Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7780 |
Resumo: | null |
id |
UFAL_058548ce9d33fff8ac684c3aaeef7d5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7780 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometriaAlgebra and arithmetics in school books from 1879 to 2018: a possible approach using geometryEnsino de matemáticaAritméticaÁlgebraGeometriaLivros didáticosMathematics techingArithmeticAlgebraGeometryDidatic booksCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAnullAo estudarmos a História da Educação Matemática no Brasil, podemos perceber as mudanças ocorridas no Sistema Educacional Brasileiro e como a Aritmética e a Álgebra foram organizadas ao longo dos anos no Ensino Básico. Ao estudarmos a História da Matemática em geral, vimos que alguns problemas de Álgebra e Aritmética foram abordados de forma geométrica ao longo da história. Desse modo, o objetivo desse trabalho foi compreender como a Aritmética e a Álgebra foram abordadas nos livros didáticos de 1879 a 2018 do Ensino Fundamental II e propor uma possível abordagem geométrica para seus conteúdos ou problemas algébricos e aritméticos. Para esse trabalho documental desenvolvido no projeto de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic) do Grupo de Pesquisa História da Matemática e Educação Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), utilizamos uma metodologia exploratória para verificarmos como a Álgebra e Aritmética foram abordadas em didáticos de 1879, 1914, 1922 e 1931 referentes ao Ensino Secundário, livros didáticos de 1943, 1948, 1954, 1958 e 1959 referentes ao Ensino Ginasial, livros didáticos de 1995 referentes aos anos finais do Ensino do 1º grau e livros didáticos de 2009 e 2018 referentes ao Ensino Fundamental II. Além disso, utilizamos a metodologia qualitativa para propor a abordagem geométrica em alguns conteúdos ou problemas algébricos ou aritméticos. Utilizamos livros didáticos presentes em repositório institucional on-line e em acervos pessoais de professores que vieram a colaborar, disponibilizando esses livros para esse trabalho. Ressaltamos que a obra didática de 2018 foi indicada no Guia de Livros Didáticos 2020 do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), sendo assim, esse trabalho aborda o tratamento da Álgebra e da Aritmética até 2020. Por meio desse estudo, compreendemos as principais contribuições dos matemáticos durante a História da Matemática e a organização do Ensino de Matemática no Brasil como: as leis e decretos estabelecidos, as mudanças nos programas da disciplina, as contribuições do Movimento da Matemática Moderna, os critérios exigidos nos programas dos livros didáticos, as abordagens de alguns conteúdos algébricos e aritméticos por seus autores e possíveis abordagens geométricas desses conteúdos. Com esse estudo, concluímos que abordagens geométricas podem contribuir na compreensão de conteúdos algébricos e aritméticos. Destacamos também que o fato do professor de Matemática conhecer várias metodologias para abordar um conteúdo pode facilitar na escolha do melhor modo a adotar em suas aulas, principalmente nos conteúdos de Aritmética e Álgebra.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de MatemáticaUFALSantos, Viviane de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428Guerra, Ediel Azevedohttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200Pereira, Ana Carolina Costahttp://lattes.cnpq.br/1062497580478584Correia, Nickson Deyvis da Silva2021-04-19T19:41:46Z2021-04-122021-04-19T19:41:46Z2020-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCORREIA, Nickson Deyvis da Silva. Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria. 2020. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2021.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7780porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-04-19T19:42:50Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7780Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-04-19T19:42:50Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria Algebra and arithmetics in school books from 1879 to 2018: a possible approach using geometry |
title |
Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria |
spellingShingle |
Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria Correia, Nickson Deyvis da Silva Ensino de matemática Aritmética Álgebra Geometria Livros didáticos Mathematics teching Arithmetic Algebra Geometry Didatic books CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria |
title_full |
Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria |
title_fullStr |
Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria |
title_full_unstemmed |
Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria |
title_sort |
Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria |
author |
Correia, Nickson Deyvis da Silva |
author_facet |
Correia, Nickson Deyvis da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Viviane de Oliveira http://lattes.cnpq.br/7168613854793428 Guerra, Ediel Azevedo http://lattes.cnpq.br/0278809014425200 Pereira, Ana Carolina Costa http://lattes.cnpq.br/1062497580478584 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Nickson Deyvis da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática Aritmética Álgebra Geometria Livros didáticos Mathematics teching Arithmetic Algebra Geometry Didatic books CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Ensino de matemática Aritmética Álgebra Geometria Livros didáticos Mathematics teching Arithmetic Algebra Geometry Didatic books CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
null |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-28 2021-04-19T19:41:46Z 2021-04-12 2021-04-19T19:41:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CORREIA, Nickson Deyvis da Silva. Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria. 2020. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2021. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7780 |
identifier_str_mv |
CORREIA, Nickson Deyvis da Silva. Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria. 2020. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2021. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Matemática UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Matemática UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233733027135488 |