Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Adriano Araújo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6189
Resumo: This paper aims at present a new methodological proposal based on constructivist theory and Montessori pedagogy for students from the 8th grade of elementary school which Will be able to solve equations of second and third degree whose roots belong to the set of rational numbers by constructing parallelepiped rectangles and using the golden material. Hence, we will adapt the golden material and we will divide the equations of the second and third degrees in various types according to the signs of their coefficients. Our perspective is that this work will be able to contribute to the teaching and learning process of the subject that is so important to the school life of our students.
id UFAL_6d459d02113070928644a05b3f131dd9
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6189
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionaisEquaçõesMaterial concreto – DidáticaSequência didáticaMaterial douradoEquationConcrete Material - DidacticsFollowing teachingGolden MaterialCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThis paper aims at present a new methodological proposal based on constructivist theory and Montessori pedagogy for students from the 8th grade of elementary school which Will be able to solve equations of second and third degree whose roots belong to the set of rational numbers by constructing parallelepiped rectangles and using the golden material. Hence, we will adapt the golden material and we will divide the equations of the second and third degrees in various types according to the signs of their coefficients. Our perspective is that this work will be able to contribute to the teaching and learning process of the subject that is so important to the school life of our students.Este trabalho tem como objetivo apresentar uma nova proposta metodológica, baseada na teoria construtivista e na pedagogia montessoriana, para que os alunos, a partir do 8º ano do ensino fundamental, possam resolver equações do segundo e terceiro graus cujas raízes pertencem ao conjunto dos números racionais através da construção de retângulos e paralelepípedos utilizando o material dourado. Para isso, faremos algumas adaptações ao material dourado e iremos dividir as equações do segundo e terceiro graus em vários tipos de acordo com os sinais dos seus coeficientes. Nossa perspectiva é que a proposta apresentada possa contribuir no processo de ensino aprendizagem deste tema que é tão importante para a vida escolar dos nossos alunos.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFALBarros, Amauri da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673Guerra, Ediel Azevedohttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200Giraldo, Victor Augustohttp://lattes.cnpq.br/8266357230021399Costa, Adriano Araújo2019-12-04T17:50:03Z2019-10-302019-12-04T17:50:03Z2013-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Adriano Araújo. Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6189porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-12-05T17:11:33Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6189Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-12-05T17:11:33Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais
title Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais
spellingShingle Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais
Costa, Adriano Araújo
Equações
Material concreto – Didática
Sequência didática
Material dourado
Equation
Concrete Material - Didactics
Following teaching
Golden Material
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais
title_full Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais
title_fullStr Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais
title_full_unstemmed Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais
title_sort Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais
author Costa, Adriano Araújo
author_facet Costa, Adriano Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Amauri da Silva
http://lattes.cnpq.br/2316330818429673
Guerra, Ediel Azevedo
http://lattes.cnpq.br/0278809014425200
Giraldo, Victor Augusto
http://lattes.cnpq.br/8266357230021399
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Adriano Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Equações
Material concreto – Didática
Sequência didática
Material dourado
Equation
Concrete Material - Didactics
Following teaching
Golden Material
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Equações
Material concreto – Didática
Sequência didática
Material dourado
Equation
Concrete Material - Didactics
Following teaching
Golden Material
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This paper aims at present a new methodological proposal based on constructivist theory and Montessori pedagogy for students from the 8th grade of elementary school which Will be able to solve equations of second and third degree whose roots belong to the set of rational numbers by constructing parallelepiped rectangles and using the golden material. Hence, we will adapt the golden material and we will divide the equations of the second and third degrees in various types according to the signs of their coefficients. Our perspective is that this work will be able to contribute to the teaching and learning process of the subject that is so important to the school life of our students.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-27
2019-12-04T17:50:03Z
2019-10-30
2019-12-04T17:50:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Adriano Araújo. Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6189
identifier_str_mv COSTA, Adriano Araújo. Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233747143065600