Sirènes ivres: : METÁFORAS CORPORIFICADAS NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cecilia Ribas Borges Teixeira, Nincia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4405
Resumo:  O presente artigo analisa a obra de Adriana Varejão “Sereias bêbadas”, reconhecendo a arte como veículo de significação e comunicação visual. O corpo é uma forma de identificação do feminino e do masculino, mas é especialmente tido como um estigma da representação do poder masculino. É para o âmbito da representação artística que voltaremos nosso olhar, ou seja, para a análise de como se dá o olhar estético da autora na captação da concepção dominante na poética do corpo feminino. Adotamos o método hermenêutico de interpretação; a hermenêutica moderna engloba não somente textos escritos, mas também tudo que há no processo interpretativo. Isso inclui formas verbais e não verbais de comunicação, assim como aspectos que afetam a comunicação. Interpretar significa atribuir o conteúdo, sentido e alcance de um texto normativo, visando à sua aplicação a um caso concreto.
id UFAC-2_b93ff702d037df7c5826017d67972abd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4405
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling Sirènes ivres: : METÁFORAS CORPORIFICADAS NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃOSIRENAS BORRACHAS:: METÁFORAS CORPORIFICADAS NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃODRUNK MERMAIDS: : METÁFORAS CORPORIFICADAS NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃOSEREIAS BÊBADAS:: METÁFORAS CORPORIFICADAS NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃOAdriana Varejão, art, body, genderAdriana Varejão, arte, corpo, gêneroAdriana Varejão, arte, cuerpo, géneroAdriana Varejão, art, corps, genre O presente artigo analisa a obra de Adriana Varejão “Sereias bêbadas”, reconhecendo a arte como veículo de significação e comunicação visual. O corpo é uma forma de identificação do feminino e do masculino, mas é especialmente tido como um estigma da representação do poder masculino. É para o âmbito da representação artística que voltaremos nosso olhar, ou seja, para a análise de como se dá o olhar estético da autora na captação da concepção dominante na poética do corpo feminino. Adotamos o método hermenêutico de interpretação; a hermenêutica moderna engloba não somente textos escritos, mas também tudo que há no processo interpretativo. Isso inclui formas verbais e não verbais de comunicação, assim como aspectos que afetam a comunicação. Interpretar significa atribuir o conteúdo, sentido e alcance de um texto normativo, visando à sua aplicação a um caso concreto.Este artículo analiza la obra de Adriana Varejão “Sereias bêbadas”, reconociendo el arte como vehículo de significado y comunicación visual. El cuerpo es una forma de identificación de lo femenino y lo masculino, pero se lo ve especialmente como un estigma de la representación del poder masculino. Es al ámbito de la representación artística donde volveremos la mirada, es decir, al análisis de cómo se da la mirada estética de la autora al plasmar la concepción dominante en la poética del cuerpo femenino. Adoptamos el método de interpretación hermenéutico; La hermenéutica moderna abarca no solo los textos escritos, sino también todo en el proceso interpretativo. Esto incluye formas de comunicación verbal y no verbal, así como aspectos que afectan la comunicación. This article analyzes the work of Adriana Varejão “Sereias bêbadas”, recognizing art as a vehicle of meaning and visual communication. The body is a form of identification of the feminine and the masculine, but it is especially seen as a stigma of the representation of male power. It is to the scope of artistic representation that we will turn our gaze, that is, to the analysis of how the author's aesthetic gaze occurs in capturing the dominant conception in the poetics of the female body. We adopted the hermeneutical method of interpretation; modern hermeneutics encompasses not only written texts, but also everything in the interpretive process. This includes verbal and non-verbal forms of communication, as well as aspects that affect communication. Interpreting means to attribute the content, meaning and scope of a normative text, aiming at its application to a specific case.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4405Communitas; v. 4 n. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 9-21Communitas; Vol. 4 No. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 9-21Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 9-212526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4405/2617Copyright (c) 2020 Communitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCecilia Ribas Borges Teixeira, Nincia2021-01-12T19:30:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4405Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-01-12T19:30:39Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sirènes ivres: : METÁFORAS CORPORIFICADAS NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃO
SIRENAS BORRACHAS:: METÁFORAS CORPORIFICADAS NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃO
DRUNK MERMAIDS: : METÁFORAS CORPORIFICADAS NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃO
SEREIAS BÊBADAS:: METÁFORAS CORPORIFICADAS NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃO
title Sirènes ivres: : METÁFORAS CORPORIFICADAS NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃO
spellingShingle Sirènes ivres: : METÁFORAS CORPORIFICADAS NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃO
Cecilia Ribas Borges Teixeira, Nincia
Adriana Varejão, art, body, gender
Adriana Varejão, arte, corpo, gênero
Adriana Varejão, arte, cuerpo, género
Adriana Varejão, art, corps, genre
title_short Sirènes ivres: : METÁFORAS CORPORIFICADAS NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃO
title_full Sirènes ivres: : METÁFORAS CORPORIFICADAS NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃO
title_fullStr Sirènes ivres: : METÁFORAS CORPORIFICADAS NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃO
title_full_unstemmed Sirènes ivres: : METÁFORAS CORPORIFICADAS NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃO
title_sort Sirènes ivres: : METÁFORAS CORPORIFICADAS NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃO
author Cecilia Ribas Borges Teixeira, Nincia
author_facet Cecilia Ribas Borges Teixeira, Nincia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cecilia Ribas Borges Teixeira, Nincia
dc.subject.por.fl_str_mv Adriana Varejão, art, body, gender
Adriana Varejão, arte, corpo, gênero
Adriana Varejão, arte, cuerpo, género
Adriana Varejão, art, corps, genre
topic Adriana Varejão, art, body, gender
Adriana Varejão, arte, corpo, gênero
Adriana Varejão, arte, cuerpo, género
Adriana Varejão, art, corps, genre
description  O presente artigo analisa a obra de Adriana Varejão “Sereias bêbadas”, reconhecendo a arte como veículo de significação e comunicação visual. O corpo é uma forma de identificação do feminino e do masculino, mas é especialmente tido como um estigma da representação do poder masculino. É para o âmbito da representação artística que voltaremos nosso olhar, ou seja, para a análise de como se dá o olhar estético da autora na captação da concepção dominante na poética do corpo feminino. Adotamos o método hermenêutico de interpretação; a hermenêutica moderna engloba não somente textos escritos, mas também tudo que há no processo interpretativo. Isso inclui formas verbais e não verbais de comunicação, assim como aspectos que afetam a comunicação. Interpretar significa atribuir o conteúdo, sentido e alcance de um texto normativo, visando à sua aplicação a um caso concreto.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4405
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4405/2617
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Communitas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Communitas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 4 n. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 9-21
Communitas; Vol. 4 No. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 9-21
Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 9-21
2526-5970
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313223639793664