lúdico como recurso pedagógico de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa com alunos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Thamires dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6377
Resumo: This research presents an analysis about playfulness as a pedagogical resource of teaching and learning in Portuguese language classes with deaf students. This research aimed to analyze the benefits generated from the application of playfulness as an instrument of inclusion, the importance of using playful resources in the teaching and learning process, as well as examining videos from the Youtube channel and the book by Ronice de Muller Quadros and Magalli Schmiedt: “Ideas for teaching Portuguese to deaf students”, in order to identify if these materials have content available with this theme, and that can be worked by teachers in the classroom. Considering that this is a bibliographic research, they were used for theoretical basis: reading books, articles and websites, as well as works by authors on this subject such as: Ronice de Muller Quadros and Jean Piagett. This research aimed to present the ludic as a pedagogical tool not only of teaching and learning, but also of inclusion, seeking to obtain positive results in the process of obtaining knowledge.
id UFAL_5eecc2ea2f64d10e54a745b037e97e74
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6377
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling lúdico como recurso pedagógico de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa com alunos surdosLíngua Brasileira de Sinais - LIBRASLíngua portuguesaEducação especialEnsino e aprendizagemLudicidadeCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAThis research presents an analysis about playfulness as a pedagogical resource of teaching and learning in Portuguese language classes with deaf students. This research aimed to analyze the benefits generated from the application of playfulness as an instrument of inclusion, the importance of using playful resources in the teaching and learning process, as well as examining videos from the Youtube channel and the book by Ronice de Muller Quadros and Magalli Schmiedt: “Ideas for teaching Portuguese to deaf students”, in order to identify if these materials have content available with this theme, and that can be worked by teachers in the classroom. Considering that this is a bibliographic research, they were used for theoretical basis: reading books, articles and websites, as well as works by authors on this subject such as: Ronice de Muller Quadros and Jean Piagett. This research aimed to present the ludic as a pedagogical tool not only of teaching and learning, but also of inclusion, seeking to obtain positive results in the process of obtaining knowledge.Esta pesquisa apresenta uma análise acerca do lúdico como um recurso pedagógico de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa com alunos surdos. Buscou-se na presente pesquisa analisar os benefícios gerados a partir da aplicação do lúdico como um instrumento de inclusão e a importância da utilização de recursos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem. Considerando que metodologicamente trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico foram ultilizados para embasamento teórico: livros, artigos científicos, artigos publicados em sites. Vídeos do canal Youtube e o livro de Ronice de Muller Quadros e Magalli Schmiedt: “Ideias para ensinar português para alunos surdos”, a fim de identificar se estes materiais possuem conteúdos disponíveis com a presente temática, e que possa ser trabalhado pelos professores em sala. Foram utilizados também matérias dos seguintes autores: Piagett, Saussure, Santos, Gesser, Cavalcanti, dentre outros. Concluímos que o lúdico pode ser utilizado como uma ferramenta pedagógica não somente de ensino e aprendizagem, mas também de inclusão, no processo de escolarização, especificamente no que se refere ao ensino de língua portuguesa para surdos.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de Letras(Português)UFALVilela, Cristiano das Neveshttp://lattes.cnpq.br/5030445399459958Alves, Adeilson da SilvaSilva, Samuel BarbosaSantos, Thamires dos2020-01-14T15:00:20Z2020-01-142020-01-14T15:00:20Z2019-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Thamires dos. O lúdico como recurso pedagógico de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa com alunos surdos. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6377porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-09-06T16:02:20Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6377Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-09-06T16:02:20Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv lúdico como recurso pedagógico de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa com alunos surdos
title lúdico como recurso pedagógico de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa com alunos surdos
spellingShingle lúdico como recurso pedagógico de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa com alunos surdos
Santos, Thamires dos
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Língua portuguesa
Educação especial
Ensino e aprendizagem
Ludicidade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short lúdico como recurso pedagógico de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa com alunos surdos
title_full lúdico como recurso pedagógico de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa com alunos surdos
title_fullStr lúdico como recurso pedagógico de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa com alunos surdos
title_full_unstemmed lúdico como recurso pedagógico de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa com alunos surdos
title_sort lúdico como recurso pedagógico de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa com alunos surdos
author Santos, Thamires dos
author_facet Santos, Thamires dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilela, Cristiano das Neves
http://lattes.cnpq.br/5030445399459958
Alves, Adeilson da Silva
Silva, Samuel Barbosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Thamires dos
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Língua portuguesa
Educação especial
Ensino e aprendizagem
Ludicidade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Língua portuguesa
Educação especial
Ensino e aprendizagem
Ludicidade
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description This research presents an analysis about playfulness as a pedagogical resource of teaching and learning in Portuguese language classes with deaf students. This research aimed to analyze the benefits generated from the application of playfulness as an instrument of inclusion, the importance of using playful resources in the teaching and learning process, as well as examining videos from the Youtube channel and the book by Ronice de Muller Quadros and Magalli Schmiedt: “Ideas for teaching Portuguese to deaf students”, in order to identify if these materials have content available with this theme, and that can be worked by teachers in the classroom. Considering that this is a bibliographic research, they were used for theoretical basis: reading books, articles and websites, as well as works by authors on this subject such as: Ronice de Muller Quadros and Jean Piagett. This research aimed to present the ludic as a pedagogical tool not only of teaching and learning, but also of inclusion, seeking to obtain positive results in the process of obtaining knowledge.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-05
2020-01-14T15:00:20Z
2020-01-14
2020-01-14T15:00:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Thamires dos. O lúdico como recurso pedagógico de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa com alunos surdos. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6377
identifier_str_mv SANTOS, Thamires dos. O lúdico como recurso pedagógico de ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa com alunos surdos. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Letras(Português)
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Letras(Português)
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233734877872128