Crianças nascidas com microcefalia e expectativas de escolarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luizy Raiane Ferreira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7606
Resumo: The following research seeks to understand the schooling expectations of parents of microcephalic children in the context of mothers located in Bahia state's Paulo Afonso City. This theoretical contribution considers disability carriers subjects with legal rights and recognize their abilities refardless of their conditions, this based in special education studies. From this point of view the environment of the school is able to provide these subjects with social, cultural and intellectual opportunities of development. This research aims to understand microcephaly consequences in children both development and schooling, and it is qualitative/exploratory and empirical in nature. The technique adopted consisted in semi- structured interviews featuring four mothers, parents of microcephalic children both in and out of the schooling age. After the research, we kept following the two major concerns: children development and children schooling, both carrying the experiences of the mothers. Within the results of this studies was found a key to a better understanding of schooling opportunities for these subjects: the pathology behavior is closely related to the expectations of the parents over their children future. This study aims to bring the topic to discussion in UFAL-Sertão graduation as well as in the academy over the equal school rights of children theme.
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spelling Crianças nascidas com microcefalia e expectativas de escolarizaçãoEducação especialEducação inclusivaEscolarizaçãoMicrocefaliaInclusãoPaulo Afonso - BahiaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALThe following research seeks to understand the schooling expectations of parents of microcephalic children in the context of mothers located in Bahia state's Paulo Afonso City. This theoretical contribution considers disability carriers subjects with legal rights and recognize their abilities refardless of their conditions, this based in special education studies. From this point of view the environment of the school is able to provide these subjects with social, cultural and intellectual opportunities of development. This research aims to understand microcephaly consequences in children both development and schooling, and it is qualitative/exploratory and empirical in nature. The technique adopted consisted in semi- structured interviews featuring four mothers, parents of microcephalic children both in and out of the schooling age. After the research, we kept following the two major concerns: children development and children schooling, both carrying the experiences of the mothers. Within the results of this studies was found a key to a better understanding of schooling opportunities for these subjects: the pathology behavior is closely related to the expectations of the parents over their children future. This study aims to bring the topic to discussion in UFAL-Sertão graduation as well as in the academy over the equal school rights of children theme.Esta pesquisa tem como principal objetivo conhecer as expectativas que as famílias de crianças nascidas com microcefalia têm acerca de sua escolarização, a partir da perspectiva de quatro mães de crianças com microcefalia no município de Paulo Afonso-Bahia. O aporte teórico adotado contempla os estudos da educação especial, que considera a pessoa com deficiência um sujeito de direitos, reconhecidos em suas capazes de aprender em seu tempo, independente de sua condição de desenvolvimento ou enfermidade. Nessa mesma linha, a escola e o ambiente escolar podem possibilitar a esses sujeitos oportunidades de se desenvolverem social, cultural e intelectualmente. Para tanto, objetivamos inicialmente estudar à respeito da microcefalia, suas consequências para o desenvolvimento infantil e possibilidades de escolarização. A partir daí, o referente trabalho de conclusão de curso tem como base uma pesquisa empírica de cunho qualitativo/exploratório, onde adotamos como técnica entrevistas semiestruturadas que foram realizadas com quatro mulheres, mães de crianças com microcefalia, de idades variadas, algumas em processo de escolarização e outras não. Após a obtenção dos dados, visando possibilitar uma melhor organização e interpretação das informações, determinamos duas vertentes para a análise: uma voltada para a microcefalia e o desenvolvimento infantil, e outra sobre expectativas sobre escolarização – ambas apresentando a perspectiva das mães a respeito. De acordo com a realidade que aqui investigamos, podemos ter uma visão mais específica da microcefalia, dada a variação que há quanto a prejuízos motores ou intelectuais causados nas crianças acometidas; o que possibilitou melhor compreender os fatores que corroboram para a (não) inserção destas no ambiente escolar. Tais fatores, ou seja, o nível de acometimento causado pela patologia, determinaram o nível de expectativa de desenvolvimento e escolarização das crianças por parte de suas famílias. O trabalho intenta trazer esse tema para a licenciatura da UFAL-Sertão e visibilizar a problemática da garantia do direito à escola por parte de todas as crianças, inclusive as com microcefalia.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de PedagogiaUFALLibardi, Suzana Santoshttp://lattes.cnpq.br/5814597460334566Bastos, Ana Paula SolinoPavezi, MarilzaSilva, Luizy Raiane Ferreira da2021-02-22T15:05:59Z2021-02-222021-02-22T15:05:59Z2020-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Luizy Raiane Ferreira da. Crianças nascidas com microcefalia e expectativas de escolarização. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7606porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-08-31T14:57:22Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7606Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-08-31T14:57:22Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
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