O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2454 |
Resumo: | This study deals with the use of geometric constructions in teaching properties of triangles and parallelograms in the fourth cycle of basic education. A thematic chosen both because of the importance of such contents for the training of student knowledge as the need to focus on teaching strategies that assist in developing the capacity of abstraction at this stage of schooling. Adopting a constructivist vision, we point out aws in the traditional teaching of Euclidean geometry Plana and grounded in Van Hiele Theory and the National Curriculum Parameters, we established teaching strategies that prioritize the construction of knowledge through the analysis of relationship between determined geometric constructions and properties elementary of these plane figures. We work with the hypothesis that the use of manipulable materials in a context where problem solving is the base of the didactic situation is the best way to teach geometry. |
id |
UFAL_7be2332cfca6ba5a4fe7f32d6ee8675e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2454 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricasThe teaching of the properties of triangles and parallelograms focusing on the use of geometric constructionsConstruções geométricasTeoria de Van HieleTriângulosParalelogramosMateriais manipuláveisGeometric constructionsVan Hiele TheoryTrianglesParallelogramsManipulable materialsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThis study deals with the use of geometric constructions in teaching properties of triangles and parallelograms in the fourth cycle of basic education. A thematic chosen both because of the importance of such contents for the training of student knowledge as the need to focus on teaching strategies that assist in developing the capacity of abstraction at this stage of schooling. Adopting a constructivist vision, we point out aws in the traditional teaching of Euclidean geometry Plana and grounded in Van Hiele Theory and the National Curriculum Parameters, we established teaching strategies that prioritize the construction of knowledge through the analysis of relationship between determined geometric constructions and properties elementary of these plane figures. We work with the hypothesis that the use of manipulable materials in a context where problem solving is the base of the didactic situation is the best way to teach geometry.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho trata do uso das construções geométricas no ensino de propriedades de triângulos e paralelogramos no quarto ciclo do ensino fundamental. Uma temática escolhida tanto devido à importância de tais conteúdos para a formação do conhecimento discente como pela necessidade de focar em estratégias didáticas que auxiliem no desenvolvimento da capacidade de abstração nesta etapa da escolaridade. Adotando uma visão construtivista, apontamos falhas na forma tradicional de ensino de Geometria Euclidiana Plana e, embasados na Teoria de Van Hiele e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, estabelecemos estratégias de ensino que priorizam a construção do conhecimento através da análise das relações entre determinadas construções geométricas e as propriedades elementares destas figuras planas. Trabalhamos com a hipótese de que o uso de materiais manipuláveis num contexto em que a resolução de problema é a base da situação didática é a melhor forma de ensinar Geometria.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFALBarros, Amauri da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673Guerra, Ediel Azevedohttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200Mello, Vinícius Moreirahttp://lattes.cnpq.br/6378801493656275Soares, Ideogar Pereira2018-02-05T17:39:27Z2018-01-302018-02-05T17:39:27Z2014-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOARES, Ideogar Pereira. O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas. 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2454porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-12-05T16:37:56Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/2454Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-12-05T16:37:56Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas The teaching of the properties of triangles and parallelograms focusing on the use of geometric constructions |
title |
O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas |
spellingShingle |
O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas Soares, Ideogar Pereira Construções geométricas Teoria de Van Hiele Triângulos Paralelogramos Materiais manipuláveis Geometric constructions Van Hiele Theory Triangles Parallelograms Manipulable materials CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas |
title_full |
O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas |
title_fullStr |
O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas |
title_full_unstemmed |
O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas |
title_sort |
O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas |
author |
Soares, Ideogar Pereira |
author_facet |
Soares, Ideogar Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Amauri da Silva http://lattes.cnpq.br/2316330818429673 Guerra, Ediel Azevedo http://lattes.cnpq.br/0278809014425200 Mello, Vinícius Moreira http://lattes.cnpq.br/6378801493656275 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Ideogar Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construções geométricas Teoria de Van Hiele Triângulos Paralelogramos Materiais manipuláveis Geometric constructions Van Hiele Theory Triangles Parallelograms Manipulable materials CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Construções geométricas Teoria de Van Hiele Triângulos Paralelogramos Materiais manipuláveis Geometric constructions Van Hiele Theory Triangles Parallelograms Manipulable materials CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
This study deals with the use of geometric constructions in teaching properties of triangles and parallelograms in the fourth cycle of basic education. A thematic chosen both because of the importance of such contents for the training of student knowledge as the need to focus on teaching strategies that assist in developing the capacity of abstraction at this stage of schooling. Adopting a constructivist vision, we point out aws in the traditional teaching of Euclidean geometry Plana and grounded in Van Hiele Theory and the National Curriculum Parameters, we established teaching strategies that prioritize the construction of knowledge through the analysis of relationship between determined geometric constructions and properties elementary of these plane figures. We work with the hypothesis that the use of manipulable materials in a context where problem solving is the base of the didactic situation is the best way to teach geometry. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-17 2018-02-05T17:39:27Z 2018-01-30 2018-02-05T17:39:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOARES, Ideogar Pereira. O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas. 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2454 |
identifier_str_mv |
SOARES, Ideogar Pereira. O ensino das propriedades de triângulos e paralelogramos enfocando o uso de construções geométricas. 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233732964220928 |