O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM UMA COMUNIDADE AMAZÔNICA: PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA AO IMPERIALISMO DO MERCADO EDITORIAL
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1513 |
Resumo: | Resumo: O presente artigo apresenta uma discussão teórica a respeito de uma estratégia de ensino de língua inglesa que valoriza os contextos locais dos aprendizes como base para construção de novos conhecimentos. A argumentação discursiva do artigo se contrapõe ao ensino cristalizado, na maioria das vezes, norteado pelo ensino das estruturas linguísticas e apoiado no livro didático que é produzido pelas grandes editoras. Geralmente, essa abordagem de ensino não leva em consideração os contextos sociais dos aprendizes. Pela pratica teoricamente orientada é possível resistir às imposições acachapantes do mercado editorial e conjecturar uma proposta metodológica de ensino que oportunize aos aprendizes partir do local para o global. Para tanto, dialoga-se com a ideia de educação emancipatória proposta por Adorno (1995), educação como libertação e ascensão cultural pensada por Freire (1996) além de incorporar a luta contra as epistemologias dominantes difundidas por Santos, (1996). Em relação ao ensino de língua inglesa, as sugestões de autores como Holliday (1994), Canagarajah (2005) e Kumaravadivelu (2003, 2011) direcionam para a proposição de alternativas às estratégias de didática de línguas vigentes na maioria dos contextos de ensino. Os autores nomeados rejeitam os preceitos de determinados métodos rotulados por princípios da globalização. Eles orientam ao professor pensar o próprio contexto social em que está inserido para, posteriormente, propor uma abordagem metodológica de ensino de língua inglesa apropriado ao contexto. |
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O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM UMA COMUNIDADE AMAZÔNICA: PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA AO IMPERIALISMO DO MERCADO EDITORIALEnsinoLíngua inglesacontextolocalResumo: O presente artigo apresenta uma discussão teórica a respeito de uma estratégia de ensino de língua inglesa que valoriza os contextos locais dos aprendizes como base para construção de novos conhecimentos. A argumentação discursiva do artigo se contrapõe ao ensino cristalizado, na maioria das vezes, norteado pelo ensino das estruturas linguísticas e apoiado no livro didático que é produzido pelas grandes editoras. Geralmente, essa abordagem de ensino não leva em consideração os contextos sociais dos aprendizes. Pela pratica teoricamente orientada é possível resistir às imposições acachapantes do mercado editorial e conjecturar uma proposta metodológica de ensino que oportunize aos aprendizes partir do local para o global. Para tanto, dialoga-se com a ideia de educação emancipatória proposta por Adorno (1995), educação como libertação e ascensão cultural pensada por Freire (1996) além de incorporar a luta contra as epistemologias dominantes difundidas por Santos, (1996). Em relação ao ensino de língua inglesa, as sugestões de autores como Holliday (1994), Canagarajah (2005) e Kumaravadivelu (2003, 2011) direcionam para a proposição de alternativas às estratégias de didática de línguas vigentes na maioria dos contextos de ensino. Os autores nomeados rejeitam os preceitos de determinados métodos rotulados por princípios da globalização. Eles orientam ao professor pensar o próprio contexto social em que está inserido para, posteriormente, propor uma abordagem metodológica de ensino de língua inglesa apropriado ao contexto. Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2017-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1513Communitas; v. 1 n. 2 (2017): POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO E NA LITERATURA; 514-527Communitas; Vol. 1 No. 2 (2017): POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO E NA LITERATURA; 514-527Revista Communitas; ##issue.vol## 1 ##issue.no## 2 (2017): POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA NA EDUCAÇÃO E NA LITERATURA; 514-5272526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1513/890Copyright (c) 2017 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza Uchôa, José Mauro2018-07-15T21:47:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1513Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2018-07-15T21:47:07Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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