NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO: uma abordagem inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6948 |
Resumo: | A neurociência é um tema cada vez mais presente no contexto educacional, pois torna-se consenso que a compreensão da estrutura e funcionamento do cérebro pode ajudar a desenvolver estratégias e métodos de ensino mais efetivos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar os principais impactos das neurociências na prática pedagógica e explora como as novas descobertas do cérebro podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi conduzida por meio de revisão de literatura, com ênfase em publicações recentes relacionadas aos domínios da Neurociência, Neuroeducação e Ciência da Aprendizagem. O estudo revelou que a incorporação das descobertas neurocientíficas na educação traz contribuições significativas. A adaptação de abordagens pedagógicas alinhadas aos princípios otimiza a atenção, memória, motivação e emoções dos alunos, resultando em um aumento do potencial de aprendizagem, melhores resultados acadêmicos e criação de um ambiente propício à aprendizagem. A integração da neurociência na educação traz benefícios concretos para o processo educativo, possibilitando o desenvolvimento cognitivo dos alunos e a formulação de políticas educacionais eficazes. |
id |
UFAC-2_d7758727163d2b9c437abffa3e065c3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6948 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO: uma abordagem inicialneurociêncianeuroeducaçãoaprendizagemferramentas da neurociênciaA neurociência é um tema cada vez mais presente no contexto educacional, pois torna-se consenso que a compreensão da estrutura e funcionamento do cérebro pode ajudar a desenvolver estratégias e métodos de ensino mais efetivos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar os principais impactos das neurociências na prática pedagógica e explora como as novas descobertas do cérebro podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi conduzida por meio de revisão de literatura, com ênfase em publicações recentes relacionadas aos domínios da Neurociência, Neuroeducação e Ciência da Aprendizagem. O estudo revelou que a incorporação das descobertas neurocientíficas na educação traz contribuições significativas. A adaptação de abordagens pedagógicas alinhadas aos princípios otimiza a atenção, memória, motivação e emoções dos alunos, resultando em um aumento do potencial de aprendizagem, melhores resultados acadêmicos e criação de um ambiente propício à aprendizagem. A integração da neurociência na educação traz benefícios concretos para o processo educativo, possibilitando o desenvolvimento cognitivo dos alunos e a formulação de políticas educacionais eficazes.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/694810.29327/268346.7.17-9Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 117-132Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 117-132Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 117-1322526-597010.29327/268346.7.17reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6948/4371Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Ribeiro, Laura Letícia Freitas Johnson, Luanna2024-01-22T18:37:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6948Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-01-22T18:37:11Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO: uma abordagem inicial |
title |
NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO: uma abordagem inicial |
spellingShingle |
NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO: uma abordagem inicial dos Santos Ribeiro, Laura Letícia neurociência neuroeducação aprendizagem ferramentas da neurociência |
title_short |
NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO: uma abordagem inicial |
title_full |
NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO: uma abordagem inicial |
title_fullStr |
NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO: uma abordagem inicial |
title_full_unstemmed |
NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO: uma abordagem inicial |
title_sort |
NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO: uma abordagem inicial |
author |
dos Santos Ribeiro, Laura Letícia |
author_facet |
dos Santos Ribeiro, Laura Letícia Freitas Johnson, Luanna |
author_role |
author |
author2 |
Freitas Johnson, Luanna |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Ribeiro, Laura Letícia Freitas Johnson, Luanna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
neurociência neuroeducação aprendizagem ferramentas da neurociência |
topic |
neurociência neuroeducação aprendizagem ferramentas da neurociência |
description |
A neurociência é um tema cada vez mais presente no contexto educacional, pois torna-se consenso que a compreensão da estrutura e funcionamento do cérebro pode ajudar a desenvolver estratégias e métodos de ensino mais efetivos. Dessa forma, este estudo tem como objetivo analisar os principais impactos das neurociências na prática pedagógica e explora como as novas descobertas do cérebro podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi conduzida por meio de revisão de literatura, com ênfase em publicações recentes relacionadas aos domínios da Neurociência, Neuroeducação e Ciência da Aprendizagem. O estudo revelou que a incorporação das descobertas neurocientíficas na educação traz contribuições significativas. A adaptação de abordagens pedagógicas alinhadas aos princípios otimiza a atenção, memória, motivação e emoções dos alunos, resultando em um aumento do potencial de aprendizagem, melhores resultados acadêmicos e criação de um ambiente propício à aprendizagem. A integração da neurociência na educação traz benefícios concretos para o processo educativo, possibilitando o desenvolvimento cognitivo dos alunos e a formulação de políticas educacionais eficazes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6948 10.29327/268346.7.17-9 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6948 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.17-9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6948/4371 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 117-132 Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 117-132 Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 117-132 2526-5970 10.29327/268346.7.17 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221684199424 |