A referenciação em produções escritas de estudantes do ensino fundamental: desafios e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2385 |
Resumo: | This research is situated at the interface of applied linguistics and textual, adopts an ethnographic perspective and aims to reflect on the general mechanisms of reference in the writing of middle school students based on the reference design as interactional and discursive activity, taking based on the reflections of Koch (2004, 2009, 2010) as well as other textual linguistics. In this sense, we seek to intelligibilities issues of writing that always disturbed us as teachers of Portuguese, such as text incoherent and without cohesion. Data for this research were generated in a public school in the state schools, located in the town of Palmeira dos Índios, interior of Alagoas. The texts analyzed produced in two stages: one in 2011 and another in 2012. From this general goal, we had the following objectives: to analyze the use of referential elements in the production of students, identify the most frequent referral mechanisms in yields and analyze the implications of production conditions for writing cohesive texts. This is a qualitative research, where we have chosen the case study as a methodological procedure. |
id |
UFAL_681db19037aa821e8f58c9e77dd7986a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2385 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
A referenciação em produções escritas de estudantes do ensino fundamental: desafios e perspectivasThe referencing in written productions of elementary school student: challenges and perspectivesO processo de referenciação em produções de estudantes do ensino fundamental: desafios e perspectivasProdução de textosCoesão (Linguística)Linguagem e línguas - Estudo e ensinoProduction of textsCohesion (Linguistic)Language and languages-Study and teachingCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAThis research is situated at the interface of applied linguistics and textual, adopts an ethnographic perspective and aims to reflect on the general mechanisms of reference in the writing of middle school students based on the reference design as interactional and discursive activity, taking based on the reflections of Koch (2004, 2009, 2010) as well as other textual linguistics. In this sense, we seek to intelligibilities issues of writing that always disturbed us as teachers of Portuguese, such as text incoherent and without cohesion. Data for this research were generated in a public school in the state schools, located in the town of Palmeira dos Índios, interior of Alagoas. The texts analyzed produced in two stages: one in 2011 and another in 2012. From this general goal, we had the following objectives: to analyze the use of referential elements in the production of students, identify the most frequent referral mechanisms in yields and analyze the implications of production conditions for writing cohesive texts. This is a qualitative research, where we have chosen the case study as a methodological procedure.Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de AlagoasEsta pesquisa situa-se na interface da linguística textual e aplicada, adota, adota uma perspectiva de cunho etnográfico e tem como objetivo geral refletir acerca da referenciação na produção escrita de estudantes do ensino fundamental, partindo da concepção de referência como atividade interacionista e discursiva, tomando como base as reflexões de Koch (2004, 2009, 2010) assim como de outros linguistas textuais. Nesse sentido, buscamos inteligibilidades para questões de escrita que sempre nos inquietam como professores de língua portuguesa, tais como textos incoerentes e sem coesão. Os dados para esta investigação foram gerados em uma escola pública da rede estadual de ensino, localizada na cidade de Palmeira dos Índios, interior de Alagoas. Os textos analisados foram produzidos em dois momentos: um em 2011 e outro em 2012. A partir desse objetivo geral, tivemos como objetivos específicos: identificar os recursos de referenciação mais recorrentes nas produções e analisar as implicações da condições de produção para a escrita de textos adequados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que escolhemos o estudo de caso como procedimento metodológico.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Letras e LinguísticaUFALSantos, Lúcia de Fátimahttp://lattes.cnpq.br/3235342037177115Barros, Maria Emília de Rodat de Aguiar Barretohttp://lattes.cnpq.br/3319293428533441Silveira, Maria Inez Matosohttp://lattes.cnpq.br/1877904100434370Silva, Sílvia Maria da2018-01-25T18:21:37Z2018-01-222018-01-25T18:21:37Z2013-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Sílvia Maria da. A referenciação em produções escritas de estudantes do ensino fundamental: desafios e perspectivas. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-01-08T18:30:06Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2385Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-01-08T18:30:06Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A referenciação em produções escritas de estudantes do ensino fundamental: desafios e perspectivas The referencing in written productions of elementary school student: challenges and perspectives O processo de referenciação em produções de estudantes do ensino fundamental: desafios e perspectivas |
title |
A referenciação em produções escritas de estudantes do ensino fundamental: desafios e perspectivas |
spellingShingle |
A referenciação em produções escritas de estudantes do ensino fundamental: desafios e perspectivas Silva, Sílvia Maria da Produção de textos Coesão (Linguística) Linguagem e línguas - Estudo e ensino Production of texts Cohesion (Linguistic) Language and languages-Study and teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
A referenciação em produções escritas de estudantes do ensino fundamental: desafios e perspectivas |
title_full |
A referenciação em produções escritas de estudantes do ensino fundamental: desafios e perspectivas |
title_fullStr |
A referenciação em produções escritas de estudantes do ensino fundamental: desafios e perspectivas |
title_full_unstemmed |
A referenciação em produções escritas de estudantes do ensino fundamental: desafios e perspectivas |
title_sort |
A referenciação em produções escritas de estudantes do ensino fundamental: desafios e perspectivas |
author |
Silva, Sílvia Maria da |
author_facet |
Silva, Sílvia Maria da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Lúcia de Fátima http://lattes.cnpq.br/3235342037177115 Barros, Maria Emília de Rodat de Aguiar Barreto http://lattes.cnpq.br/3319293428533441 Silveira, Maria Inez Matoso http://lattes.cnpq.br/1877904100434370 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sílvia Maria da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção de textos Coesão (Linguística) Linguagem e línguas - Estudo e ensino Production of texts Cohesion (Linguistic) Language and languages-Study and teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
Produção de textos Coesão (Linguística) Linguagem e línguas - Estudo e ensino Production of texts Cohesion (Linguistic) Language and languages-Study and teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
This research is situated at the interface of applied linguistics and textual, adopts an ethnographic perspective and aims to reflect on the general mechanisms of reference in the writing of middle school students based on the reference design as interactional and discursive activity, taking based on the reflections of Koch (2004, 2009, 2010) as well as other textual linguistics. In this sense, we seek to intelligibilities issues of writing that always disturbed us as teachers of Portuguese, such as text incoherent and without cohesion. Data for this research were generated in a public school in the state schools, located in the town of Palmeira dos Índios, interior of Alagoas. The texts analyzed produced in two stages: one in 2011 and another in 2012. From this general goal, we had the following objectives: to analyze the use of referential elements in the production of students, identify the most frequent referral mechanisms in yields and analyze the implications of production conditions for writing cohesive texts. This is a qualitative research, where we have chosen the case study as a methodological procedure. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-09 2018-01-25T18:21:37Z 2018-01-22 2018-01-25T18:21:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Sílvia Maria da. A referenciação em produções escritas de estudantes do ensino fundamental: desafios e perspectivas. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2385 |
identifier_str_mv |
SILVA, Sílvia Maria da. A referenciação em produções escritas de estudantes do ensino fundamental: desafios e perspectivas. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233735560495104 |