O CURRÍCULO MÍNIMO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: competências conceituais, procedimentais e atitudinais
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6024 |
Resumo: | Os currículos em Educação são produtos sociais e culturais dotados de interesses de caráter político, ideológico e cultural, para formação dos indivíduos dentro das instituições escolares em que não há neutralidade na transmissão do conhecimento. O presente artigo tem como objetivo analisar o Currículo Mínimo de Educação Física do Estado do Rio de Janeiro e, especificamente, debater a proposta curricular. Para isso, tomou como método o materialismo histórico-dialético. A estratégia utilizada foi a análise de conteúdo, para que possamos compreender criticamente as formulações presentes nos documentos oficiais, currículos e outras fontes que tratam do Currículo Mínimo de Educação Física do Estado do Rio de Janeiro. A Educação Física norteada pelo currículo mínimo como documento base da rede estadual do Rio de Janeiro assume o papel de disciplina que educa em e para uma sociedade capitalista, a partir da pedagogia das competências. É sobre essa ótica que o currículo mínimo de educação física se coloca, voltado a responder as demandas funcionais necessárias à sociedade capitalista, ao apresentar o conteúdo da educação física marcado pelas competências conceituais, procedimentais e atitudinais. |
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O CURRÍCULO MÍNIMO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: competências conceituais, procedimentais e atitudinaispedagogia das competênciasformação humanasociedade capitalistaOs currículos em Educação são produtos sociais e culturais dotados de interesses de caráter político, ideológico e cultural, para formação dos indivíduos dentro das instituições escolares em que não há neutralidade na transmissão do conhecimento. O presente artigo tem como objetivo analisar o Currículo Mínimo de Educação Física do Estado do Rio de Janeiro e, especificamente, debater a proposta curricular. Para isso, tomou como método o materialismo histórico-dialético. A estratégia utilizada foi a análise de conteúdo, para que possamos compreender criticamente as formulações presentes nos documentos oficiais, currículos e outras fontes que tratam do Currículo Mínimo de Educação Física do Estado do Rio de Janeiro. A Educação Física norteada pelo currículo mínimo como documento base da rede estadual do Rio de Janeiro assume o papel de disciplina que educa em e para uma sociedade capitalista, a partir da pedagogia das competências. É sobre essa ótica que o currículo mínimo de educação física se coloca, voltado a responder as demandas funcionais necessárias à sociedade capitalista, ao apresentar o conteúdo da educação física marcado pelas competências conceituais, procedimentais e atitudinais.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2022-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/602410.29327/268346.6.13-23Communitas; v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 306-318Communitas; Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 306-318Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 306-3182526-597010.29327/268346.6.13reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6024/3729Copyright (c) 2022 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes da Costa Magalhães, Ramon2022-08-30T19:19:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6024Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2022-08-30T19:19:19Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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