EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: conexão entre prática pedagógica e prática social nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental – Anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6284 |
Resumo: | É imprescindível o desenvolvimento de ações formativas voltadas à Educação permanente do professor de Ciências do Ensino Fundamental - Anos iniciais, contemplando reflexões acerca de um ensino de Ciências respaldado pela realidade concreta dos sujeitos envolvidos com o ato educativo. Nessa perspectiva, com base em indicativos tecidos na pesquisa de mestrado do primeiro autor deste artigo, aborda-se as implicações da Educação para o trânsito na Educação permanente do professor de Ciências do Ensino Fundamental - Anos iniciais. Assim sendo, reforçando a importância do Ensino por Investigação como abordagem metodológica para tornar as aulas de Ciências mais relacionadas ao cotidiano dos estudantes. Desse modo, nesta pesquisa, apresentam-se possibilidades acerca da Educação para o trânsito como dispositivo metodológico para os programas de Educação permanente do professor de Ciências, visando um ensino de Ciências embasado por práticas investigativas a partir das situações envolvendo o trânsito. A pesquisa de cunho qualitativo, envolve quatro professores da Educação Básica e contém as etapas: Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados, como procedimento metodológico. Por conseguinte, percebeu-se a ausência de discussão da Educação para o trânsito, bem como a necessidade de inserir o Ensino por Investigação na Educação permanente dos professores de Ciências como estratégia para que as práticas pedagógicas tenham uma maior relação com as práticas sociais dos envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem. |
id |
UFAC-2_d76c8d04a4779a66dca67d6bbf9c6b5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6284 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: conexão entre prática pedagógica e prática social nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental – Anos iniciaisEducação para o trânsito; Educação permanente; Ensino de Ciências; Prática pedagógica; Ensino por Investigação.É imprescindível o desenvolvimento de ações formativas voltadas à Educação permanente do professor de Ciências do Ensino Fundamental - Anos iniciais, contemplando reflexões acerca de um ensino de Ciências respaldado pela realidade concreta dos sujeitos envolvidos com o ato educativo. Nessa perspectiva, com base em indicativos tecidos na pesquisa de mestrado do primeiro autor deste artigo, aborda-se as implicações da Educação para o trânsito na Educação permanente do professor de Ciências do Ensino Fundamental - Anos iniciais. Assim sendo, reforçando a importância do Ensino por Investigação como abordagem metodológica para tornar as aulas de Ciências mais relacionadas ao cotidiano dos estudantes. Desse modo, nesta pesquisa, apresentam-se possibilidades acerca da Educação para o trânsito como dispositivo metodológico para os programas de Educação permanente do professor de Ciências, visando um ensino de Ciências embasado por práticas investigativas a partir das situações envolvendo o trânsito. A pesquisa de cunho qualitativo, envolve quatro professores da Educação Básica e contém as etapas: Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados, como procedimento metodológico. Por conseguinte, percebeu-se a ausência de discussão da Educação para o trânsito, bem como a necessidade de inserir o Ensino por Investigação na Educação permanente dos professores de Ciências como estratégia para que as práticas pedagógicas tenham uma maior relação com as práticas sociais dos envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/628410.29327/268346.7.17-11Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 147-165Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 147-165Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 147-1652526-597010.29327/268346.7.17reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6284/4373Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarinho de Araújo, Luiz CarlosJustina, Lourdes Aparecida Della2024-01-22T18:37:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6284Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-01-22T18:37:11Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: conexão entre prática pedagógica e prática social nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental – Anos iniciais |
title |
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: conexão entre prática pedagógica e prática social nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental – Anos iniciais |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: conexão entre prática pedagógica e prática social nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental – Anos iniciais Marinho de Araújo, Luiz Carlos Educação para o trânsito; Educação permanente; Ensino de Ciências; Prática pedagógica; Ensino por Investigação. |
title_short |
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: conexão entre prática pedagógica e prática social nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental – Anos iniciais |
title_full |
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: conexão entre prática pedagógica e prática social nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental – Anos iniciais |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: conexão entre prática pedagógica e prática social nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental – Anos iniciais |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: conexão entre prática pedagógica e prática social nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental – Anos iniciais |
title_sort |
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: conexão entre prática pedagógica e prática social nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental – Anos iniciais |
author |
Marinho de Araújo, Luiz Carlos |
author_facet |
Marinho de Araújo, Luiz Carlos Justina, Lourdes Aparecida Della |
author_role |
author |
author2 |
Justina, Lourdes Aparecida Della |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho de Araújo, Luiz Carlos Justina, Lourdes Aparecida Della |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para o trânsito; Educação permanente; Ensino de Ciências; Prática pedagógica; Ensino por Investigação. |
topic |
Educação para o trânsito; Educação permanente; Ensino de Ciências; Prática pedagógica; Ensino por Investigação. |
description |
É imprescindível o desenvolvimento de ações formativas voltadas à Educação permanente do professor de Ciências do Ensino Fundamental - Anos iniciais, contemplando reflexões acerca de um ensino de Ciências respaldado pela realidade concreta dos sujeitos envolvidos com o ato educativo. Nessa perspectiva, com base em indicativos tecidos na pesquisa de mestrado do primeiro autor deste artigo, aborda-se as implicações da Educação para o trânsito na Educação permanente do professor de Ciências do Ensino Fundamental - Anos iniciais. Assim sendo, reforçando a importância do Ensino por Investigação como abordagem metodológica para tornar as aulas de Ciências mais relacionadas ao cotidiano dos estudantes. Desse modo, nesta pesquisa, apresentam-se possibilidades acerca da Educação para o trânsito como dispositivo metodológico para os programas de Educação permanente do professor de Ciências, visando um ensino de Ciências embasado por práticas investigativas a partir das situações envolvendo o trânsito. A pesquisa de cunho qualitativo, envolve quatro professores da Educação Básica e contém as etapas: Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados, como procedimento metodológico. Por conseguinte, percebeu-se a ausência de discussão da Educação para o trânsito, bem como a necessidade de inserir o Ensino por Investigação na Educação permanente dos professores de Ciências como estratégia para que as práticas pedagógicas tenham uma maior relação com as práticas sociais dos envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6284 10.29327/268346.7.17-11 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6284 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.17-11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6284/4373 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 147-165 Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 147-165 Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 147-165 2526-5970 10.29327/268346.7.17 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221628624896 |