O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Nadia Regina Loureiro de Barros
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/555
Resumo: Este trabalho objetiva desenvolver uma análise do funcionamento do discurso de docentes de matemática do 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de Maceió, materializado em textos escritos (Redação). Partindo de uma questão-temática (Como percebo a aprendizagem da matemática por parte de alunas e alunos?), a análise busca apreender como a posição sujeito docente repercute na relação das alunas com a matemática, tendo como suposto uma construção identitária gendrada do saber. A proposta é que a análise destes textos escritos aponte para as marcas discursivas sobre a visão de gênero dos sujeitos docentes de matemática. Situa-se o discurso docente sobre a aprendizagem da matemática na escola à luz dos conceitos de gênero, silenciamento discursivo e currículo oculto, respaldada nas teorias da Análise do Discurso e dos estudos de gênero. Sob um olhar de gênero, apresenta-se o percurso da análise do funcionamento discursivo, contemplando o procedimento investigativo e a análise das sequências discursivas; nestas, docentes funcionam como porta-vozes de um ideário historicamente construído pela Formação Ideológica patriarcado-capitalismo e materializada na Formação Discursiva da ciência androcêntrica que, neste estudo, corresponde ao ensino da matemática na escola. Assim funcionando, a posição de sujeito docente contribui para a manutenção de relações sociais de gênero, próprias da ordem capitalista e patriarcal.
id UFAL_47996bd6195143d1bf8defff52d071e9
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/555
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemáticaLe silence discursive du genre dans le curriculum cachê de l enseignement des mathématiquesDiscoursSilenceGenreScienceÉcoleCurriculum cachéDiscursoSilenciamentoGêneroCiênciaEscolaCurrículo ocultoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAEste trabalho objetiva desenvolver uma análise do funcionamento do discurso de docentes de matemática do 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de Maceió, materializado em textos escritos (Redação). Partindo de uma questão-temática (Como percebo a aprendizagem da matemática por parte de alunas e alunos?), a análise busca apreender como a posição sujeito docente repercute na relação das alunas com a matemática, tendo como suposto uma construção identitária gendrada do saber. A proposta é que a análise destes textos escritos aponte para as marcas discursivas sobre a visão de gênero dos sujeitos docentes de matemática. Situa-se o discurso docente sobre a aprendizagem da matemática na escola à luz dos conceitos de gênero, silenciamento discursivo e currículo oculto, respaldada nas teorias da Análise do Discurso e dos estudos de gênero. Sob um olhar de gênero, apresenta-se o percurso da análise do funcionamento discursivo, contemplando o procedimento investigativo e a análise das sequências discursivas; nestas, docentes funcionam como porta-vozes de um ideário historicamente construído pela Formação Ideológica patriarcado-capitalismo e materializada na Formação Discursiva da ciência androcêntrica que, neste estudo, corresponde ao ensino da matemática na escola. Assim funcionando, a posição de sujeito docente contribui para a manutenção de relações sociais de gênero, próprias da ordem capitalista e patriarcal.Universidade Federal de AlagoasBRLinguística; Literatura BrasileiraPrograma de Pós-Graduação em Letras e LinguísticaUFALAmaral, Maria Virgínia BorgesAMARAL, M. Virgínia BorgesMelo, Kátia Maria Silva dehttp://lattes.cnpq.br/5375151893852187Barretto, Elvira Simõeshttp://lattes.cnpq.br/8938462538963163Silva Sobrinho, Helson Flavio daSILVA SOBRINHO, H. F.Lameiras, Maria Stela Torres Barroshttp://lattes.cnpq.br/5818635755922947Lima, Nadia Regina Loureiro de Barros2015-08-25T18:30:30Z2012-10-092015-08-25T18:30:30Z2011-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfLIMA, Nadia Regina Loureiro de Barros. Le silence discursive du genre dans le curriculum cachê de l enseignement des mathématiques. 2011. 156 f. Tese (Doutorado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/555porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2018-10-24T20:37:00Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/555Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2018-10-24T20:37Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática
Le silence discursive du genre dans le curriculum cachê de l enseignement des mathématiques
title O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática
spellingShingle O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática
Lima, Nadia Regina Loureiro de Barros
Discours
Silence
Genre
Science
École
Curriculum caché
Discurso
Silenciamento
Gênero
Ciência
Escola
Currículo oculto
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática
title_full O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática
title_fullStr O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática
title_full_unstemmed O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática
title_sort O silenciamento discursivo de gênero no currículo oculto do ensino da matemática
author Lima, Nadia Regina Loureiro de Barros
author_facet Lima, Nadia Regina Loureiro de Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Maria Virgínia Borges
AMARAL, M. Virgínia Borges
Melo, Kátia Maria Silva de
http://lattes.cnpq.br/5375151893852187
Barretto, Elvira Simões
http://lattes.cnpq.br/8938462538963163
Silva Sobrinho, Helson Flavio da
SILVA SOBRINHO, H. F.
Lameiras, Maria Stela Torres Barros
http://lattes.cnpq.br/5818635755922947
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Nadia Regina Loureiro de Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Discours
Silence
Genre
Science
École
Curriculum caché
Discurso
Silenciamento
Gênero
Ciência
Escola
Currículo oculto
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Discours
Silence
Genre
Science
École
Curriculum caché
Discurso
Silenciamento
Gênero
Ciência
Escola
Currículo oculto
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description Este trabalho objetiva desenvolver uma análise do funcionamento do discurso de docentes de matemática do 9° ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de Maceió, materializado em textos escritos (Redação). Partindo de uma questão-temática (Como percebo a aprendizagem da matemática por parte de alunas e alunos?), a análise busca apreender como a posição sujeito docente repercute na relação das alunas com a matemática, tendo como suposto uma construção identitária gendrada do saber. A proposta é que a análise destes textos escritos aponte para as marcas discursivas sobre a visão de gênero dos sujeitos docentes de matemática. Situa-se o discurso docente sobre a aprendizagem da matemática na escola à luz dos conceitos de gênero, silenciamento discursivo e currículo oculto, respaldada nas teorias da Análise do Discurso e dos estudos de gênero. Sob um olhar de gênero, apresenta-se o percurso da análise do funcionamento discursivo, contemplando o procedimento investigativo e a análise das sequências discursivas; nestas, docentes funcionam como porta-vozes de um ideário historicamente construído pela Formação Ideológica patriarcado-capitalismo e materializada na Formação Discursiva da ciência androcêntrica que, neste estudo, corresponde ao ensino da matemática na escola. Assim funcionando, a posição de sujeito docente contribui para a manutenção de relações sociais de gênero, próprias da ordem capitalista e patriarcal.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-12
2012-10-09
2015-08-25T18:30:30Z
2015-08-25T18:30:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Nadia Regina Loureiro de Barros. Le silence discursive du genre dans le curriculum cachê de l enseignement des mathématiques. 2011. 156 f. Tese (Doutorado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/555
identifier_str_mv LIMA, Nadia Regina Loureiro de Barros. Le silence discursive du genre dans le curriculum cachê de l enseignement des mathématiques. 2011. 156 f. Tese (Doutorado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
url http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
BR
Linguística; Literatura Brasileira
Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
BR
Linguística; Literatura Brasileira
Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233748040646656