ÁLGEBRA E ARITMÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE 1879 A 1995: UMA POSSÍVEL ABORDAGEM USANDO GEOMETRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2811 |
Resumo: | Ao estudar a História da Matemática no Brasil e a História do Ensino de Matemática, percebe-se as mudanças ocorridas no Sistema Educacional Brasileiro e como a Aritmética e a Álgebra foram organizadas ao longo dos anos no Ensino Básico. Nota-se também que alguns problemas de Álgebra e Aritmética foram abordados de forma geométrica ao longo da história. Desse modo, os objetivos desse trabalho foram compreender a organização do Ensino Secundário do período Brasil Império ao período Nova República, verificar como a Aritmética e Álgebra eram abordadas nos livros didáticos de 1879 a 1995 e propor uma possível abordagem geométrica dos conteúdos algébricos ou aritméticos. O trabalho foi desenvolvido no projeto de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic) do Grupo de Pesquisa História da Matemática e Educação Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Foram adotados livros didáticos de 1879, 1914 e 1931 referentes ao Ensino Secundário, livros didáticos de 1943, 1948, 1954, 1958 e 1959 referentes ao Ensino Ginasial e livros didáticos de 1995 referentes aos anos finais do Ensino do 1º grau. Por meio desse estudo, foi possível compreender os decretos estabelecidos para a Educação Básica, as mudanças nos programas da disciplina de Matemática, as abordagens de alguns conteúdos algébricos e aritméticos por seus autores e propor abordagem geométrica desses conteúdos. Concluímos com a pesquisa que abordagens geométricas podem contribuir na compreensão de conteúdos algébricos e aritméticos. Vale destacar que o fato do professor de Matemática conhecer várias metodologias para abordar um conteúdo pode facilitar na escolha do melhor modo a adotar em suas aulas, principalmente na transição da Aritmética para a Álgebra. |
id |
UECE-4_7988b6933f37941aa7768ed6b3dd7209 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/2811 |
network_acronym_str |
UECE-4 |
network_name_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ÁLGEBRA E ARITMÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE 1879 A 1995: UMA POSSÍVEL ABORDAGEM USANDO GEOMETRIAHistória da Matemática; Álgebra; Aritmética; Livros didáticosAo estudar a História da Matemática no Brasil e a História do Ensino de Matemática, percebe-se as mudanças ocorridas no Sistema Educacional Brasileiro e como a Aritmética e a Álgebra foram organizadas ao longo dos anos no Ensino Básico. Nota-se também que alguns problemas de Álgebra e Aritmética foram abordados de forma geométrica ao longo da história. Desse modo, os objetivos desse trabalho foram compreender a organização do Ensino Secundário do período Brasil Império ao período Nova República, verificar como a Aritmética e Álgebra eram abordadas nos livros didáticos de 1879 a 1995 e propor uma possível abordagem geométrica dos conteúdos algébricos ou aritméticos. O trabalho foi desenvolvido no projeto de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic) do Grupo de Pesquisa História da Matemática e Educação Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Foram adotados livros didáticos de 1879, 1914 e 1931 referentes ao Ensino Secundário, livros didáticos de 1943, 1948, 1954, 1958 e 1959 referentes ao Ensino Ginasial e livros didáticos de 1995 referentes aos anos finais do Ensino do 1º grau. Por meio desse estudo, foi possível compreender os decretos estabelecidos para a Educação Básica, as mudanças nos programas da disciplina de Matemática, as abordagens de alguns conteúdos algébricos e aritméticos por seus autores e propor abordagem geométrica desses conteúdos. Concluímos com a pesquisa que abordagens geométricas podem contribuir na compreensão de conteúdos algébricos e aritméticos. Vale destacar que o fato do professor de Matemática conhecer várias metodologias para abordar um conteúdo pode facilitar na escolha do melhor modo a adotar em suas aulas, principalmente na transição da Aritmética para a Álgebra.EdUECE2021-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/281110.30938/bocehm.v7i20.2811Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 44-562447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2811/3017Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Nickson Deyvis da SilvaSantos, Viviane de Oliveira2021-06-05T16:03:55Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2811Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:42.495022Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ÁLGEBRA E ARITMÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE 1879 A 1995: UMA POSSÍVEL ABORDAGEM USANDO GEOMETRIA |
