Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Nickson Deyvis da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7780
Resumo: null
id UFAL_058548ce9d33fff8ac684c3aaeef7d5d
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7780
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometriaAlgebra and arithmetics in school books from 1879 to 2018: a possible approach using geometryEnsino de matemáticaAritméticaÁlgebraGeometriaLivros didáticosMathematics techingArithmeticAlgebraGeometryDidatic booksCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAnullAo estudarmos a História da Educação Matemática no Brasil, podemos perceber as mudanças ocorridas no Sistema Educacional Brasileiro e como a Aritmética e a Álgebra foram organizadas ao longo dos anos no Ensino Básico. Ao estudarmos a História da Matemática em geral, vimos que alguns problemas de Álgebra e Aritmética foram abordados de forma geométrica ao longo da história. Desse modo, o objetivo desse trabalho foi compreender como a Aritmética e a Álgebra foram abordadas nos livros didáticos de 1879 a 2018 do Ensino Fundamental II e propor uma possível abordagem geométrica para seus conteúdos ou problemas algébricos e aritméticos. Para esse trabalho documental desenvolvido no projeto de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic) do Grupo de Pesquisa História da Matemática e Educação Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), utilizamos uma metodologia exploratória para verificarmos como a Álgebra e Aritmética foram abordadas em didáticos de 1879, 1914, 1922 e 1931 referentes ao Ensino Secundário, livros didáticos de 1943, 1948, 1954, 1958 e 1959 referentes ao Ensino Ginasial, livros didáticos de 1995 referentes aos anos finais do Ensino do 1º grau e livros didáticos de 2009 e 2018 referentes ao Ensino Fundamental II. Além disso, utilizamos a metodologia qualitativa para propor a abordagem geométrica em alguns conteúdos ou problemas algébricos ou aritméticos. Utilizamos livros didáticos presentes em repositório institucional on-line e em acervos pessoais de professores que vieram a colaborar, disponibilizando esses livros para esse trabalho. Ressaltamos que a obra didática de 2018 foi indicada no Guia de Livros Didáticos 2020 do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), sendo assim, esse trabalho aborda o tratamento da Álgebra e da Aritmética até 2020. Por meio desse estudo, compreendemos as principais contribuições dos matemáticos durante a História da Matemática e a organização do Ensino de Matemática no Brasil como: as leis e decretos estabelecidos, as mudanças nos programas da disciplina, as contribuições do Movimento da Matemática Moderna, os critérios exigidos nos programas dos livros didáticos, as abordagens de alguns conteúdos algébricos e aritméticos por seus autores e possíveis abordagens geométricas desses conteúdos. Com esse estudo, concluímos que abordagens geométricas podem contribuir na compreensão de conteúdos algébricos e aritméticos. Destacamos também que o fato do professor de Matemática conhecer várias metodologias para abordar um conteúdo pode facilitar na escolha do melhor modo a adotar em suas aulas, principalmente nos conteúdos de Aritmética e Álgebra.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de MatemáticaUFALSantos, Viviane de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428Guerra, Ediel Azevedohttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200Pereira, Ana Carolina Costahttp://lattes.cnpq.br/1062497580478584Correia, Nickson Deyvis da Silva2021-04-19T19:41:46Z2021-04-122021-04-19T19:41:46Z2020-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCORREIA, Nickson Deyvis da Silva. Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria. 2020. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2021.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7780porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-04-19T19:42:50Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7780Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-04-19T19:42:50Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria
Algebra and arithmetics in school books from 1879 to 2018: a possible approach using geometry
title Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria
spellingShingle Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria
Correia, Nickson Deyvis da Silva
Ensino de matemática
Aritmética
Álgebra
Geometria
Livros didáticos
Mathematics teching
Arithmetic
Algebra
Geometry
Didatic books
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria
title_full Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria
title_fullStr Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria
title_full_unstemmed Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria
title_sort Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria
author Correia, Nickson Deyvis da Silva
author_facet Correia, Nickson Deyvis da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Viviane de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/7168613854793428
Guerra, Ediel Azevedo
http://lattes.cnpq.br/0278809014425200
Pereira, Ana Carolina Costa
http://lattes.cnpq.br/1062497580478584
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Nickson Deyvis da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Aritmética
Álgebra
Geometria
Livros didáticos
Mathematics teching
Arithmetic
Algebra
Geometry
Didatic books
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Ensino de matemática
Aritmética
Álgebra
Geometria
Livros didáticos
Mathematics teching
Arithmetic
Algebra
Geometry
Didatic books
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description null
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-28
2021-04-19T19:41:46Z
2021-04-12
2021-04-19T19:41:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORREIA, Nickson Deyvis da Silva. Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria. 2020. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2021.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7780
identifier_str_mv CORREIA, Nickson Deyvis da Silva. Álgebra e aritmética em livros didáticos de 1879 a 2018: uma possível abordagem usando geometria. 2020. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2021.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Matemática
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Matemática
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233733027135488