Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ávila, Ismael Mattos Andrade
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614064
Resumo: Orientador: Ricardo Ribeiro Gudwin
id UNICAMP-30_95b05ce8ea1ac4673d292fa1190a39d8
oai_identifier_str oai::783096
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagensContent management in a language teaching environment based on intelligent tutoring system with lexeme-agents and image semantizationSistemas tutoriais inteligentesSistemas multiagentesSemiótica e computaçãoEnsino a distânciaIntelligent tutoring systemsMultiagent systemSemiotic and computingDistance learningMetadataOrientador: Ricardo Ribeiro GudwinDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoResumo: Este trabalho propõe uma arquitetura baseada em um sistema tutor inteligente (STI) para ambientes de ensino de línguas. A principal contribuição da proposta está no mecanismo de seleção e sequenciamento dos conteúdos, e baseia-se na estratégia de tratar cada lexema da língua-alvo (L2) como uma unidade pedagógica autônoma, cujo objetivo é ser aprendida instanciada na forma de um agente de software. Essa estratégia cria um arranjo bottom-up que é flexível o bastante para adaptar-se a mudanças nos objetivos pedagógicos e para reproduzir a natureza gradual, contextualizada e em grande medida inconsciente da aquisição da língua materna (L1). A arquitetura proposta é baseada em três principais pilares: (i) os agentes-lexemas da língua-alvo (L2) competem por um recurso limitado, a interface do curso; (ii) as imagens usadas nas cenas do curso são associadas a metadados que as descrevem semanticamente, influindo no comportamento dos agentes e (iii) uma ontologia da L2 define as relações semânticas e sintáticas entre seus lexemas e assim embasa as inferências feitas pelo sistema multiagenteAbstract: This work proposes an architecture based on an Intelligent Tutoring System (ITS) for language teaching environments. The main contribution of the proposal is in its content selection and sequencing mechanism, and is based on the strategy of treating each lexeme of the target language (L2) as an autonomous pedagogical unit, whose goal is to be learned instantiated as a software agent. This strategy creates a bottom-up approach that is flexible enough to adapt to changes in the pedagogical objectives and to reproduce the gradual, contextualized and somewhat unconscious nature of the first language (L1) acquisition. The proposed architecture is based on three main pillars: (i) the lexemeagents of the target language (L2) compete for a limited resource, the course interface; (ii) the images used in the course scenes are associated to metadata that describe them semantically, influencing the behavior of the agents and (iii) an ontology of L2 defines the semantic and syntactic relations of its lexemes and then underpins the inferences made by the multiagent systemMestradoEngenharia de ComputaçãoMestre em Engenharia ElétricaGudwin, Ricardo Ribeiro, 1967-Françozo, EdsonHenriques, Marco Aurelio AmaralUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASÁvila, Ismael Mattos Andrade2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf132 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614064ÁVILA, Ismael Mattos Andrade. Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens. 2010. 132 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614064. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/783096porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:08:08Zoai::783096Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:08:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens
Content management in a language teaching environment based on intelligent tutoring system with lexeme-agents and image semantization
title Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens
spellingShingle Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens
Ávila, Ismael Mattos Andrade
Sistemas tutoriais inteligentes
Sistemas multiagentes
Semiótica e computação
Ensino a distância
Intelligent tutoring systems
Multiagent system
Semiotic and computing
Distance learning
Metadata
title_short Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens
title_full Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens
title_fullStr Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens
title_full_unstemmed Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens
title_sort Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens
author Ávila, Ismael Mattos Andrade
author_facet Ávila, Ismael Mattos Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gudwin, Ricardo Ribeiro, 1967-
Françozo, Edson
Henriques, Marco Aurelio Amaral
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ávila, Ismael Mattos Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas tutoriais inteligentes
Sistemas multiagentes
Semiótica e computação
Ensino a distância
Intelligent tutoring systems
Multiagent system
Semiotic and computing
Distance learning
Metadata
topic Sistemas tutoriais inteligentes
Sistemas multiagentes
Semiótica e computação
Ensino a distância
Intelligent tutoring systems
Multiagent system
Semiotic and computing
Distance learning
Metadata
description Orientador: Ricardo Ribeiro Gudwin
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614064
ÁVILA, Ismael Mattos Andrade. Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens. 2010. 132 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614064. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614064
identifier_str_mv ÁVILA, Ismael Mattos Andrade. Gestão de conteúdos em um ambiente de ensino de línguas baseado em sistema tutor inteligente com agentes-lexemas e semantização de imagens. 2010. 132 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1614064. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/783096
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
132 p. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189045809446912