CURSO NORMAL OU GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA? UM PASSADO QUE PERSISTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves Luiz, Dalila
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Borges Omitto, Melina, do Amaral Godioso, Fabiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7001
Resumo: Este artigo tem o objetivo de discutir a formação de professores que atuam nas primeiras etapas da educação básica, especificamente daqueles que atuam na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Considerando que, para atuar nestas etapas atualmente, a formação mínima ainda é em Nível Médio – Magistério, este artigo se propõe a resgatar brevemente o histórico da formação em Ensino Normal no Brasil (atual magistério), assim como analisar a implementação da formação universitária em pedagogia. Diante das informações, é possível observar precarizações em relação à formação de professores, sobretudo daqueles que atuam com bebês e crianças, evidenciando um projeto de educação básica em que o cuidar se sobrepõe ao educar.
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