EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: conexão entre prática pedagógica e prática social nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental – Anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho de Araújo, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Justina, Lourdes Aparecida Della
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6284
Resumo: É imprescindível o desenvolvimento de ações formativas voltadas à Educação permanente do professor de Ciências do Ensino Fundamental - Anos iniciais, contemplando reflexões acerca de um ensino de Ciências respaldado pela realidade concreta dos sujeitos envolvidos com o ato educativo. Nessa perspectiva, com base em indicativos tecidos na pesquisa de mestrado do primeiro autor deste artigo, aborda-se as implicações da Educação para o trânsito na Educação permanente do professor de Ciências do Ensino Fundamental - Anos iniciais. Assim sendo, reforçando a importância do Ensino por Investigação como abordagem metodológica para tornar as aulas de Ciências mais relacionadas ao cotidiano dos estudantes. Desse modo, nesta pesquisa, apresentam-se possibilidades acerca da Educação para o trânsito como dispositivo metodológico para os programas de Educação permanente do professor de Ciências, visando um ensino de Ciências embasado por práticas investigativas a partir das situações envolvendo o trânsito. A pesquisa de cunho qualitativo, envolve quatro professores da Educação Básica e contém as etapas: Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados, como procedimento metodológico. Por conseguinte, percebeu-se a ausência de discussão da Educação para o trânsito, bem como a necessidade de inserir o Ensino por Investigação na Educação permanente dos professores de Ciências como estratégia para que as práticas pedagógicas tenham uma maior relação com as práticas sociais dos envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem.
id UFAC-2_d76c8d04a4779a66dca67d6bbf9c6b5f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6284
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: conexão entre prática pedagógica e prática social nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental – Anos iniciaisEducação para o trânsito; Educação permanente; Ensino de Ciências; Prática pedagógica; Ensino por Investigação.É imprescindível o desenvolvimento de ações formativas voltadas à Educação permanente do professor de Ciências do Ensino Fundamental - Anos iniciais, contemplando reflexões acerca de um ensino de Ciências respaldado pela realidade concreta dos sujeitos envolvidos com o ato educativo. Nessa perspectiva, com base em indicativos tecidos na pesquisa de mestrado do primeiro autor deste artigo, aborda-se as implicações da Educação para o trânsito na Educação permanente do professor de Ciências do Ensino Fundamental - Anos iniciais. Assim sendo, reforçando a importância do Ensino por Investigação como abordagem metodológica para tornar as aulas de Ciências mais relacionadas ao cotidiano dos estudantes. Desse modo, nesta pesquisa, apresentam-se possibilidades acerca da Educação para o trânsito como dispositivo metodológico para os programas de Educação permanente do professor de Ciências, visando um ensino de Ciências embasado por práticas investigativas a partir das situações envolvendo o trânsito. A pesquisa de cunho qualitativo, envolve quatro professores da Educação Básica e contém as etapas: Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados, como procedimento metodológico. Por conseguinte, percebeu-se a ausência de discussão da Educação para o trânsito, bem como a necessidade de inserir o Ensino por Investigação na Educação permanente dos professores de Ciências como estratégia para que as práticas pedagógicas tenham uma maior relação com as práticas sociais dos envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/628410.29327/268346.7.17-11Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 147-165Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 147-165Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 147-1652526-597010.29327/268346.7.17reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6284/4373Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarinho de Araújo, Luiz CarlosJustina, Lourdes Aparecida Della2024-01-22T18:37:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6284Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-01-22T18:37:11Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: conexão entre prática pedagógica e prática social nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental – Anos iniciais
title EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: conexão entre prática pedagógica e prática social nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental – Anos iniciais
spellingShingle EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: conexão entre prática pedagógica e prática social nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental – Anos iniciais
Marinho de Araújo, Luiz Carlos
Educação para o trânsito; Educação permanente; Ensino de Ciências; Prática pedagógica; Ensino por Investigação.
title_short EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: conexão entre prática pedagógica e prática social nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental – Anos iniciais
title_full EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: conexão entre prática pedagógica e prática social nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental – Anos iniciais
title_fullStr EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: conexão entre prática pedagógica e prática social nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental – Anos iniciais
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: conexão entre prática pedagógica e prática social nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental – Anos iniciais
title_sort EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: conexão entre prática pedagógica e prática social nas aulas de Ciências no Ensino Fundamental – Anos iniciais
author Marinho de Araújo, Luiz Carlos
author_facet Marinho de Araújo, Luiz Carlos
Justina, Lourdes Aparecida Della
author_role author
author2 Justina, Lourdes Aparecida Della
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho de Araújo, Luiz Carlos
Justina, Lourdes Aparecida Della
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para o trânsito; Educação permanente; Ensino de Ciências; Prática pedagógica; Ensino por Investigação.
topic Educação para o trânsito; Educação permanente; Ensino de Ciências; Prática pedagógica; Ensino por Investigação.
description É imprescindível o desenvolvimento de ações formativas voltadas à Educação permanente do professor de Ciências do Ensino Fundamental - Anos iniciais, contemplando reflexões acerca de um ensino de Ciências respaldado pela realidade concreta dos sujeitos envolvidos com o ato educativo. Nessa perspectiva, com base em indicativos tecidos na pesquisa de mestrado do primeiro autor deste artigo, aborda-se as implicações da Educação para o trânsito na Educação permanente do professor de Ciências do Ensino Fundamental - Anos iniciais. Assim sendo, reforçando a importância do Ensino por Investigação como abordagem metodológica para tornar as aulas de Ciências mais relacionadas ao cotidiano dos estudantes. Desse modo, nesta pesquisa, apresentam-se possibilidades acerca da Educação para o trânsito como dispositivo metodológico para os programas de Educação permanente do professor de Ciências, visando um ensino de Ciências embasado por práticas investigativas a partir das situações envolvendo o trânsito. A pesquisa de cunho qualitativo, envolve quatro professores da Educação Básica e contém as etapas: Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados, como procedimento metodológico. Por conseguinte, percebeu-se a ausência de discussão da Educação para o trânsito, bem como a necessidade de inserir o Ensino por Investigação na Educação permanente dos professores de Ciências como estratégia para que as práticas pedagógicas tenham uma maior relação com as práticas sociais dos envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6284
10.29327/268346.7.17-11
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6284
identifier_str_mv 10.29327/268346.7.17-11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6284/4373
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 147-165
Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 147-165
Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 147-165
2526-5970
10.29327/268346.7.17
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221628624896