title |
ÁLGEBRA E ARITMÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE 1879 A 1995: UMA POSSÍVEL ABORDAGEM USANDO GEOMETRIA |
spellingShingle |
ÁLGEBRA E ARITMÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE 1879 A 1995: UMA POSSÍVEL ABORDAGEM USANDO GEOMETRIA Correia, Nickson Deyvis da Silva História da Matemática; Álgebra; Aritmética; Livros didáticos |
title_short |
ÁLGEBRA E ARITMÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE 1879 A 1995: UMA POSSÍVEL ABORDAGEM USANDO GEOMETRIA |
title_full |
ÁLGEBRA E ARITMÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE 1879 A 1995: UMA POSSÍVEL ABORDAGEM USANDO GEOMETRIA |
title_fullStr |
ÁLGEBRA E ARITMÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE 1879 A 1995: UMA POSSÍVEL ABORDAGEM USANDO GEOMETRIA |
title_full_unstemmed |
ÁLGEBRA E ARITMÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE 1879 A 1995: UMA POSSÍVEL ABORDAGEM USANDO GEOMETRIA |
title_sort |
ÁLGEBRA E ARITMÉTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE 1879 A 1995: UMA POSSÍVEL ABORDAGEM USANDO GEOMETRIA |
author |
Correia, Nickson Deyvis da Silva |
author_facet |
Correia, Nickson Deyvis da Silva Santos, Viviane de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Viviane de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Nickson Deyvis da Silva Santos, Viviane de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática; Álgebra; Aritmética; Livros didáticos |
topic |
História da Matemática; Álgebra; Aritmética; Livros didáticos |
description |
Ao estudar a História da Matemática no Brasil e a História do Ensino de Matemática, percebe-se as mudanças ocorridas no Sistema Educacional Brasileiro e como a Aritmética e a Álgebra foram organizadas ao longo dos anos no Ensino Básico. Nota-se também que alguns problemas de Álgebra e Aritmética foram abordados de forma geométrica ao longo da história. Desse modo, os objetivos desse trabalho foram compreender a organização do Ensino Secundário do período Brasil Império ao período Nova República, verificar como a Aritmética e Álgebra eram abordadas nos livros didáticos de 1879 a 1995 e propor uma possível abordagem geométrica dos conteúdos algébricos ou aritméticos. O trabalho foi desenvolvido no projeto de pesquisa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic) do Grupo de Pesquisa História da Matemática e Educação Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Foram adotados livros didáticos de 1879, 1914 e 1931 referentes ao Ensino Secundário, livros didáticos de 1943, 1948, 1954, 1958 e 1959 referentes ao Ensino Ginasial e livros didáticos de 1995 referentes aos anos finais do Ensino do 1º grau. Por meio desse estudo, foi possível compreender os decretos estabelecidos para a Educação Básica, as mudanças nos programas da disciplina de Matemática, as abordagens de alguns conteúdos algébricos e aritméticos por seus autores e propor abordagem geométrica desses conteúdos. Concluímos com a pesquisa que abordagens geométricas podem contribuir na compreensão de conteúdos algébricos e aritméticos. Vale destacar que o fato do professor de Matemática conhecer várias metodologias para abordar um conteúdo pode facilitar na escolha do melhor modo a adotar em suas aulas, principalmente na transição da Aritmética para a Álgebra. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2811 10.30938/bocehm.v7i20.2811 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2811 |
identifier_str_mv |
10.30938/bocehm.v7i20.2811 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2811/3017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 7 n. 20 (2020): Número Especial - IV Seminário Cearense de História da Matemática; 44-56 2447-8504 2357-8661 reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
collection |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
gpehm@uece.br |
_version_ |
1797053997621706752 |