FA_PorT: um framework para sistemas portfólio-tutor baseado em agentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Fábio Nicácio de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/853
Resumo: Distance Education expands the scope of the inside classroom teaching model since anybody, independent of where he lives or how much available time he has, has the opportunity to initiate or complement his studies. Considering access facility, availability and interaction resources provided, the Internet is a midia sufficiently used for Distance Education. This work has as objective the design and implementation of a framework, FA_PorT,for Portfolio-Tutoring systems coupled a Intelligent Tutoring Systems (STI) and using agents and present two applications Portfolio-Tutoring, created from the framework The FA_PorT mainly aiming the design of a model computer-based interactive learning environment for Portfolio-Tutoring systems. Each system Portfolio-Tutoring will be able to be used in the context of environment for EAD in the web. The framework proposed, aims to reuse of internal architecture (or skeleton) of a portfolio-tutoring system based on ITS and Agents, doing with that development time of a new portfolio-tutoring system will be reduced.
id UFAL_22dedf4989831b9a282aac901b016d47
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/853
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling FA_PorT: um framework para sistemas portfólio-tutor baseado em agentesFA_PorT: a framework for portfolio-tutoring systems basead in agentsDistance learningFramework (Software architecture)Eletronic portfolioIntelligent tutorial systemsIntelligence agentsEnsino a distânciaFramework (Arquitetura de software)Portfólio eletrônicoSistemas tutoriais inteligentesAgentes dos serviços de inteligênciaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAODistance Education expands the scope of the inside classroom teaching model since anybody, independent of where he lives or how much available time he has, has the opportunity to initiate or complement his studies. Considering access facility, availability and interaction resources provided, the Internet is a midia sufficiently used for Distance Education. This work has as objective the design and implementation of a framework, FA_PorT,for Portfolio-Tutoring systems coupled a Intelligent Tutoring Systems (STI) and using agents and present two applications Portfolio-Tutoring, created from the framework The FA_PorT mainly aiming the design of a model computer-based interactive learning environment for Portfolio-Tutoring systems. Each system Portfolio-Tutoring will be able to be used in the context of environment for EAD in the web. The framework proposed, aims to reuse of internal architecture (or skeleton) of a portfolio-tutoring system based on ITS and Agents, doing with that development time of a new portfolio-tutoring system will be reduced.A Educação a Distância (EAD) amplia o alcance da modalidade de ensino presencial, já que fornece aos indiví­duos, independentemente do local onde moram ou tempo disponí­vel, a oportunidade de iniciar ou complementar seus estudos. Em virtude da facilidade de acesso, disponibilidade e recursos de interação existentes, a Internet é uma mí­dia bastante utilizada na EAD. O objetivo deste trabalho é projetar e implementar um framework, FA_PorT, para sistemas Portfólio-Tutor acoplado a um sistema Tutor Inteligente (STI) utilizando Agentes e apresentar duas aplicações Portfólio-Tutor, criadas a partir do framework. O FA_PorT visa propor um modelo de ambiente interativo de ensino e aprendizagem baseado numa arquitetura para sistemas Portfólio-Tutor. Cada sistema Portfólio-Tutor construí­do a partir do framework pode ser utilizado no contexto de ambientes de EAD na web. O framework proposto objetiva o reaproveitamento da estrutura interna (núcleo comum) de um sistema Portfólio-Tutor baseado em STI e Agentes, fazendo com que o tempo de desenvolvimento de um novo sistema Portfólio-Tutor seja reduzidoUniversidade Federal de AlagoasBRPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de ConhecimentoUFALHernández-Domínguez, Arturohttp://lattes.cnpq.br/4485667581908849Costa, Evandro de Barroshttp://lattes.cnpq.br/5760364940162939Costa, Fábio Paraguaçu Duarte dahttp://lattes.cnpq.br/5438107871273282Ferneda, Edilsonhttp://lattes.cnpq.br/2531761427648020Medeiros, Fábio Nicácio de2015-08-25T18:46:28Z2007-05-152015-08-25T18:46:28Z2006-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfMEDEIROS, Fábio Nicácio de. FA_PorT: um framework para sistemas portfólio-tutor baseado em agentes. 2006. 162 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006.http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/853porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2020-07-21T03:40:47Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/853Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2020-07-21T03:40:47Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv FA_PorT: um framework para sistemas portfólio-tutor baseado em agentes
