UMA PEDAGOGIA REINTEGRADORA DE FORMAÇÃO POR MEIO DOS LIVROS:: o caso do Programa Presídios Leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres Lima, Ana Isabel
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Martins Lima, Meyta Larissa, da Silva Morais Costa, Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6978
Resumo: Este artigo investiga uma prática pedagógica do interior do cárcere que busca a formação de leitores por meio da política de remição de pena pela leitura. O locus da pesquisa é o Complexo Penitenciário do Vale do Juruá no ano de 2022. A abordagem metodológica utilizada foi a investigação bibliográfica nos arquivos da coordenação do referido programa, ferramentas utilizadas para coletar dados e embasar as conclusões do estudo. O programa Presídios leitores se mostrou, ao longo do ano de 2022, uma alternativa de atividade educativa com importante potencial de formação humana que, até o momento, pode ser observado na ampliação quantitativa do programa, mas que estudos posteriores poderão evidenciar de modo mais qualitativo na contribuição dada para a construção das subjetividades dos leitores/detentos participantes dele.
id UFAC-2_b4380477c029b70d5b483735b011cd3e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6978
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling UMA PEDAGOGIA REINTEGRADORA DE FORMAÇÃO POR MEIO DOS LIVROS:: o caso do Programa Presídios LeitoresLeitura. Sistema Prisional. Programa Presídios Leitores. Humanização.Este artigo investiga uma prática pedagógica do interior do cárcere que busca a formação de leitores por meio da política de remição de pena pela leitura. O locus da pesquisa é o Complexo Penitenciário do Vale do Juruá no ano de 2022. A abordagem metodológica utilizada foi a investigação bibliográfica nos arquivos da coordenação do referido programa, ferramentas utilizadas para coletar dados e embasar as conclusões do estudo. O programa Presídios leitores se mostrou, ao longo do ano de 2022, uma alternativa de atividade educativa com importante potencial de formação humana que, até o momento, pode ser observado na ampliação quantitativa do programa, mas que estudos posteriores poderão evidenciar de modo mais qualitativo na contribuição dada para a construção das subjetividades dos leitores/detentos participantes dele.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/697810.29327/268346.8.18-24Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 442-461Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 442-461Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 442-4612526-597010.29327/268346.8.18reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6978/4564Copyright (c) 2024 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTorres Lima, Ana IsabelMartins Lima, Meyta Larissada Silva Morais Costa, Maria José 2024-04-30T21:32:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6978Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-04-30T21:32:53Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA PEDAGOGIA REINTEGRADORA DE FORMAÇÃO POR MEIO DOS LIVROS:: o caso do Programa Presídios Leitores
title UMA PEDAGOGIA REINTEGRADORA DE FORMAÇÃO POR MEIO DOS LIVROS:: o caso do Programa Presídios Leitores
spellingShingle UMA PEDAGOGIA REINTEGRADORA DE FORMAÇÃO POR MEIO DOS LIVROS:: o caso do Programa Presídios Leitores
Torres Lima, Ana Isabel
Leitura. Sistema Prisional. Programa Presídios Leitores. Humanização.
title_short UMA PEDAGOGIA REINTEGRADORA DE FORMAÇÃO POR MEIO DOS LIVROS:: o caso do Programa Presídios Leitores
title_full UMA PEDAGOGIA REINTEGRADORA DE FORMAÇÃO POR MEIO DOS LIVROS:: o caso do Programa Presídios Leitores
title_fullStr UMA PEDAGOGIA REINTEGRADORA DE FORMAÇÃO POR MEIO DOS LIVROS:: o caso do Programa Presídios Leitores
title_full_unstemmed UMA PEDAGOGIA REINTEGRADORA DE FORMAÇÃO POR MEIO DOS LIVROS:: o caso do Programa Presídios Leitores
title_sort UMA PEDAGOGIA REINTEGRADORA DE FORMAÇÃO POR MEIO DOS LIVROS:: o caso do Programa Presídios Leitores
author Torres Lima, Ana Isabel
author_facet Torres Lima, Ana Isabel
Martins Lima, Meyta Larissa
da Silva Morais Costa, Maria José
author_role author
author2 Martins Lima, Meyta Larissa
da Silva Morais Costa, Maria José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres Lima, Ana Isabel
Martins Lima, Meyta Larissa
da Silva Morais Costa, Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Sistema Prisional. Programa Presídios Leitores. Humanização.
topic Leitura. Sistema Prisional. Programa Presídios Leitores. Humanização.
description Este artigo investiga uma prática pedagógica do interior do cárcere que busca a formação de leitores por meio da política de remição de pena pela leitura. O locus da pesquisa é o Complexo Penitenciário do Vale do Juruá no ano de 2022. A abordagem metodológica utilizada foi a investigação bibliográfica nos arquivos da coordenação do referido programa, ferramentas utilizadas para coletar dados e embasar as conclusões do estudo. O programa Presídios leitores se mostrou, ao longo do ano de 2022, uma alternativa de atividade educativa com importante potencial de formação humana que, até o momento, pode ser observado na ampliação quantitativa do programa, mas que estudos posteriores poderão evidenciar de modo mais qualitativo na contribuição dada para a construção das subjetividades dos leitores/detentos participantes dele.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6978
10.29327/268346.8.18-24
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6978
identifier_str_mv 10.29327/268346.8.18-24
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6978/4564
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 442-461
Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 442-461
Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 442-461
2526-5970
10.29327/268346.8.18
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221690490880