Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614064 |
Resumo: | Orientador: Ricardo Ribeiro Gudwin |
id |
UNICAMP-30_95b05ce8ea1ac4673d292fa1190a39d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::783096 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagensContent management in a language teaching environment based on intelligent tutoring system with lexeme-agents and image semantizationSistemas tutoriais inteligentesSistemas multiagentesSemiótica e computaçãoEnsino a distânciaIntelligent tutoring systemsMultiagent systemSemiotic and computingDistance learningMetadataOrientador: Ricardo Ribeiro GudwinDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoResumo: Este trabalho propõe uma arquitetura baseada em um sistema tutor inteligente (STI) para ambientes de ensino de línguas. A principal contribuição da proposta está no mecanismo de seleção e sequenciamento dos conteúdos, e baseia-se na estratégia de tratar cada lexema da língua-alvo (L2) como uma unidade pedagógica autônoma, cujo objetivo é ser aprendida instanciada na forma de um agente de software. Essa estratégia cria um arranjo bottom-up que é flexível o bastante para adaptar-se a mudanças nos objetivos pedagógicos e para reproduzir a natureza gradual, contextualizada e em grande medida inconsciente da aquisição da língua materna (L1). A arquitetura proposta é baseada em três principais pilares: (i) os agentes-lexemas da língua-alvo (L2) competem por um recurso limitado, a interface do curso; (ii) as imagens usadas nas cenas do curso são associadas a metadados que as descrevem semanticamente, influindo no comportamento dos agentes e (iii) uma ontologia da L2 define as relações semânticas e sintáticas entre seus lexemas e assim embasa as inferências feitas pelo sistema multiagenteAbstract: This work proposes an architecture based on an Intelligent Tutoring System (ITS) for language teaching environments. The main contribution of the proposal is in its content selection and sequencing mechanism, and is based on the strategy of treating each lexeme of the target language (L2) as an autonomous pedagogical unit, whose goal is to be learned instantiated as a software agent. This strategy creates a bottom-up approach that is flexible enough to adapt to changes in the pedagogical objectives and to reproduce the gradual, contextualized and somewhat unconscious nature of the first language (L1) acquisition. The proposed architecture is based on three main pillars: (i) the lexemeagents of the target language (L2) compete for a limited resource, the course interface; (ii) the images used in the course scenes are associated to metadata that describe them semantically, influencing the behavior of the agents and (iii) an ontology of L2 defines the semantic and syntactic relations of its lexemes and then underpins the inferences made by the multiagent systemMestradoEngenharia de ComputaçãoMestre em Engenharia ElétricaGudwin, Ricardo Ribeiro, 1967-Françozo, EdsonHenriques, Marco Aurelio AmaralUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASÁvila, Ismael Mattos Andrade2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf132 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614064ÁVILA, Ismael Mattos Andrade. Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens. 2010. 132 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614064. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/783096porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:08:08Zoai::783096Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:08:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens Content management in a language teaching environment based on intelligent tutoring system with lexeme-agents and image semantization |
title |
Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens |
spellingShingle |
Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens Ávila, Ismael Mattos Andrade Sistemas tutoriais inteligentes Sistemas multiagentes Semiótica e computação Ensino a distância Intelligent tutoring systems Multiagent system Semiotic and computing Distance learning Metadata |
title_short |
Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens |
title_full |
Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens |
title_fullStr |
Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens |
title_full_unstemmed |
Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens |
title_sort |
Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens |
author |
Ávila, Ismael Mattos Andrade |
author_facet |
Ávila, Ismael Mattos Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gudwin, Ricardo Ribeiro, 1967- Françozo, Edson Henriques, Marco Aurelio Amaral Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ávila, Ismael Mattos Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistemas tutoriais inteligentes Sistemas multiagentes Semiótica e computação Ensino a distância Intelligent tutoring systems Multiagent system Semiotic and computing Distance learning Metadata |
topic |
Sistemas tutoriais inteligentes Sistemas multiagentes Semiótica e computação Ensino a distância Intelligent tutoring systems Multiagent system Semiotic and computing Distance learning Metadata |
description |
Orientador: Ricardo Ribeiro Gudwin |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614064 ÁVILA, Ismael Mattos Andrade. Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens. 2010. 132 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614064. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614064 |
identifier_str_mv |
ÁVILA, Ismael Mattos Andrade. Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens. 2010. 132 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614064. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/783096 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 132 p. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189045809446912 |