FA_PorT: a framework for portfolio-tutoring systems basead in agents
title FA_PorT: um framework para sistemas portfólio-tutor baseado em agentes
spellingShingle FA_PorT: um framework para sistemas portfólio-tutor baseado em agentes
Medeiros, Fábio Nicácio de
Distance learning
Framework (Software architecture)
Eletronic portfolio
Intelligent tutorial systems
Intelligence agents
Ensino a distância
Framework (Arquitetura de software)
Portfólio eletrônico
Sistemas tutoriais inteligentes
Agentes dos serviços de inteligência
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAO
title_short FA_PorT: um framework para sistemas portfólio-tutor baseado em agentes
title_full FA_PorT: um framework para sistemas portfólio-tutor baseado em agentes
title_fullStr FA_PorT: um framework para sistemas portfólio-tutor baseado em agentes
title_full_unstemmed FA_PorT: um framework para sistemas portfólio-tutor baseado em agentes
title_sort FA_PorT: um framework para sistemas portfólio-tutor baseado em agentes
author Medeiros, Fábio Nicácio de
author_facet Medeiros, Fábio Nicácio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hernández-Domínguez, Arturo
http://lattes.cnpq.br/4485667581908849
Costa, Evandro de Barros
http://lattes.cnpq.br/5760364940162939
Costa, Fábio Paraguaçu Duarte da
http://lattes.cnpq.br/5438107871273282
Ferneda, Edilson
http://lattes.cnpq.br/2531761427648020
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Fábio Nicácio de
dc.subject.por.fl_str_mv Distance learning
Framework (Software architecture)
Eletronic portfolio
Intelligent tutorial systems
Intelligence agents
Ensino a distância
Framework (Arquitetura de software)
Portfólio eletrônico
Sistemas tutoriais inteligentes
Agentes dos serviços de inteligência
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAO
topic Distance learning
Framework (Software architecture)
Eletronic portfolio
Intelligent tutorial systems
Intelligence agents
Ensino a distância
Framework (Arquitetura de software)
Portfólio eletrônico
Sistemas tutoriais inteligentes
Agentes dos serviços de inteligência
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAO
description Distance Education expands the scope of the inside classroom teaching model since anybody, independent of where he lives or how much available time he has, has the opportunity to initiate or complement his studies. Considering access facility, availability and interaction resources provided, the Internet is a midia sufficiently used for Distance Education. This work has as objective the design and implementation of a framework, FA_PorT,for Portfolio-Tutoring systems coupled a Intelligent Tutoring Systems (STI) and using agents and present two applications Portfolio-Tutoring, created from the framework The FA_PorT mainly aiming the design of a model computer-based interactive learning environment for Portfolio-Tutoring systems. Each system Portfolio-Tutoring will be able to be used in the context of environment for EAD in the web. The framework proposed, aims to reuse of internal architecture (or skeleton) of a portfolio-tutoring system based on ITS and Agents, doing with that development time of a new portfolio-tutoring system will be reduced.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-11
2007-05-15
2015-08-25T18:46:28Z
2015-08-25T18:46:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDEIROS, Fábio Nicácio de. FA_PorT: um framework para sistemas portfólio-tutor baseado em agentes. 2006. 162 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006.
http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/853
identifier_str_mv MEDEIROS, Fábio Nicácio de. FA_PorT: um framework para sistemas portfólio-tutor baseado em agentes. 2006. 162 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Instituto de Computação, Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006.
url http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
BR
Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
BR
Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233732995678208