Jogos digitais, tecnologias e educação: reflexão e propostas no contexto da Covid-19
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
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Jogos digitais, tecnologias e educação: reflexão e propostas no contexto da Covid-19Jogos digitais – AprendizagemCombate covid-19Aprendizagem digitalEnsino remoto – PandemiaEducação e SaúdeAtividades pedagógicas – PandemiaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAONullEste livro nasce de uma esperança e de uma certeza. A esperança que podemos encontrar alternativas viáveis para diminuir as consequências negativas da interrupção das atividades formais de ensino e aprendizagem em decorrência do fechamento de creches, escolas e instituições de ensino superior devido a pandemia da COVID-19. Para além da esperança, temos a certeza de que a educação se faz por diversas formas e meios, não se limitando a um espaço físico e nem a um cronograma de horas em uma sala de aula. E neste livro os autores, nos diversos capítulos, refletem, problematizam e buscam alternativas. A discussão que os diversos capítulos deste livro apresentam sobre os jogos digitais e outras tecnologias digitais no contexto da educação formal, informal e não formal, não é algo recente. Mas a situação da pandemia alerta para novas perspectivas investigativas, buscando compreender como estes artefatos culturais podem colaborar com as ações educativas, sejam elas intencionais ou fazendo-se valer de situações tangenciais. Buscamos entender os jogos digitais como um sistema computacional que envolve desafios, sendo definido por regras, interatividade e feedback, com um resultado quantificável, e que muitas vezes provocando uma reação emocional. Estes sistemas, podem agregar possibilidades de ensino e de aprendizagem. Sobre o conceito de tecnologia é necessário um olhar crítico, em uma relação dialética com o ser humano, que produz, se transforma e a transforma a tecnologia em sua produção e uso em contexto. Pensar em tecnologia é pensar para além dos sistemas computacionais, notebooks, smartphones, tablets e outros artefatos digitais. A tecnologia está em tudo aquilo que produzimos e que nos circunda, sendo fruto do nosso pensamento e desejo de promover meios que facilitam nosso cotidiano.Editora da Universidade Federal de AlagoasBrasilEDUFAL2021-08-03T18:39:11Z2021-08-032021-08-03T18:39:11Z2021-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfPIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; FRANCISCO, Deise Juliana; FERREIRA, Adilson Rocha (org.). Jogos digitais, tecnologias e educação: reflexão e propostas no contexto da Covid-19. Maceió: EDUFAL, 2021. E-book (160 p.). ISBN 978-65-5624-032-9.978-65-5624-032-9http://www.repositorio.ufal.br:8080/jspui/handle/123456789/7841porPimentel, Fernando Silvio Cavalcante (org.)Francisco, Deise Juliana (org.)Ferreira, Adilson Rocha (org.)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-08-17T05:50:35Zoai:www.repositorio.ufal.br:123456789/7841Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-08-17T05:50:35Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
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