Teoria dos números: uma introdução motivadora direcionada aos docentes do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Alexandre Augusto Cavalcante de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2444
Resumo: Facing the mathematics teacher of basic education, this paper presents extensive motivating material in Number Theory, area of Pure Mathematics branch that studies the integers as well as a widw class of problems arising from this study. Topics covered are finite principle of induction, divisibility, greatest common divisor, primes and modular congruence. The theory is discussed in an understandable, balanced in its formalism, always preceded by motivating examples and with a reasonable amount of exercise resolved, the classics to the Olympic level. Historical notes are also included as a motivational element. We also present suggestions for activities that can be applied to the student. What is expected, with everything, is to help the teacher in their performance in the classroom, by understanding the basic topics of number theory; urging him to now Olympic form groups of intensive training, and make them aware of the importance of their continuing education and thereby encourage, your enrollment in any master's program.
id UFAL_43bca5d292a7a32e7001511b8e590dad
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2444
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Teoria dos números: uma introdução motivadora direcionada aos docentes do ensino básicoTheory of numbers: an introduction motivation targeted to teachers of basic educationMatemática - Estudo ensinoProfessores - FormaçãoTeoria dos númerosDivisãoCongruência modularNumber TheoryDivisibilityModular CongruenceMathematics TeachingCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAFacing the mathematics teacher of basic education, this paper presents extensive motivating material in Number Theory, area of Pure Mathematics branch that studies the integers as well as a widw class of problems arising from this study. Topics covered are finite principle of induction, divisibility, greatest common divisor, primes and modular congruence. The theory is discussed in an understandable, balanced in its formalism, always preceded by motivating examples and with a reasonable amount of exercise resolved, the classics to the Olympic level. Historical notes are also included as a motivational element. We also present suggestions for activities that can be applied to the student. What is expected, with everything, is to help the teacher in their performance in the classroom, by understanding the basic topics of number theory; urging him to now Olympic form groups of intensive training, and make them aware of the importance of their continuing education and thereby encourage, your enrollment in any master's program.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVoltado ao professor de matemática do ensino básico, este trabalho apresenta extenso material motivador na área de Teoria dos Números, ramo da Matemática Pura que estuda os números inteiros, bem como uma larga classe de problemas que surge desse estudo. Os tópicos abordados são princípio da indução finita, divisibilidade, máximo divisor comum, números primos e congruência modular. A teoria é abordada de forma inteligível, equilibrada em seu formalismo, sempre precedida de exemplos motivadores e com uma quantidade razoável de exercícios resolvidos, dos clássicos até os níveis olímpicos. Notas históricas também são inseridas como elemento motivacional. Também são apresentadas sugestões de atividades que podem ser aplicadas ao discente. O que se espera, com tudo, é ajudar o professor no seu desempenho em sala de aula, através da compreensão dos tópicos básicos de Teoria dos Números; instigando-o a formar doravante grupos olímpicos de treinamento intensivo, além de sensibilizá-lo acerca da importância de sua formação continuada, encorajando, assim, sua inscrição em algum programa de mestrado.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFALLima, José Carlos Almeida dehttp://lattes.cnpq.br/3190621555949366Micena, Fernando Pereirahttp://lattes.cnpq.br/7740908006622168Sousa Neto, Vicente Francisco dehttp://lattes.cnpq.br/6209992046951297Faria, Alexandre Augusto Cavalcante de2018-02-01T14:48:07Z2018-01-312018-02-01T14:48:07Z2015-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIA, Alexandre Augusto Cavalcante de. Teoria dos números: uma introdução motivadora direcionada aos docentes do ensino básico. 2015. 176 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2444porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-12-05T16:47:28Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2444Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-12-05T16:47:28Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria dos números: uma introdução motivadora direcionada aos docentes do ensino básico
Theory of numbers: an introduction motivation targeted to teachers of basic education
title Teoria dos números: uma introdução motivadora direcionada aos docentes do ensino básico
spellingShingle Teoria dos números: uma introdução motivadora direcionada aos docentes do ensino básico
Faria, Alexandre Augusto Cavalcante de
Matemática - Estudo ensino
Professores - Formação
Teoria dos números
Divisão
Congruência modular
Number Theory
Divisibility
Modular Congruence
Mathematics Teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Teoria dos números: uma introdução motivadora direcionada aos docentes do ensino básico
title_full Teoria dos números: uma introdução motivadora direcionada aos docentes do ensino básico
title_fullStr Teoria dos números: uma introdução motivadora direcionada aos docentes do ensino básico
title_full_unstemmed Teoria dos números: uma introdução motivadora direcionada aos docentes do ensino básico
title_sort Teoria dos números: uma introdução motivadora direcionada aos docentes do ensino básico
author Faria, Alexandre Augusto Cavalcante de
author_facet Faria, Alexandre Augusto Cavalcante de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, José Carlos Almeida de
http://lattes.cnpq.br/3190621555949366
Micena, Fernando Pereira
http://lattes.cnpq.br/7740908006622168
Sousa Neto, Vicente Francisco de
http://lattes.cnpq.br/6209992046951297
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Alexandre Augusto Cavalcante de
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo ensino
Professores - Formação
Teoria dos números
Divisão
Congruência modular
Number Theory
Divisibility
Modular Congruence
Mathematics Teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Matemática - Estudo ensino
Professores - Formação
Teoria dos números
Divisão
Congruência modular
Number Theory
Divisibility
Modular Congruence
Mathematics Teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Facing the mathematics teacher of basic education, this paper presents extensive motivating material in Number Theory, area of Pure Mathematics branch that studies the integers as well as a widw class of problems arising from this study. Topics covered are finite principle of induction, divisibility, greatest common divisor, primes and modular congruence. The theory is discussed in an understandable, balanced in its formalism, always preceded by motivating examples and with a reasonable amount of exercise resolved, the classics to the Olympic level. Historical notes are also included as a motivational element. We also present suggestions for activities that can be applied to the student. What is expected, with everything, is to help the teacher in their performance in the classroom, by understanding the basic topics of number theory; urging him to now Olympic form groups of intensive training, and make them aware of the importance of their continuing education and thereby encourage, your enrollment in any master's program.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-16
2018-02-01T14:48:07Z
2018-01-31
2018-02-01T14:48:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIA, Alexandre Augusto Cavalcante de. Teoria dos números: uma introdução motivadora direcionada aos docentes do ensino básico. 2015. 176 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2444
identifier_str_mv FARIA, Alexandre Augusto Cavalcante de. Teoria dos números: uma introdução motivadora direcionada aos docentes do ensino básico. 2015. 176 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233749627142144