Fatores que influenciam a participação no ensino profissionalizante: uma análise da política pública das Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante (EEEP) do estado do Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/3620 |
Resumo: | Dentre as políticas educacionais, chama atenção a política de inserção de Escolas Estaduais de Educação Profissionalizante (EEEP) no estado do Ceará. O objetivo deste estudo é analisar os fatores que podem estar relacionados ao ingresso dos estudantes no ensino profissionalizante das EEEP. Nesse tocante, foi utilizado um modelo de resposta binária Logit. Variáveis pessoais do aluno, condição socioeconômica, nível educacional dos pais e de infraestrutura das escolas foram colhidas através de dados do INEP e SEDUC. Destaca-se que, quanto maior a idade, se este ser for homem e tiver pais e mães com educação até o fundamental, diminui a probabilidade de o aluno pertencer a uma EEEP; em contrapartida, se for solteiro, tiver mãe com ensino superior, maior condição socioeconômica e de infraestrutura escolar, aumenta essa probabilidade. O trabalho reconhece características dessa política educacional e abre caminho para novas discussões. |
id |
UFAL-2_f6796833261f0ae9d7abc68c2810a7a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.seer.ufal.br:article/3620 |
network_acronym_str |
UFAL-2 |
network_name_str |
Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores que influenciam a participação no ensino profissionalizante: uma análise da política pública das Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante (EEEP) do estado do CearáDentre as políticas educacionais, chama atenção a política de inserção de Escolas Estaduais de Educação Profissionalizante (EEEP) no estado do Ceará. O objetivo deste estudo é analisar os fatores que podem estar relacionados ao ingresso dos estudantes no ensino profissionalizante das EEEP. Nesse tocante, foi utilizado um modelo de resposta binária Logit. Variáveis pessoais do aluno, condição socioeconômica, nível educacional dos pais e de infraestrutura das escolas foram colhidas através de dados do INEP e SEDUC. Destaca-se que, quanto maior a idade, se este ser for homem e tiver pais e mães com educação até o fundamental, diminui a probabilidade de o aluno pertencer a uma EEEP; em contrapartida, se for solteiro, tiver mãe com ensino superior, maior condição socioeconômica e de infraestrutura escolar, aumenta essa probabilidade. O trabalho reconhece características dessa política educacional e abre caminho para novas discussões. Universidade Federal de Alagoas2018-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/362010.28998/repd.v8i19.3620Revista Economia Política do Desenvolvimento; v. 8 n. 19 (2017); 94 - 1142594-598X1984-075610.28998/repd.v8i19reponame:Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFALporhttps://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/3620/pdfCopyright (c) 2021 REVISTA ECONOMIA POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTOinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Olivindo Souza, Natália da Silva, Karine Daniele2021-10-27T16:30:35Zoai:www.seer.ufal.br:article/3620Revistahttps://www.seer.ufal.br/index.php/repdPUBhttps://www.seer.ufal.br/index.php/repd/oairepd.cmeaufal@gmail.com2594-598X1984-0756opendoar:2021-10-27T16:30:35Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores que influenciam a participação no ensino profissionalizante: uma análise da política pública das Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante (EEEP) do estado do Ceará |
title |
Fatores que influenciam a participação no ensino profissionalizante: uma análise da política pública das Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante (EEEP) do estado do Ceará |
spellingShingle |
Fatores que influenciam a participação no ensino profissionalizante: uma análise da política pública das Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante (EEEP) do estado do Ceará de Olivindo Souza, Natália |
title_short |
Fatores que influenciam a participação no ensino profissionalizante: uma análise da política pública das Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante (EEEP) do estado do Ceará |
title_full |
Fatores que influenciam a participação no ensino profissionalizante: uma análise da política pública das Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante (EEEP) do estado do Ceará |
title_fullStr |
Fatores que influenciam a participação no ensino profissionalizante: uma análise da política pública das Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante (EEEP) do estado do Ceará |
title_full_unstemmed |
Fatores que influenciam a participação no ensino profissionalizante: uma análise da política pública das Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante (EEEP) do estado do Ceará |
title_sort |
Fatores que influenciam a participação no ensino profissionalizante: uma análise da política pública das Escolas Estaduais de Ensino Profissionalizante (EEEP) do estado do Ceará |
author |
de Olivindo Souza, Natália |
author_facet |
de Olivindo Souza, Natália da Silva, Karine Daniele |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Karine Daniele |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Olivindo Souza, Natália da Silva, Karine Daniele |
description |
Dentre as políticas educacionais, chama atenção a política de inserção de Escolas Estaduais de Educação Profissionalizante (EEEP) no estado do Ceará. O objetivo deste estudo é analisar os fatores que podem estar relacionados ao ingresso dos estudantes no ensino profissionalizante das EEEP. Nesse tocante, foi utilizado um modelo de resposta binária Logit. Variáveis pessoais do aluno, condição socioeconômica, nível educacional dos pais e de infraestrutura das escolas foram colhidas através de dados do INEP e SEDUC. Destaca-se que, quanto maior a idade, se este ser for homem e tiver pais e mães com educação até o fundamental, diminui a probabilidade de o aluno pertencer a uma EEEP; em contrapartida, se for solteiro, tiver mãe com ensino superior, maior condição socioeconômica e de infraestrutura escolar, aumenta essa probabilidade. O trabalho reconhece características dessa política educacional e abre caminho para novas discussões. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/3620 10.28998/repd.v8i19.3620 |
url |
https://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/3620 |
identifier_str_mv |
10.28998/repd.v8i19.3620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.seer.ufal.br/index.php/repd/article/view/3620/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 REVISTA ECONOMIA POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 REVISTA ECONOMIA POLÍTICA DO DESENVOLVIMENTO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Economia Política do Desenvolvimento; v. 8 n. 19 (2017); 94 - 114 2594-598X 1984-0756 10.28998/repd.v8i19 reponame:Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online) |
collection |
Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Economia Política do Desenvolvimento (Online) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
repd.cmeaufal@gmail.com |
_version_ |
1796797368933285888 |