STAR TREK E ENSINO DE HISTÓRIA: : APRENDENDO SOBRE NAZISMO E HOLOCAUSTO COM A SÉRIE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2333 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo relatar experiência pedagógica realizada em turma de 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Otaviano Manoel de Oliveira Jr., no ano letivo de 2018. Na atividade, foi utilizada a série televisiva de ficção científica Star Trek (Jornada nas Estrelas) para o ensino de História. Atualmente, é fundamental que os professores busquem maneiras de tornar o ensino mais atrativo, e nesse contexto as séries de TV se revelam importantes ferramentas que auxiliam na leitura de mundo e interpretação histórica. Em especial, a série Star Trek em suas diversas encarnações, devido sua filosofia de tolerância e diversidade, permite ao professor de História problematizar períodos e eventos históricos a partir de alguns episódios com forte teor de crítica social, como é tradição na série. Assim, procuramos determinar a formação histórica de sentido de forma a desenvolver consciência histórica nos alunos, que tiveram como tarefa redigir um texto relacionando ficção e história. No caso apresentado neste artigo utilizamos o episódio “Padrões de Força” (Patterns of Force), da segunda temporada de Star Trek (1968) para ensinar o conteúdo “Nazismo e Genocídio Judeu”. |
id |
UFAC-2_e1663b6a15bef1d360b07108c2413cef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2333 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
STAR TREK E ENSINO DE HISTÓRIA: : APRENDENDO SOBRE NAZISMO E HOLOCAUSTO COM A SÉRIEEnsino de História. Ensino Fundamental. Nazismo. Séries de TV. Star Trek.Este artigo tem como objetivo relatar experiência pedagógica realizada em turma de 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Otaviano Manoel de Oliveira Jr., no ano letivo de 2018. Na atividade, foi utilizada a série televisiva de ficção científica Star Trek (Jornada nas Estrelas) para o ensino de História. Atualmente, é fundamental que os professores busquem maneiras de tornar o ensino mais atrativo, e nesse contexto as séries de TV se revelam importantes ferramentas que auxiliam na leitura de mundo e interpretação histórica. Em especial, a série Star Trek em suas diversas encarnações, devido sua filosofia de tolerância e diversidade, permite ao professor de História problematizar períodos e eventos históricos a partir de alguns episódios com forte teor de crítica social, como é tradição na série. Assim, procuramos determinar a formação histórica de sentido de forma a desenvolver consciência histórica nos alunos, que tiveram como tarefa redigir um texto relacionando ficção e história. No caso apresentado neste artigo utilizamos o episódio “Padrões de Força” (Patterns of Force), da segunda temporada de Star Trek (1968) para ensinar o conteúdo “Nazismo e Genocídio Judeu”.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2333Communitas; v. 3 n. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 225-245Communitas; Vol. 3 No. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 225-245Revista Communitas; ##issue.vol## 3 ##issue.no## 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 225-2452526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2333/1789Copyright (c) 2019 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Eduardo Pacheco2019-09-09T18:29:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2333Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2019-09-09T18:29:32Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
STAR TREK E ENSINO DE HISTÓRIA: : APRENDENDO SOBRE NAZISMO E HOLOCAUSTO COM A SÉRIE |
title |
STAR TREK E ENSINO DE HISTÓRIA: : APRENDENDO SOBRE NAZISMO E HOLOCAUSTO COM A SÉRIE |
spellingShingle |
STAR TREK E ENSINO DE HISTÓRIA: : APRENDENDO SOBRE NAZISMO E HOLOCAUSTO COM A SÉRIE Freitas, Eduardo Pacheco Ensino de História. Ensino Fundamental. Nazismo. Séries de TV. Star Trek. |
title_short |
STAR TREK E ENSINO DE HISTÓRIA: : APRENDENDO SOBRE NAZISMO E HOLOCAUSTO COM A SÉRIE |
title_full |
STAR TREK E ENSINO DE HISTÓRIA: : APRENDENDO SOBRE NAZISMO E HOLOCAUSTO COM A SÉRIE |
title_fullStr |
STAR TREK E ENSINO DE HISTÓRIA: : APRENDENDO SOBRE NAZISMO E HOLOCAUSTO COM A SÉRIE |
title_full_unstemmed |
STAR TREK E ENSINO DE HISTÓRIA: : APRENDENDO SOBRE NAZISMO E HOLOCAUSTO COM A SÉRIE |
title_sort |
STAR TREK E ENSINO DE HISTÓRIA: : APRENDENDO SOBRE NAZISMO E HOLOCAUSTO COM A SÉRIE |
author |
Freitas, Eduardo Pacheco |
author_facet |
Freitas, Eduardo Pacheco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Eduardo Pacheco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História. Ensino Fundamental. Nazismo. Séries de TV. Star Trek. |
topic |
Ensino de História. Ensino Fundamental. Nazismo. Séries de TV. Star Trek. |
description |
Este artigo tem como objetivo relatar experiência pedagógica realizada em turma de 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Otaviano Manoel de Oliveira Jr., no ano letivo de 2018. Na atividade, foi utilizada a série televisiva de ficção científica Star Trek (Jornada nas Estrelas) para o ensino de História. Atualmente, é fundamental que os professores busquem maneiras de tornar o ensino mais atrativo, e nesse contexto as séries de TV se revelam importantes ferramentas que auxiliam na leitura de mundo e interpretação histórica. Em especial, a série Star Trek em suas diversas encarnações, devido sua filosofia de tolerância e diversidade, permite ao professor de História problematizar períodos e eventos históricos a partir de alguns episódios com forte teor de crítica social, como é tradição na série. Assim, procuramos determinar a formação histórica de sentido de forma a desenvolver consciência histórica nos alunos, que tiveram como tarefa redigir um texto relacionando ficção e história. No caso apresentado neste artigo utilizamos o episódio “Padrões de Força” (Patterns of Force), da segunda temporada de Star Trek (1968) para ensinar o conteúdo “Nazismo e Genocídio Judeu”. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2333 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2333/1789 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA COMMUNITAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA COMMUNITAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 3 n. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 225-245 Communitas; Vol. 3 No. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 225-245 Revista Communitas; ##issue.vol## 3 ##issue.no## 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 225-245 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313222915227648 |