CIÊNCIA EM PRÁTICA: CURSO DE CAMPO, FORMAÇÃO DOCENTE E INCENTIVO À PESQUISA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1824 |
Resumo: | A disciplina ecologia proporciona um aprendizado multidisciplinar ao aliar diferentes saberes e prismas sobre o fenômeno da vida. Ao mesmo tempo, cursos de campo atuam como uma proposta educacional com metodologia diferenciada de ensino, promovendo o contato com ambiente e permitindo aos participantes observar sua estrutura e complexidade. Considerando a importância de integrar a teoria e a prática em campo na formação docente, neste trabalho é apresentado um relato de um curso de campo desenvolvido com acadêmicos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. São discutidos aspectos do desenvolvimento do curso demonstrando a importância do incentivo à pesquisa e como esse tipo atividade é edificante e fundamental na formação do educador biólogo ao instigar o espírito científico dos acadêmicos através da busca pelo desenvolvimento profissional como futuros docentes e pesquisadores. |
id |
UFAC-2_fb9747c35b098668a63708350c423a98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1824 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
CIÊNCIA EM PRÁTICA: CURSO DE CAMPO, FORMAÇÃO DOCENTE E INCENTIVO À PESQUISABiologiaeducaçãodocênciaecologiaA disciplina ecologia proporciona um aprendizado multidisciplinar ao aliar diferentes saberes e prismas sobre o fenômeno da vida. Ao mesmo tempo, cursos de campo atuam como uma proposta educacional com metodologia diferenciada de ensino, promovendo o contato com ambiente e permitindo aos participantes observar sua estrutura e complexidade. Considerando a importância de integrar a teoria e a prática em campo na formação docente, neste trabalho é apresentado um relato de um curso de campo desenvolvido com acadêmicos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. São discutidos aspectos do desenvolvimento do curso demonstrando a importância do incentivo à pesquisa e como esse tipo atividade é edificante e fundamental na formação do educador biólogo ao instigar o espírito científico dos acadêmicos através da busca pelo desenvolvimento profissional como futuros docentes e pesquisadores.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2018-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1824Communitas; v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 207-223Communitas; Vol. 2 No. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 207-223Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 207-2232526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1824/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessKarlokoski, AdrieleGruchowski Woitowicz, Franciélli CristianeIantas, JucéliaOliveira, Igor2018-07-11T23:05:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1824Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2018-07-11T23:05:44Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CIÊNCIA EM PRÁTICA: CURSO DE CAMPO, FORMAÇÃO DOCENTE E INCENTIVO À PESQUISA |
title |
CIÊNCIA EM PRÁTICA: CURSO DE CAMPO, FORMAÇÃO DOCENTE E INCENTIVO À PESQUISA |
spellingShingle |
CIÊNCIA EM PRÁTICA: CURSO DE CAMPO, FORMAÇÃO DOCENTE E INCENTIVO À PESQUISA Karlokoski, Adriele Biologia educação docência ecologia |
title_short |
CIÊNCIA EM PRÁTICA: CURSO DE CAMPO, FORMAÇÃO DOCENTE E INCENTIVO À PESQUISA |
title_full |
CIÊNCIA EM PRÁTICA: CURSO DE CAMPO, FORMAÇÃO DOCENTE E INCENTIVO À PESQUISA |
title_fullStr |
CIÊNCIA EM PRÁTICA: CURSO DE CAMPO, FORMAÇÃO DOCENTE E INCENTIVO À PESQUISA |
title_full_unstemmed |
CIÊNCIA EM PRÁTICA: CURSO DE CAMPO, FORMAÇÃO DOCENTE E INCENTIVO À PESQUISA |
title_sort |
CIÊNCIA EM PRÁTICA: CURSO DE CAMPO, FORMAÇÃO DOCENTE E INCENTIVO À PESQUISA |
author |
Karlokoski, Adriele |
author_facet |
Karlokoski, Adriele Gruchowski Woitowicz, Franciélli Cristiane Iantas, Jucélia Oliveira, Igor |
author_role |
author |
author2 |
Gruchowski Woitowicz, Franciélli Cristiane Iantas, Jucélia Oliveira, Igor |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Karlokoski, Adriele Gruchowski Woitowicz, Franciélli Cristiane Iantas, Jucélia Oliveira, Igor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia educação docência ecologia |
topic |
Biologia educação docência ecologia |
description |
A disciplina ecologia proporciona um aprendizado multidisciplinar ao aliar diferentes saberes e prismas sobre o fenômeno da vida. Ao mesmo tempo, cursos de campo atuam como uma proposta educacional com metodologia diferenciada de ensino, promovendo o contato com ambiente e permitindo aos participantes observar sua estrutura e complexidade. Considerando a importância de integrar a teoria e a prática em campo na formação docente, neste trabalho é apresentado um relato de um curso de campo desenvolvido com acadêmicos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. São discutidos aspectos do desenvolvimento do curso demonstrando a importância do incentivo à pesquisa e como esse tipo atividade é edificante e fundamental na formação do educador biólogo ao instigar o espírito científico dos acadêmicos através da busca pelo desenvolvimento profissional como futuros docentes e pesquisadores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1824 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1824 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1824/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 207-223 Communitas; Vol. 2 No. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 207-223 Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 207-223 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313222356336640 |