CULTURA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS AMAXÔNIAS: uma discussão teórica-reflexiva na formação stricto sensu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6410 |
Resumo: | O presente artigo tem o objetivo de discutir sobre Cultura, refletindo sua relação com a Educação nas Amazônias. Estudo fundamentado por teóricos estudados na disciplina do Mestrado em Educação denominada Educação, Culturas e Sociodiversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Metodologicamente, tem natureza qualitativa, caráter bibliográfico, baseado em autores da área da Antropologia e Educação como Laraia (2001); Silva e Brandim (2008); Geertz (2008); Candau (2012); Cuche (2012) e; Loureiro (2015). Discutimos: Cultura num diálogo com a Antropologia, Cultura Amazônica forjada pela relação homem-natureza e, a formação de professores como conhecimento e reconhecimento das Culturas para a Educação nas Amazônias, pois precisamos de práticas que articulem os saberes científicos e os tradicionais, fortalecendo o respeito entre os sujeitos de culturais e na compreensão das Culturas nos espaços de cultura formais e não-formais. Ressaltando a importância de programas de formação de professores que em seus currículos protagonizam as Culturas Amazônicas numa perspectiva teórica, reflexiva e prática. |
id |
UFAC-2_deb8c9c949f1b7ead139cf678ea73ea3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6410 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
CULTURA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS AMAXÔNIAS: uma discussão teórica-reflexiva na formação stricto sensuculturaculturas amazônicaseducação nas amazôniasformação de professoresO presente artigo tem o objetivo de discutir sobre Cultura, refletindo sua relação com a Educação nas Amazônias. Estudo fundamentado por teóricos estudados na disciplina do Mestrado em Educação denominada Educação, Culturas e Sociodiversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Metodologicamente, tem natureza qualitativa, caráter bibliográfico, baseado em autores da área da Antropologia e Educação como Laraia (2001); Silva e Brandim (2008); Geertz (2008); Candau (2012); Cuche (2012) e; Loureiro (2015). Discutimos: Cultura num diálogo com a Antropologia, Cultura Amazônica forjada pela relação homem-natureza e, a formação de professores como conhecimento e reconhecimento das Culturas para a Educação nas Amazônias, pois precisamos de práticas que articulem os saberes científicos e os tradicionais, fortalecendo o respeito entre os sujeitos de culturais e na compreensão das Culturas nos espaços de cultura formais e não-formais. Ressaltando a importância de programas de formação de professores que em seus currículos protagonizam as Culturas Amazônicas numa perspectiva teórica, reflexiva e prática.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/641010.29327/268346.7.15-10Communitas; v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 141-151Communitas; Vol. 7 No. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 141-151Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 141-1512526-597010.29327/268346.7.15reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6410/4292Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDE SOUZA RODRIGUES, ALINE DO SOCORROGadelha da Costa, Lucinete2023-11-06T14:06:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6410Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-11-06T14:06:31Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CULTURA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS AMAXÔNIAS: uma discussão teórica-reflexiva na formação stricto sensu |
title |
CULTURA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS AMAXÔNIAS: uma discussão teórica-reflexiva na formação stricto sensu |
spellingShingle |
CULTURA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS AMAXÔNIAS: uma discussão teórica-reflexiva na formação stricto sensu DE SOUZA RODRIGUES, ALINE DO SOCORRO cultura culturas amazônicas educação nas amazônias formação de professores |
title_short |
CULTURA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS AMAXÔNIAS: uma discussão teórica-reflexiva na formação stricto sensu |
title_full |
CULTURA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS AMAXÔNIAS: uma discussão teórica-reflexiva na formação stricto sensu |
title_fullStr |
CULTURA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS AMAXÔNIAS: uma discussão teórica-reflexiva na formação stricto sensu |
title_full_unstemmed |
CULTURA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS AMAXÔNIAS: uma discussão teórica-reflexiva na formação stricto sensu |
title_sort |
CULTURA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO NAS AMAXÔNIAS: uma discussão teórica-reflexiva na formação stricto sensu |
author |
DE SOUZA RODRIGUES, ALINE DO SOCORRO |
author_facet |
DE SOUZA RODRIGUES, ALINE DO SOCORRO Gadelha da Costa, Lucinete |
author_role |
author |
author2 |
Gadelha da Costa, Lucinete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DE SOUZA RODRIGUES, ALINE DO SOCORRO Gadelha da Costa, Lucinete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cultura culturas amazônicas educação nas amazônias formação de professores |
topic |
cultura culturas amazônicas educação nas amazônias formação de professores |
description |
O presente artigo tem o objetivo de discutir sobre Cultura, refletindo sua relação com a Educação nas Amazônias. Estudo fundamentado por teóricos estudados na disciplina do Mestrado em Educação denominada Educação, Culturas e Sociodiversidade do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Metodologicamente, tem natureza qualitativa, caráter bibliográfico, baseado em autores da área da Antropologia e Educação como Laraia (2001); Silva e Brandim (2008); Geertz (2008); Candau (2012); Cuche (2012) e; Loureiro (2015). Discutimos: Cultura num diálogo com a Antropologia, Cultura Amazônica forjada pela relação homem-natureza e, a formação de professores como conhecimento e reconhecimento das Culturas para a Educação nas Amazônias, pois precisamos de práticas que articulem os saberes científicos e os tradicionais, fortalecendo o respeito entre os sujeitos de culturais e na compreensão das Culturas nos espaços de cultura formais e não-formais. Ressaltando a importância de programas de formação de professores que em seus currículos protagonizam as Culturas Amazônicas numa perspectiva teórica, reflexiva e prática. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6410 10.29327/268346.7.15-10 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6410 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.15-10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6410/4292 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 141-151 Communitas; Vol. 7 No. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 141-151 Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 141-151 2526-5970 10.29327/268346.7.15 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221648547840 |