Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Bruno César Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5930
Resumo: The aim of this research is to point out a possibility of reading the work of Itamar Assumpção, identifying, in his songs, an inventive and original compositional model, often used by the composer, in which the memory — individual or collective — through intertextual constructions, articulates constant dialogues with the tradition of Brazilian music and poetry. In this dialogue, the voices transmute into others, and in other utterances and texts, weaving a kind of mosaic, in which the parts that compose it join together and form a new object, although never homogeneous. From the attentive and responsive reading/listening of their discs — Beleléu, leléu, eu (1981); Às próprias custas S/A (1982); Sampa Midnight – Isso não vai ficar assim (1985); Intercontinental! Quem diria! Era só o que faltava!!! (1988); Bicho de 7 cabeças (1993); Ataulfo Alves por Itamar Assumpção – Pra sempre agora (1995); Pretobrás (1998, 2010) e Vasconcelos e Assumpção – Isso vai dar repercussão (2004) — a corpus with illustrative songs of its compositional model was developed, highlighting also the dialogue with the public listener and its trajectory through the music scene independent paulistana, in response to the consumerist model of the phonographic industry. The main theoretical references used as dialogue in this research are: Cavarero (2011); Zumthor (2010; 2014); Canclini (1998) and Tatit (2002; 2004; 2014).
id UFAL_0d624414aea82826b09d9fdc7feacd9f
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5930
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar AssumpçãoAssumpção, Itamar, 1949-2003 – Crítica e interpretaçãoMúsica popular - BrasilPoesia contemporânea brasileiraPluralidade culturalCompositores – BrasilBrazilian folk songContemporary brazilian poetryPluralityCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESThe aim of this research is to point out a possibility of reading the work of Itamar Assumpção, identifying, in his songs, an inventive and original compositional model, often used by the composer, in which the memory — individual or collective — through intertextual constructions, articulates constant dialogues with the tradition of Brazilian music and poetry. In this dialogue, the voices transmute into others, and in other utterances and texts, weaving a kind of mosaic, in which the parts that compose it join together and form a new object, although never homogeneous. From the attentive and responsive reading/listening of their discs — Beleléu, leléu, eu (1981); Às próprias custas S/A (1982); Sampa Midnight – Isso não vai ficar assim (1985); Intercontinental! Quem diria! Era só o que faltava!!! (1988); Bicho de 7 cabeças (1993); Ataulfo Alves por Itamar Assumpção – Pra sempre agora (1995); Pretobrás (1998, 2010) e Vasconcelos e Assumpção – Isso vai dar repercussão (2004) — a corpus with illustrative songs of its compositional model was developed, highlighting also the dialogue with the public listener and its trajectory through the music scene independent paulistana, in response to the consumerist model of the phonographic industry. The main theoretical references used as dialogue in this research are: Cavarero (2011); Zumthor (2010; 2014); Canclini (1998) and Tatit (2002; 2004; 2014).O objetivo desta pesquisa é apontar uma possibilidade de leitura da obra de Itamar Assumpção, identificando, em suas canções, um modelo composicional inventivo e original, frequentemente utilizado pelo compositor, no qual a memória — individual ou coletiva — por meio de construções intertextuais, articula constantes diálogos com a tradição da música e da poesia brasileiras. Nesses diálogos, as vozes transmutam-se em outras, e em outros enunciados e textos, tecendo uma espécie de mosaico, no qual as partes que o compõem se juntam e formam um novo objeto, embora nunca homogêneo. A partir da leitura/escuta atenta e responsiva de seus discos — Beleléu, leléu, eu (1981); Às próprias custas S/A (1982); Sampa Midnight – Isso não vai ficar assim (1985); Intercontinental! Quem diria! Era só o que faltava!!! (1988); Bicho de 7 cabeças (1993); Ataulfo Alves por Itamar Assumpção – Pra sempre agora (1995); Pretobrás (1998, 2010) e Vasconcelos e Assumpção – Isso vai dar repercussão (2004) —, foi desenvolvido um corpus com canções ilustrativas de seu modelo composicional, destacando também o diálogo com o público ouvinte e sua trajetória pelo cenário da música independente paulistana, em resposta ao modelo consumista da indústria fonográfica. As principais referências teóricas utilizadas como diálogo nesta pesquisa são: Cavarero (2011); Zumthor (2010; 2014); Canclini (1998); Bakhtin (2011) e Tatit (2002; 2004; 2014).Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Linguística e LiteraturaUFALSilva, Susana Soutohttp://lattes.cnpq.br/6356306442921117Oliveira, Acauam Silvério dehttp://lattes.cnpq.br/8769010940218337Marques, Marcelo Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/7128574046378477Martins, Ana Claudia Aymoréhttp://lattes.cnpq.br/9682809265187010Auad, Pedro Henrique Trindade Kalilhttp://lattes.cnpq.br/8135166291673802Barbosa, Bruno César Ribeiro2019-09-12T16:57:37Z2019-09-122019-09-12T16:57:37Z2019-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBARBOSA, Bruno César Ribeiro. Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção. 2019. 164 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguísticas e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5930porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-09-12T16:59:34Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/5930Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-09-12T16:59:34Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção
title Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção
spellingShingle Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção
Barbosa, Bruno César Ribeiro
Assumpção, Itamar, 1949-2003 – Crítica e interpretação
Música popular - Brasil
Poesia contemporânea brasileira
Pluralidade cultural
Compositores – Brasil
Brazilian folk song
Contemporary brazilian poetry
Plurality
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção
title_full Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção
title_fullStr Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção
title_full_unstemmed Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção
title_sort Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção
author Barbosa, Bruno César Ribeiro
author_facet Barbosa, Bruno César Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Susana Souto
http://lattes.cnpq.br/6356306442921117
Oliveira, Acauam Silvério de
http://lattes.cnpq.br/8769010940218337
Marques, Marcelo Ferreira
http://lattes.cnpq.br/7128574046378477
Martins, Ana Claudia Aymoré
http://lattes.cnpq.br/9682809265187010
Auad, Pedro Henrique Trindade Kalil
http://lattes.cnpq.br/8135166291673802
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Bruno César Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Assumpção, Itamar, 1949-2003 – Crítica e interpretação
Música popular - Brasil
Poesia contemporânea brasileira
Pluralidade cultural
Compositores – Brasil
Brazilian folk song
Contemporary brazilian poetry
Plurality
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Assumpção, Itamar, 1949-2003 – Crítica e interpretação
Música popular - Brasil
Poesia contemporânea brasileira
Pluralidade cultural
Compositores – Brasil
Brazilian folk song
Contemporary brazilian poetry
Plurality
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description The aim of this research is to point out a possibility of reading the work of Itamar Assumpção, identifying, in his songs, an inventive and original compositional model, often used by the composer, in which the memory — individual or collective — through intertextual constructions, articulates constant dialogues with the tradition of Brazilian music and poetry. In this dialogue, the voices transmute into others, and in other utterances and texts, weaving a kind of mosaic, in which the parts that compose it join together and form a new object, although never homogeneous. From the attentive and responsive reading/listening of their discs — Beleléu, leléu, eu (1981); Às próprias custas S/A (1982); Sampa Midnight – Isso não vai ficar assim (1985); Intercontinental! Quem diria! Era só o que faltava!!! (1988); Bicho de 7 cabeças (1993); Ataulfo Alves por Itamar Assumpção – Pra sempre agora (1995); Pretobrás (1998, 2010) e Vasconcelos e Assumpção – Isso vai dar repercussão (2004) — a corpus with illustrative songs of its compositional model was developed, highlighting also the dialogue with the public listener and its trajectory through the music scene independent paulistana, in response to the consumerist model of the phonographic industry. The main theoretical references used as dialogue in this research are: Cavarero (2011); Zumthor (2010; 2014); Canclini (1998) and Tatit (2002; 2004; 2014).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-12T16:57:37Z
2019-09-12
2019-09-12T16:57:37Z
2019-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Bruno César Ribeiro. Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção. 2019. 164 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguísticas e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5930
identifier_str_mv BARBOSA, Bruno César Ribeiro. Eu me transmuto em outras: vozes múltiplas na canção de Itamar Assumpção. 2019. 164 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguísticas e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233731484680192