A participação da comunidade acadêmica da ufal nos planos de desenvolvimento institucional (2013-2023)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7827 |
Resumo: | ARTIGO TCC |
id |
UFAL_0695beb9274200b84053b603c9f7b8fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7827 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
A participação da comunidade acadêmica da ufal nos planos de desenvolvimento institucional (2013-2023)ParticipaçãoUniversidade Federal de AlagoasPlano de Desenvolvimento InstitucionalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOARTIGO TCCO presente estudo trata-se de uma análise documental, que tem por objetivo identificar a participação da comunidade universitária na elaboração dos PDI 2013-2018/2019-2023, da Universidade Federal de Alagoas. A participação é o princípio que garante o envolvimento da comunidade, proporcionando que ocorra a concretização da gestão democrática. Felinto (2014); Bordenave (1994); Gadotti (2014); Lück (2009) constituíram o referencial teórico da análise, contribuindo na compreensão do conceito de participação. Os documentos estudados demonstram de formas diferentes como inseriram a comunidade universitária em sua elaboração, demonstrando que os caminhos escolhidos para sua constituição levam à compreensão de duas formas de participação: representativa e semidireta. Enquanto o PDI 2013-2018 apresenta um percurso voltado para que a comunidade se envolvesse na sua elaboração por meio de seus representantes o PDI 2019-2023 mostrou um percurso que possibilitou a participação da comunidade interna e externa da universidade, não somente por meio de seus representantes, mas dela própria mediante consulta e audiência pública. A inclusão da comunidade no último documento demonstra que que a escolha dos mecanismos pode contribuir de forma significativa para uma melhor inserção da comunidade nas discussões e deliberações referentes às pautas da universidade.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de PedagogiaUFALPrado, Edna Cristina dohttp://lattes.cnpq.br/8158728896858544Paz, Sandra Regina dahttp://lattes.cnpq.br/8370670998648144Cruz Neto, Tiago Leandro dahttp://lattes.cnpq.br/5803533152450545Oliveira, Larissa da Silva2021-05-18T00:17:38Z2021-05-172021-05-18T00:17:38Z2020-01-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Larissa da Silva. A participação da comunidade acadêmica da ufal nos planos de desenvolvimento institucional (2013-2023). 26 f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7827porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-05-18T00:17:38Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7827Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-05-18T00:17:38Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A participação da comunidade acadêmica da ufal nos planos de desenvolvimento institucional (2013-2023) |
title |
A participação da comunidade acadêmica da ufal nos planos de desenvolvimento institucional (2013-2023) |
spellingShingle |
A participação da comunidade acadêmica da ufal nos planos de desenvolvimento institucional (2013-2023) Oliveira, Larissa da Silva Participação Universidade Federal de Alagoas Plano de Desenvolvimento Institucional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A participação da comunidade acadêmica da ufal nos planos de desenvolvimento institucional (2013-2023) |
title_full |
A participação da comunidade acadêmica da ufal nos planos de desenvolvimento institucional (2013-2023) |
title_fullStr |
A participação da comunidade acadêmica da ufal nos planos de desenvolvimento institucional (2013-2023) |
title_full_unstemmed |
A participação da comunidade acadêmica da ufal nos planos de desenvolvimento institucional (2013-2023) |
title_sort |
A participação da comunidade acadêmica da ufal nos planos de desenvolvimento institucional (2013-2023) |
author |
Oliveira, Larissa da Silva |
author_facet |
Oliveira, Larissa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Prado, Edna Cristina do http://lattes.cnpq.br/8158728896858544 Paz, Sandra Regina da http://lattes.cnpq.br/8370670998648144 Cruz Neto, Tiago Leandro da http://lattes.cnpq.br/5803533152450545 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Larissa da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Participação Universidade Federal de Alagoas Plano de Desenvolvimento Institucional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Participação Universidade Federal de Alagoas Plano de Desenvolvimento Institucional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
ARTIGO TCC |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-10 2021-05-18T00:17:38Z 2021-05-17 2021-05-18T00:17:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Larissa da Silva. A participação da comunidade acadêmica da ufal nos planos de desenvolvimento institucional (2013-2023). 26 f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7827 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Larissa da Silva. A participação da comunidade acadêmica da ufal nos planos de desenvolvimento institucional (2013-2023). 26 f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Pedagogia UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de Pedagogia UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233737499312128 |