CULTURA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS AMAXÔNIAS: uma discussão teórica-reflexiva na formação stricto sensu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE SOUZA RODRIGUES, ALINE DO SOCORRO
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gadelha da Costa, Lucinete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6410
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de discutir sobre Cultura, refletindo sua relação com a Educação nas Amazônias. Estudo fundamentado por teóricos estudados na disciplina do Mestrado em Educação denominada Educação, Culturas e Sociodiversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Metodologicamente, tem natureza qualitativa, caráter bibliográfico, baseado em autores da área da Antropologia e Educação como Laraia (2001); Silva e Brandim (2008); Geertz (2008); Candau (2012); Cuche (2012) e; Loureiro (2015). Discutimos: Cultura num diálogo com a Antropologia, Cultura Amazônica forjada pela relação homem-natureza e, a formação de professores como conhecimento e reconhecimento das Culturas para a Educação nas Amazônias, pois precisamos de práticas que articulem os saberes científicos e os tradicionais, fortalecendo o respeito entre os sujeitos de culturais e na compreensão das Culturas nos espaços de cultura formais e não-formais. Ressaltando a importância de programas de formação de professores que em seus currículos protagonizam as Culturas Amazônicas numa perspectiva teórica, reflexiva e prática.
id UFAC-2_deb8c9c949f1b7ead139cf678ea73ea3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6410
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling CULTURA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS AMAXÔNIAS: uma discussão teórica-reflexiva na formação stricto sensuculturaculturas amazônicaseducação nas amazôniasformação de professoresO presente artigo tem o objetivo de discutir sobre Cultura, refletindo sua relação com a Educação nas Amazônias. Estudo fundamentado por teóricos estudados na disciplina do Mestrado em Educação denominada Educação, Culturas e Sociodiversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Metodologicamente, tem natureza qualitativa, caráter bibliográfico, baseado em autores da área da Antropologia e Educação como Laraia (2001); Silva e Brandim (2008); Geertz (2008); Candau (2012); Cuche (2012) e; Loureiro (2015). Discutimos: Cultura num diálogo com a Antropologia, Cultura Amazônica forjada pela relação homem-natureza e, a formação de professores como conhecimento e reconhecimento das Culturas para a Educação nas Amazônias, pois precisamos de práticas que articulem os saberes científicos e os tradicionais, fortalecendo o respeito entre os sujeitos de culturais e na compreensão das Culturas nos espaços de cultura formais e não-formais. Ressaltando a importância de programas de formação de professores que em seus currículos protagonizam as Culturas Amazônicas numa perspectiva teórica, reflexiva e prática.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/641010.29327/268346.7.15-10Communitas; v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 141-151Communitas; Vol. 7 No. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 141-151Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 141-1512526-597010.29327/268346.7.15reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6410/4292Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDE SOUZA RODRIGUES, ALINE DO SOCORROGadelha da Costa, Lucinete2023-11-06T14:06:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6410Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-11-06T14:06:31Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv CULTURA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS AMAXÔNIAS: uma discussão teórica-reflexiva na formação stricto sensu
title CULTURA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS AMAXÔNIAS: uma discussão teórica-reflexiva na formação stricto sensu
spellingShingle CULTURA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS AMAXÔNIAS: uma discussão teórica-reflexiva na formação stricto sensu
DE SOUZA RODRIGUES, ALINE DO SOCORRO
cultura
culturas amazônicas
educação nas amazônias
formação de professores
title_short CULTURA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS AMAXÔNIAS: uma discussão teórica-reflexiva na formação stricto sensu
title_full CULTURA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS AMAXÔNIAS: uma discussão teórica-reflexiva na formação stricto sensu
title_fullStr CULTURA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS AMAXÔNIAS: uma discussão teórica-reflexiva na formação stricto sensu
title_full_unstemmed CULTURA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS AMAXÔNIAS: uma discussão teórica-reflexiva na formação stricto sensu
title_sort CULTURA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS AMAXÔNIAS: uma discussão teórica-reflexiva na formação stricto sensu
author DE SOUZA RODRIGUES, ALINE DO SOCORRO
author_facet DE SOUZA RODRIGUES, ALINE DO SOCORRO
Gadelha da Costa, Lucinete
author_role author
author2 Gadelha da Costa, Lucinete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE SOUZA RODRIGUES, ALINE DO SOCORRO
Gadelha da Costa, Lucinete
dc.subject.por.fl_str_mv cultura
culturas amazônicas
educação nas amazônias
formação de professores
topic cultura
culturas amazônicas
educação nas amazônias
formação de professores
description O presente artigo tem o objetivo de discutir sobre Cultura, refletindo sua relação com a Educação nas Amazônias. Estudo fundamentado por teóricos estudados na disciplina do Mestrado em Educação denominada Educação, Culturas e Sociodiversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Metodologicamente, tem natureza qualitativa, caráter bibliográfico, baseado em autores da área da Antropologia e Educação como Laraia (2001); Silva e Brandim (2008); Geertz (2008); Candau (2012); Cuche (2012) e; Loureiro (2015). Discutimos: Cultura num diálogo com a Antropologia, Cultura Amazônica forjada pela relação homem-natureza e, a formação de professores como conhecimento e reconhecimento das Culturas para a Educação nas Amazônias, pois precisamos de práticas que articulem os saberes científicos e os tradicionais, fortalecendo o respeito entre os sujeitos de culturais e na compreensão das Culturas nos espaços de cultura formais e não-formais. Ressaltando a importância de programas de formação de professores que em seus currículos protagonizam as Culturas Amazônicas numa perspectiva teórica, reflexiva e prática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6410
10.29327/268346.7.15-10
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6410
identifier_str_mv 10.29327/268346.7.15-10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6410/4292
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 141-151
Communitas; Vol. 7 No. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 141-151
Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 141-151
2526-5970
10.29327/268346.7.15
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221648547840