Interferências nos sistemas de proteção catódica em tubulações enterradas: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Victoria de Lima Viana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7741
Resumo: A distribuição de gás natural se dá por meio da utilização de gasodutos, estruturas submersas. Dessa forma, o difícil acesso à estrutura evidência a necessidade de protegê-la das interações naturais com o solo e com outros fatores naturais. Sendo assim, são utilizados os princípios da proteção catódica a fim de evitar o processo corrosivo. Dessa maneira, o trabalho proposto tem como objetivo avaliar os fatores que levam a interferência nos sistemas de proteção catódica em linhas de gasodutos próximas, a fim de evitar as falhas de proteção nas instalações, evitando a corrosão dos dutos enterrados. Assim foram avaliados fatores que podem influenciar na interação entre a fuga de corrente, além dos principais aspectos relacionados à proteção catódica e a atuação do método de proteção. Com isso, foi observado dentro dos experimentos que ao fazer verificação do potencial do cupom de corrosão, simulando a tubulação desprotegida, o mesmo apresentava -0,641. Tais resultados permitiram admitir que o sistema se encontra com falha em sua atuação e suscetível ao processo. Assim, foi possível sugerir as mitigações para a perturbação e atividade corrosiva no sistema de proteção catódica do trecho circunvizinho a Estação de Transferência de Custódia.
id UFAL_c0377c0cdc62f8621b2f91aa6a5226b5
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7741
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Interferências nos sistemas de proteção catódica em tubulações enterradas: estudo de casoTubulações enterradas ou submersasCorrosãoProteção catódicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICAA distribuição de gás natural se dá por meio da utilização de gasodutos, estruturas submersas. Dessa forma, o difícil acesso à estrutura evidência a necessidade de protegê-la das interações naturais com o solo e com outros fatores naturais. Sendo assim, são utilizados os princípios da proteção catódica a fim de evitar o processo corrosivo. Dessa maneira, o trabalho proposto tem como objetivo avaliar os fatores que levam a interferência nos sistemas de proteção catódica em linhas de gasodutos próximas, a fim de evitar as falhas de proteção nas instalações, evitando a corrosão dos dutos enterrados. Assim foram avaliados fatores que podem influenciar na interação entre a fuga de corrente, além dos principais aspectos relacionados à proteção catódica e a atuação do método de proteção. Com isso, foi observado dentro dos experimentos que ao fazer verificação do potencial do cupom de corrosão, simulando a tubulação desprotegida, o mesmo apresentava -0,641. Tais resultados permitiram admitir que o sistema se encontra com falha em sua atuação e suscetível ao processo. Assim, foi possível sugerir as mitigações para a perturbação e atividade corrosiva no sistema de proteção catódica do trecho circunvizinho a Estação de Transferência de Custódia.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de Engenharia QuímicaUFALCoelho, Dayana de Gusmãohttp://lattes.cnpq.br/1255714800013638Silva, Altair Marques dahttp://lattes.cnpq.br/3738209288132589Pimentel, Wagner Roberto de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/6295057660083605Rebelo, Victoria de Lima Viana2021-04-15T19:59:50Z2021-04-152021-04-15T19:59:50Z2020-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfREBELO, Victoria de Lima Viana. Interferências nos sistemas de proteção catódica em tubulações enterradas: estudo de caso. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7741porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-04-15T20:01:20Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/7741Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-04-15T20:01:20Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Interferências nos sistemas de proteção catódica em tubulações enterradas: estudo de caso
title Interferências nos sistemas de proteção catódica em tubulações enterradas: estudo de caso
spellingShingle Interferências nos sistemas de proteção catódica em tubulações enterradas: estudo de caso
Rebelo, Victoria de Lima Viana
Tubulações enterradas ou submersas
Corrosão
Proteção catódica
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA
title_short Interferências nos sistemas de proteção catódica em tubulações enterradas: estudo de caso
title_full Interferências nos sistemas de proteção catódica em tubulações enterradas: estudo de caso
title_fullStr Interferências nos sistemas de proteção catódica em tubulações enterradas: estudo de caso
title_full_unstemmed Interferências nos sistemas de proteção catódica em tubulações enterradas: estudo de caso
title_sort Interferências nos sistemas de proteção catódica em tubulações enterradas: estudo de caso
author Rebelo, Victoria de Lima Viana
author_facet Rebelo, Victoria de Lima Viana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Dayana de Gusmão
http://lattes.cnpq.br/1255714800013638
Silva, Altair Marques da
http://lattes.cnpq.br/3738209288132589
Pimentel, Wagner Roberto de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/6295057660083605
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelo, Victoria de Lima Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Tubulações enterradas ou submersas
Corrosão
Proteção catódica
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA
topic Tubulações enterradas ou submersas
Corrosão
Proteção catódica
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA
description A distribuição de gás natural se dá por meio da utilização de gasodutos, estruturas submersas. Dessa forma, o difícil acesso à estrutura evidência a necessidade de protegê-la das interações naturais com o solo e com outros fatores naturais. Sendo assim, são utilizados os princípios da proteção catódica a fim de evitar o processo corrosivo. Dessa maneira, o trabalho proposto tem como objetivo avaliar os fatores que levam a interferência nos sistemas de proteção catódica em linhas de gasodutos próximas, a fim de evitar as falhas de proteção nas instalações, evitando a corrosão dos dutos enterrados. Assim foram avaliados fatores que podem influenciar na interação entre a fuga de corrente, além dos principais aspectos relacionados à proteção catódica e a atuação do método de proteção. Com isso, foi observado dentro dos experimentos que ao fazer verificação do potencial do cupom de corrosão, simulando a tubulação desprotegida, o mesmo apresentava -0,641. Tais resultados permitiram admitir que o sistema se encontra com falha em sua atuação e suscetível ao processo. Assim, foi possível sugerir as mitigações para a perturbação e atividade corrosiva no sistema de proteção catódica do trecho circunvizinho a Estação de Transferência de Custódia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-27
2021-04-15T19:59:50Z
2021-04-15
2021-04-15T19:59:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REBELO, Victoria de Lima Viana. Interferências nos sistemas de proteção catódica em tubulações enterradas: estudo de caso. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7741
identifier_str_mv REBELO, Victoria de Lima Viana. Interferências nos sistemas de proteção catódica em tubulações enterradas: estudo de caso. 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Engenharia Química
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de Engenharia Química
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233742562885632