Sirènes ivres: : METÁFORAS CORPORIFICADAS NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4405 |
Resumo: | O presente artigo analisa a obra de Adriana Varejão “Sereias bêbadas”, reconhecendo a arte como veículo de significação e comunicação visual. O corpo é uma forma de identificação do feminino e do masculino, mas é especialmente tido como um estigma da representação do poder masculino. É para o âmbito da representação artística que voltaremos nosso olhar, ou seja, para a análise de como se dá o olhar estético da autora na captação da concepção dominante na poética do corpo feminino. Adotamos o método hermenêutico de interpretação; a hermenêutica moderna engloba não somente textos escritos, mas também tudo que há no processo interpretativo. Isso inclui formas verbais e não verbais de comunicação, assim como aspectos que afetam a comunicação. Interpretar significa atribuir o conteúdo, sentido e alcance de um texto normativo, visando à sua aplicação a um caso concreto. |
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Sirènes ivres: : METÁFORAS CORPORIFICADAS NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃOSIRENAS BORRACHAS:: METÁFORAS CORPORIFICADAS NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃODRUNK MERMAIDS: : METÁFORAS CORPORIFICADAS NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃOSEREIAS BÊBADAS:: METÁFORAS CORPORIFICADAS NA OBRA DE ADRIANA VAREJÃOAdriana Varejão, art, body, genderAdriana Varejão, arte, corpo, gêneroAdriana Varejão, arte, cuerpo, géneroAdriana Varejão, art, corps, genre O presente artigo analisa a obra de Adriana Varejão “Sereias bêbadas”, reconhecendo a arte como veículo de significação e comunicação visual. O corpo é uma forma de identificação do feminino e do masculino, mas é especialmente tido como um estigma da representação do poder masculino. É para o âmbito da representação artística que voltaremos nosso olhar, ou seja, para a análise de como se dá o olhar estético da autora na captação da concepção dominante na poética do corpo feminino. Adotamos o método hermenêutico de interpretação; a hermenêutica moderna engloba não somente textos escritos, mas também tudo que há no processo interpretativo. Isso inclui formas verbais e não verbais de comunicação, assim como aspectos que afetam a comunicação. Interpretar significa atribuir o conteúdo, sentido e alcance de um texto normativo, visando à sua aplicação a um caso concreto.Este artículo analiza la obra de Adriana Varejão “Sereias bêbadas”, reconociendo el arte como vehículo de significado y comunicación visual. El cuerpo es una forma de identificación de lo femenino y lo masculino, pero se lo ve especialmente como un estigma de la representación del poder masculino. Es al ámbito de la representación artística donde volveremos la mirada, es decir, al análisis de cómo se da la mirada estética de la autora al plasmar la concepción dominante en la poética del cuerpo femenino. Adoptamos el método de interpretación hermenéutico; La hermenéutica moderna abarca no solo los textos escritos, sino también todo en el proceso interpretativo. Esto incluye formas de comunicación verbal y no verbal, así como aspectos que afectan la comunicación. This article analyzes the work of Adriana Varejão “Sereias bêbadas”, recognizing art as a vehicle of meaning and visual communication. The body is a form of identification of the feminine and the masculine, but it is especially seen as a stigma of the representation of male power. It is to the scope of artistic representation that we will turn our gaze, that is, to the analysis of how the author's aesthetic gaze occurs in capturing the dominant conception in the poetics of the female body. We adopted the hermeneutical method of interpretation; modern hermeneutics encompasses not only written texts, but also everything in the interpretive process. This includes verbal and non-verbal forms of communication, as well as aspects that affect communication. Interpreting means to attribute the content, meaning and scope of a normative text, aiming at its application to a specific case.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4405Communitas; v. 4 n. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 9-21Communitas; Vol. 4 No. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 9-21Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 9-212526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4405/2617Copyright (c) 2020 Communitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCecilia Ribas Borges Teixeira, Nincia2021-01-12T19:30:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4405Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-01-12T19:30:39Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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