UMA PEDAGOGIA REINTEGRADORA DE FORMAÇÃO POR MEIO DOS LIVROS:: o caso do Programa Presídios Leitores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6978 |
Resumo: | Este artigo investiga uma prática pedagógica do interior do cárcere que busca a formação de leitores por meio da política de remição de pena pela leitura. O locus da pesquisa é o Complexo Penitenciário do Vale do Juruá no ano de 2022. A abordagem metodológica utilizada foi a investigação bibliográfica nos arquivos da coordenação do referido programa, ferramentas utilizadas para coletar dados e embasar as conclusões do estudo. O programa Presídios leitores se mostrou, ao longo do ano de 2022, uma alternativa de atividade educativa com importante potencial de formação humana que, até o momento, pode ser observado na ampliação quantitativa do programa, mas que estudos posteriores poderão evidenciar de modo mais qualitativo na contribuição dada para a construção das subjetividades dos leitores/detentos participantes dele. |
id |
UFAC-2_b4380477c029b70d5b483735b011cd3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6978 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA PEDAGOGIA REINTEGRADORA DE FORMAÇÃO POR MEIO DOS LIVROS:: o caso do Programa Presídios LeitoresLeitura. Sistema Prisional. Programa Presídios Leitores. Humanização.Este artigo investiga uma prática pedagógica do interior do cárcere que busca a formação de leitores por meio da política de remição de pena pela leitura. O locus da pesquisa é o Complexo Penitenciário do Vale do Juruá no ano de 2022. A abordagem metodológica utilizada foi a investigação bibliográfica nos arquivos da coordenação do referido programa, ferramentas utilizadas para coletar dados e embasar as conclusões do estudo. O programa Presídios leitores se mostrou, ao longo do ano de 2022, uma alternativa de atividade educativa com importante potencial de formação humana que, até o momento, pode ser observado na ampliação quantitativa do programa, mas que estudos posteriores poderão evidenciar de modo mais qualitativo na contribuição dada para a construção das subjetividades dos leitores/detentos participantes dele.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/697810.29327/268346.8.18-24Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 442-461Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 442-461Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 442-4612526-597010.29327/268346.8.18reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6978/4564Copyright (c) 2024 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTorres Lima, Ana IsabelMartins Lima, Meyta Larissada Silva Morais Costa, Maria José 2024-04-30T21:32:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6978Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-04-30T21:32:53Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA PEDAGOGIA REINTEGRADORA DE FORMAÇÃO POR MEIO DOS LIVROS:: o caso do Programa Presídios Leitores |
title |
UMA PEDAGOGIA REINTEGRADORA DE FORMAÇÃO POR MEIO DOS LIVROS:: o caso do Programa Presídios Leitores |
spellingShingle |
UMA PEDAGOGIA REINTEGRADORA DE FORMAÇÃO POR MEIO DOS LIVROS:: o caso do Programa Presídios Leitores Torres Lima, Ana Isabel Leitura. Sistema Prisional. Programa Presídios Leitores. Humanização. |
title_short |
UMA PEDAGOGIA REINTEGRADORA DE FORMAÇÃO POR MEIO DOS LIVROS:: o caso do Programa Presídios Leitores |
title_full |
UMA PEDAGOGIA REINTEGRADORA DE FORMAÇÃO POR MEIO DOS LIVROS:: o caso do Programa Presídios Leitores |
title_fullStr |
UMA PEDAGOGIA REINTEGRADORA DE FORMAÇÃO POR MEIO DOS LIVROS:: o caso do Programa Presídios Leitores |
title_full_unstemmed |
UMA PEDAGOGIA REINTEGRADORA DE FORMAÇÃO POR MEIO DOS LIVROS:: o caso do Programa Presídios Leitores |
title_sort |
UMA PEDAGOGIA REINTEGRADORA DE FORMAÇÃO POR MEIO DOS LIVROS:: o caso do Programa Presídios Leitores |
author |
Torres Lima, Ana Isabel |
author_facet |
Torres Lima, Ana Isabel Martins Lima, Meyta Larissa da Silva Morais Costa, Maria José |
author_role |
author |
author2 |
Martins Lima, Meyta Larissa da Silva Morais Costa, Maria José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres Lima, Ana Isabel Martins Lima, Meyta Larissa da Silva Morais Costa, Maria José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura. Sistema Prisional. Programa Presídios Leitores. Humanização. |
topic |
Leitura. Sistema Prisional. Programa Presídios Leitores. Humanização. |
description |
Este artigo investiga uma prática pedagógica do interior do cárcere que busca a formação de leitores por meio da política de remição de pena pela leitura. O locus da pesquisa é o Complexo Penitenciário do Vale do Juruá no ano de 2022. A abordagem metodológica utilizada foi a investigação bibliográfica nos arquivos da coordenação do referido programa, ferramentas utilizadas para coletar dados e embasar as conclusões do estudo. O programa Presídios leitores se mostrou, ao longo do ano de 2022, uma alternativa de atividade educativa com importante potencial de formação humana que, até o momento, pode ser observado na ampliação quantitativa do programa, mas que estudos posteriores poderão evidenciar de modo mais qualitativo na contribuição dada para a construção das subjetividades dos leitores/detentos participantes dele. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6978 10.29327/268346.8.18-24 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6978 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.8.18-24 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6978/4564 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 442-461 Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 442-461 Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 442-461 2526-5970 10.29327/268346.8.18 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221690490880 |