INTERDISCIPLINARIDADE:: explorando o tema Educação Financeira na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olgin, Clarissa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Larissa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5347
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo referente ao desenvolvimento do tema Educação Financeira, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indica seis macroáreas temáticas que discutem questões sociais que podem viabilizar uma prática escolar voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental, que devem ser incorporadas no Currículo Escolar de forma transversal, sendo uma dessas temáticas a Educação Financeira, que possibilita abordar no currículo assuntos importantes para a vida em sociedade, como finanças, economia e meio ambiente. O referencial teórico que subsidiou esse trabalho envolve a Educação Crítica e a Interdisciplinaridade. A pesquisa foi de base qualitativa e teve o objetivo de investigar as contribuições da utilização do tema Educação Financeira no Ensino de Ciências e Matemática na modalidade EJA, buscando revisar e aprofundar os conhecimentos referentes ao salário mínimo, cesta básica, pirâmide alimentar, qualidade de vida, custo de vida, porcentagem, regra de três, operações com números decimais, tendências de medida central, gráficos estatísticos, bem como auxiliar na formação desses estudantes para a tomada de decisões envolvendo essa temática. Foi realizado um experimento, com alunos das totalidades finais da EJA, em Porto Alegre, durante 8 horas. Os resultados indicam que o tema Educação Financeira quando trabalhado de forma interdisciplinar pode oportunizar o desenvolvimento de conhecimentos específicos de Matemática e Ciências necessários para a tomada de decisões conscientes a partir da análise reflexiva e crítica de situações envolvendo o salário mínimo.
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