UFPI/CSHNB), que atuavam na área de gestão escolar em uma unidade escolar da rede pública estadual de ensino do município de Picos (Piauí). O projeto objetivou verificar os espaços de configuração da docência, que emergem nas atividades desenvolvidas pelos pibidianos, futuros docentes, através do desenvolvimento do referido projeto de extensão, buscando identificar o papel das atividades desenvolvidas pelo PIBID na formação inicial dos futuros docentes, bem como, buscando desenvolver junto aos alunos a autoestima e o entendimento de que todo ser humano possui suas especificidades. A metodologia ancorou-se na pesquisa bibliográfica, realizando discussões e reflexões, com base nos pensamentos de Bandeira, Hutz (2010), Cunha (2013), Gatti (2010), Farias; Jardilino; Silvestre (2015), Freire (1980; 2010), Lovisi et al. (2009), bem como, em atividades de intervenções (exposição de vídeos, dinâmicas, diálogos informais) desenvolvidas em torno da questão do suicídio para o público do Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e Ensino médio (1ª a 3ª série). Os resultados evidenciados, a partir da aplicação do projeto, remeteram a percepção e a importância sobre o respeito a si e ao outro; ao conhecimento de seus próprios sentimentos. Quanto aos ex-pibiadianos envolvidos, o projeto ampliou relações e diálogos entre os sujeitos que fazem parte da instituição escolar, promovendo a formação inicial das habilidades de intervenção e participação em inúmeras situações e contextos.
id VERACRUZ-0_788707631e4da8f0dc1f0222afd0e7b0
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11957
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): formação docente inicial e experiências profissionais / The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID): initial teacher training and professional experiencesFormação de professores. Experiência docente. PIBID. Formação inicial.O presente artigo trata de experiências realizadas a partir do Projeto de Extensão: “A importância de uma boa autoestima: cuide da sua!” efetuada por um grupo de ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (UFPI/CSHNB), que atuavam na área de gestão escolar em uma unidade escolar da rede pública estadual de ensino do município de Picos (Piauí). O projeto objetivou verificar os espaços de configuração da docência, que emergem nas atividades desenvolvidas pelos pibidianos, futuros docentes, através do desenvolvimento do referido projeto de extensão, buscando identificar o papel das atividades desenvolvidas pelo PIBID na formação inicial dos futuros docentes, bem como, buscando desenvolver junto aos alunos a autoestima e o entendimento de que todo ser humano possui suas especificidades. A metodologia ancorou-se na pesquisa bibliográfica, realizando discussões e reflexões, com base nos pensamentos de Bandeira, Hutz (2010), Cunha (2013), Gatti (2010), Farias; Jardilino; Silvestre (2015), Freire (1980; 2010), Lovisi et al. (2009), bem como, em atividades de intervenções (exposição de vídeos, dinâmicas, diálogos informais) desenvolvidas em torno da questão do suicídio para o público do Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e Ensino médio (1ª a 3ª série). Os resultados evidenciados, a partir da aplicação do projeto, remeteram a percepção e a importância sobre o respeito a si e ao outro; ao conhecimento de seus próprios sentimentos. Quanto aos ex-pibiadianos envolvidos, o projeto ampliou relações e diálogos entre os sujeitos que fazem parte da instituição escolar, promovendo a formação inicial das habilidades de intervenção e participação em inúmeras situações e contextos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1195710.34117/bjdv6n6-469Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 39349-39359Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 39349-39359Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 39349-393592525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11957/10015Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Luísa Xavier deNascimento, Ateumice Maria doLima, Francisco RenatoMartins, Maria da Conceição RodriguesSousa, Maria Cezar2020-07-21T19:01:16Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11957Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:25.945331Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): formação docente inicial e experiências profissionais / The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID): initial teacher training and professional experiences
title O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): formação docente inicial e experiências profissionais / The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID): initial teacher training and professional experiences
spellingShingle O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): formação docente inicial e experiências profissionais / The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID): initial teacher training and professional experiences
Oliveira, Luísa Xavier de
Formação de professores. Experiência docente. PIBID. Formação inicial.
title_short O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): formação docente inicial e experiências profissionais / The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID): initial teacher training and professional experiences
title_full O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): formação docente inicial e experiências profissionais / The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID): initial teacher training and professional experiences
title_fullStr O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): formação docente inicial e experiências profissionais / The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID): initial teacher training and professional experiences
title_full_unstemmed O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): formação docente inicial e experiências profissionais / The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID): initial teacher training and professional experiences
title_sort O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): formação docente inicial e experiências profissionais / The Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID): initial teacher training and professional experiences
author Oliveira, Luísa Xavier de
author_facet Oliveira, Luísa Xavier de
Nascimento, Ateumice Maria do
Lima, Francisco Renato
Martins, Maria da Conceição Rodrigues
Sousa, Maria Cezar
author_role author
author2 Nascimento, Ateumice Maria do
Lima, Francisco Renato
Martins, Maria da Conceição Rodrigues
Sousa, Maria Cezar
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luísa Xavier de
Nascimento, Ateumice Maria do
Lima, Francisco Renato
Martins, Maria da Conceição Rodrigues
Sousa, Maria Cezar
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Experiência docente. PIBID. Formação inicial.
topic Formação de professores. Experiência docente. PIBID. Formação inicial.
description O presente artigo trata de experiências realizadas a partir do Projeto de Extensão: “A importância de uma boa autoestima: cuide da sua!” efetuada por um grupo de ex-bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (UFPI/CSHNB), que atuavam na área de gestão escolar em uma unidade escolar da rede pública estadual de ensino do município de Picos (Piauí). O projeto objetivou verificar os espaços de configuração da docência, que emergem nas atividades desenvolvidas pelos pibidianos, futuros docentes, através do desenvolvimento do referido projeto de extensão, buscando identificar o papel das atividades desenvolvidas pelo PIBID na formação inicial dos futuros docentes, bem como, buscando desenvolver junto aos alunos a autoestima e o entendimento de que todo ser humano possui suas especificidades. A metodologia ancorou-se na pesquisa bibliográfica, realizando discussões e reflexões, com base nos pensamentos de Bandeira, Hutz (2010), Cunha (2013), Gatti (2010), Farias; Jardilino; Silvestre (2015), Freire (1980; 2010), Lovisi et al. (2009), bem como, em atividades de intervenções (exposição de vídeos, dinâmicas, diálogos informais) desenvolvidas em torno da questão do suicídio para o público do Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e Ensino médio (1ª a 3ª série). Os resultados evidenciados, a partir da aplicação do projeto, remeteram a percepção e a importância sobre o respeito a si e ao outro; ao conhecimento de seus próprios sentimentos. Quanto aos ex-pibiadianos envolvidos, o projeto ampliou relações e diálogos entre os sujeitos que fazem parte da instituição escolar, promovendo a formação inicial das habilidades de intervenção e participação em inúmeras situações e contextos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11957
10.34117/bjdv6n6-469
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11957
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11957/10015
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 39349-39359
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 39349-39359
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 39349-39359
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645459152961536