EDUCAÇÃO POPULAR E EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS: a pedagogia do cinema vai ao sistema socioeducativo fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batistela Silva Rodrigues, Beatriz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5950
Resumo: Este artigo foi feito a partir das experiências de uma graduanda em um trabalho de educação popular em um ciclo de oficinas de formação de leitores, escritores e da Pedagogia do Cinema de Alain Bergala com adolescentes privados de liberdade em uma sala de leitura localizada na unidade provisória Cense Ilha do Degase. Cotejando experiências, observações pessoais e sensíveis com uma pesquisa bibliográfica e teórica, discuto a realidade da juventude encarcerada à luz de uma educação para a liberdade. Entendendo qual minha identidade enquanto educadora, quem são os adolescentes interlocutores desta pesquisa, o presente trabalho reflete sobre desafios e potencialidades de um fazer educação que ultrapasse os limites impostos pela escola e pelo currículo, despertando sensibilidades estéticas e contribuindo para a formação de identidades fortalecidas, a partir do olhar para o vínculo educador-educando.  A partir da metodologia de pesquisa-ação e da opção pela voz discursiva autobiográfica, o presente trabalho faz um mergulho pela realidade encontrada na unidade provisória Cense Ilha, discutindo também a relação entre literatura e cinema e as possibilidades de uma educação estética e artística prática. 
id UFAC-2_e95102c6fade712ea7df449fa2436615
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5950
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO POPULAR E EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS: a pedagogia do cinema vai ao sistema socioeducativo fluminenseSocioeducaçãoDegaseEJAEducação popularliteraturacinemasala de leituraPedagogia do Cinemanarrativas autobiográficaspesquisa-açãoEste artigo foi feito a partir das experiências de uma graduanda em um trabalho de educação popular em um ciclo de oficinas de formação de leitores, escritores e da Pedagogia do Cinema de Alain Bergala com adolescentes privados de liberdade em uma sala de leitura localizada na unidade provisória Cense Ilha do Degase. Cotejando experiências, observações pessoais e sensíveis com uma pesquisa bibliográfica e teórica, discuto a realidade da juventude encarcerada à luz de uma educação para a liberdade. Entendendo qual minha identidade enquanto educadora, quem são os adolescentes interlocutores desta pesquisa, o presente trabalho reflete sobre desafios e potencialidades de um fazer educação que ultrapasse os limites impostos pela escola e pelo currículo, despertando sensibilidades estéticas e contribuindo para a formação de identidades fortalecidas, a partir do olhar para o vínculo educador-educando.  A partir da metodologia de pesquisa-ação e da opção pela voz discursiva autobiográfica, o presente trabalho faz um mergulho pela realidade encontrada na unidade provisória Cense Ilha, discutindo também a relação entre literatura e cinema e as possibilidades de uma educação estética e artística prática. Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/595010.29327/268346.6.14-2Communitas; v. 6 n. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 14-30Communitas; Vol. 6 No. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 14-30Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 14-302526-597010.29327/268346.6.14reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5950/3748Copyright (c) 2022 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBatistela Silva Rodrigues, Beatriz2023-11-06T09:27:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5950Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-11-06T09:27:27Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO POPULAR E EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS: a pedagogia do cinema vai ao sistema socioeducativo fluminense
title EDUCAÇÃO POPULAR E EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS: a pedagogia do cinema vai ao sistema socioeducativo fluminense
spellingShingle EDUCAÇÃO POPULAR E EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS: a pedagogia do cinema vai ao sistema socioeducativo fluminense
Batistela Silva Rodrigues, Beatriz
Socioeducação
Degase
EJA
Educação popular
literatura
cinema
sala de leitura
Pedagogia do Cinema
narrativas autobiográficas
pesquisa-ação
title_short EDUCAÇÃO POPULAR E EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS: a pedagogia do cinema vai ao sistema socioeducativo fluminense
title_full EDUCAÇÃO POPULAR E EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS: a pedagogia do cinema vai ao sistema socioeducativo fluminense
title_fullStr EDUCAÇÃO POPULAR E EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS: a pedagogia do cinema vai ao sistema socioeducativo fluminense
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO POPULAR E EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS: a pedagogia do cinema vai ao sistema socioeducativo fluminense
title_sort EDUCAÇÃO POPULAR E EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS: a pedagogia do cinema vai ao sistema socioeducativo fluminense
author Batistela Silva Rodrigues, Beatriz
author_facet Batistela Silva Rodrigues, Beatriz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batistela Silva Rodrigues, Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Socioeducação
Degase
EJA
Educação popular
literatura
cinema
sala de leitura
Pedagogia do Cinema
narrativas autobiográficas
pesquisa-ação
topic Socioeducação
Degase
EJA
Educação popular
literatura
cinema
sala de leitura
Pedagogia do Cinema
narrativas autobiográficas
pesquisa-ação
description Este artigo foi feito a partir das experiências de uma graduanda em um trabalho de educação popular em um ciclo de oficinas de formação de leitores, escritores e da Pedagogia do Cinema de Alain Bergala com adolescentes privados de liberdade em uma sala de leitura localizada na unidade provisória Cense Ilha do Degase. Cotejando experiências, observações pessoais e sensíveis com uma pesquisa bibliográfica e teórica, discuto a realidade da juventude encarcerada à luz de uma educação para a liberdade. Entendendo qual minha identidade enquanto educadora, quem são os adolescentes interlocutores desta pesquisa, o presente trabalho reflete sobre desafios e potencialidades de um fazer educação que ultrapasse os limites impostos pela escola e pelo currículo, despertando sensibilidades estéticas e contribuindo para a formação de identidades fortalecidas, a partir do olhar para o vínculo educador-educando.  A partir da metodologia de pesquisa-ação e da opção pela voz discursiva autobiográfica, o presente trabalho faz um mergulho pela realidade encontrada na unidade provisória Cense Ilha, discutindo também a relação entre literatura e cinema e as possibilidades de uma educação estética e artística prática. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5950
10.29327/268346.6.14-2
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5950
identifier_str_mv 10.29327/268346.6.14-2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5950/3748
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 6 n. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 14-30
Communitas; Vol. 6 No. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 14-30
Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 14-30
2526-5970
10.29327/268346.6.14
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221596119040