O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Ideogar Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2454
Resumo: This study deals with the use of geometric constructions in teaching properties of triangles and parallelograms in the fourth cycle of basic education. A thematic chosen both because of the importance of such contents for the training of student knowledge as the need to focus on teaching strategies that assist in developing the capacity of abstraction at this stage of schooling. Adopting a constructivist vision, we point out aws in the traditional teaching of Euclidean geometry Plana and grounded in Van Hiele Theory and the National Curriculum Parameters, we established teaching strategies that prioritize the construction of knowledge through the analysis of relationship between determined geometric constructions and properties elementary of these plane figures. We work with the hypothesis that the use of manipulable materials in a context where problem solving is the base of the didactic situation is the best way to teach geometry.
id UFAL_7be2332cfca6ba5a4fe7f32d6ee8675e
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2454
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricasThe teaching of the properties of triangles and parallelograms focusing on the use of geometric constructionsConstruções geométricasTeoria de Van HieleTriângulosParalelogramosMateriais manipuláveisGeometric constructionsVan Hiele TheoryTrianglesParallelogramsManipulable materialsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThis study deals with the use of geometric constructions in teaching properties of triangles and parallelograms in the fourth cycle of basic education. A thematic chosen both because of the importance of such contents for the training of student knowledge as the need to focus on teaching strategies that assist in developing the capacity of abstraction at this stage of schooling. Adopting a constructivist vision, we point out aws in the traditional teaching of Euclidean geometry Plana and grounded in Van Hiele Theory and the National Curriculum Parameters, we established teaching strategies that prioritize the construction of knowledge through the analysis of relationship between determined geometric constructions and properties elementary of these plane figures. We work with the hypothesis that the use of manipulable materials in a context where problem solving is the base of the didactic situation is the best way to teach geometry.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho trata do uso das construções geométricas no ensino de propriedades de triângulos e paralelogramos no quarto ciclo do ensino fundamental. Uma temática escolhida tanto devido à importância de tais conteúdos para a formação do conhecimento discente como pela necessidade de focar em estratégias didáticas que auxiliem no desenvolvimento da capacidade de abstração nesta etapa da escolaridade. Adotando uma visão construtivista, apontamos falhas na forma tradicional de ensino de Geometria Euclidiana Plana e, embasados na Teoria de Van Hiele e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, estabelecemos estratégias de ensino que priorizam a construção do conhecimento através da análise das relações entre determinadas construções geométricas e as propriedades elementares destas figuras planas. Trabalhamos com a hipótese de que o uso de materiais manipuláveis num contexto em que a resolução de problema é a base da situação didática é a melhor forma de ensinar Geometria.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFALBarros, Amauri da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673Guerra, Ediel Azevedohttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200Mello, Vinícius Moreirahttp://lattes.cnpq.br/6378801493656275Soares, Ideogar Pereira2018-02-05T17:39:27Z2018-01-302018-02-05T17:39:27Z2014-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Ideogar Pereira. O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas. 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2454porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-12-05T16:37:56Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2454Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-12-05T16:37:56Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas
The teaching of the properties of triangles and parallelograms focusing on the use of geometric constructions
title O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas
spellingShingle O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas
Soares, Ideogar Pereira
Construções geométricas
Teoria de Van Hiele
Triângulos
Paralelogramos
Materiais manipuláveis
Geometric constructions
Van Hiele Theory
Triangles
Parallelograms
Manipulable materials
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas
title_full O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas
title_fullStr O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas
title_full_unstemmed O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas
title_sort O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas
author Soares, Ideogar Pereira
author_facet Soares, Ideogar Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Amauri da Silva
http://lattes.cnpq.br/2316330818429673
Guerra, Ediel Azevedo
http://lattes.cnpq.br/0278809014425200
Mello, Vinícius Moreira
http://lattes.cnpq.br/6378801493656275
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Ideogar Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Construções geométricas
Teoria de Van Hiele
Triângulos
Paralelogramos
Materiais manipuláveis
Geometric constructions
Van Hiele Theory
Triangles
Parallelograms
Manipulable materials
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Construções geométricas
Teoria de Van Hiele
Triângulos
Paralelogramos
Materiais manipuláveis
Geometric constructions
Van Hiele Theory
Triangles
Parallelograms
Manipulable materials
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This study deals with the use of geometric constructions in teaching properties of triangles and parallelograms in the fourth cycle of basic education. A thematic chosen both because of the importance of such contents for the training of student knowledge as the need to focus on teaching strategies that assist in developing the capacity of abstraction at this stage of schooling. Adopting a constructivist vision, we point out aws in the traditional teaching of Euclidean geometry Plana and grounded in Van Hiele Theory and the National Curriculum Parameters, we established teaching strategies that prioritize the construction of knowledge through the analysis of relationship between determined geometric constructions and properties elementary of these plane figures. We work with the hypothesis that the use of manipulable materials in a context where problem solving is the base of the didactic situation is the best way to teach geometry.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-17
2018-02-05T17:39:27Z
2018-01-30
2018-02-05T17:39:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Ideogar Pereira. O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas. 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2454
identifier_str_mv SOARES, Ideogar Pereira. O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas. 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233732964220928