Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6189 |
Resumo: | This paper aims at present a new methodological proposal based on constructivist theory and Montessori pedagogy for students from the 8th grade of elementary school which Will be able to solve equations of second and third degree whose roots belong to the set of rational numbers by constructing parallelepiped rectangles and using the golden material. Hence, we will adapt the golden material and we will divide the equations of the second and third degrees in various types according to the signs of their coefficients. Our perspective is that this work will be able to contribute to the teaching and learning process of the subject that is so important to the school life of our students. |
id |
UFAL_6d459d02113070928644a05b3f131dd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6189 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionaisEquaçõesMaterial concreto – DidáticaSequência didáticaMaterial douradoEquationConcrete Material - DidacticsFollowing teachingGolden MaterialCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThis paper aims at present a new methodological proposal based on constructivist theory and Montessori pedagogy for students from the 8th grade of elementary school which Will be able to solve equations of second and third degree whose roots belong to the set of rational numbers by constructing parallelepiped rectangles and using the golden material. Hence, we will adapt the golden material and we will divide the equations of the second and third degrees in various types according to the signs of their coefficients. Our perspective is that this work will be able to contribute to the teaching and learning process of the subject that is so important to the school life of our students.Este trabalho tem como objetivo apresentar uma nova proposta metodológica, baseada na teoria construtivista e na pedagogia montessoriana, para que os alunos, a partir do 8º ano do ensino fundamental, possam resolver equações do segundo e terceiro graus cujas raízes pertencem ao conjunto dos números racionais através da construção de retângulos e paralelepípedos utilizando o material dourado. Para isso, faremos algumas adaptações ao material dourado e iremos dividir as equações do segundo e terceiro graus em vários tipos de acordo com os sinais dos seus coeficientes. Nossa perspectiva é que a proposta apresentada possa contribuir no processo de ensino aprendizagem deste tema que é tão importante para a vida escolar dos nossos alunos.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFALBarros, Amauri da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673Guerra, Ediel Azevedohttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200Giraldo, Victor Augustohttp://lattes.cnpq.br/8266357230021399Costa, Adriano Araújo2019-12-04T17:50:03Z2019-10-302019-12-04T17:50:03Z2013-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Adriano Araújo. Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6189porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-12-05T17:11:33Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6189Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-12-05T17:11:33Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais |
title |
Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais |
spellingShingle |
Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais Costa, Adriano Araújo Equações Material concreto – Didática Sequência didática Material dourado Equation Concrete Material - Didactics Following teaching Golden Material CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais |
title_full |
Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais |
title_fullStr |
Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais |
title_full_unstemmed |
Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais |
title_sort |
Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais |
author |
Costa, Adriano Araújo |
author_facet |
Costa, Adriano Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Amauri da Silva http://lattes.cnpq.br/2316330818429673 Guerra, Ediel Azevedo http://lattes.cnpq.br/0278809014425200 Giraldo, Victor Augusto http://lattes.cnpq.br/8266357230021399 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Adriano Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Equações Material concreto – Didática Sequência didática Material dourado Equation Concrete Material - Didactics Following teaching Golden Material CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Equações Material concreto – Didática Sequência didática Material dourado Equation Concrete Material - Didactics Following teaching Golden Material CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This paper aims at present a new methodological proposal based on constructivist theory and Montessori pedagogy for students from the 8th grade of elementary school which Will be able to solve equations of second and third degree whose roots belong to the set of rational numbers by constructing parallelepiped rectangles and using the golden material. Hence, we will adapt the golden material and we will divide the equations of the second and third degrees in various types according to the signs of their coefficients. Our perspective is that this work will be able to contribute to the teaching and learning process of the subject that is so important to the school life of our students. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-27 2019-12-04T17:50:03Z 2019-10-30 2019-12-04T17:50:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Adriano Araújo. Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6189 |
identifier_str_mv |
COSTA, Adriano Araújo. Uma sequência didática para resolver equações do segundo e terceiro graus no conjunto dos números racionais. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233747143065600 |