Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/807 |
Resumo: | This dissertation presents the design and development of an agent-based interactive learning environment based on the Mathema Model. Such model adopts a problem-based learning approach as a pedagogical method that is achieved in an interaction environment that is populated by software and human agents (students and teachers), working together in favour of the human learners. This interaction occurs aiming at helping human learners to solve problems into given knowledge domain. This model aims to help learners during several phases involved in the build solution process, including the problem analysis. With this sense, the interaction between three agent categories was modeled: human learner agent, teacher and artificial tutoring agent. This work proposes a platform for building agent-based interactive learning environments, supporting as framework to developers/software engineers as authoring to non developers users like teachers and knowledge engineers. In addition, the platform has collaborative tools, an ontology-based infrastructure and an agent society that help at the domain modeling and problem solving process (through artificial intelligence techniques). It was conducted two case studies (at legal domain and health domain) and an initial investment at mathematical domain that demonstrate that the proposed platform is feasible. |
id |
UFAL_c4fd903dad4e8e211652388afd3d4ab7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/807 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentesPlataform for building agem-based interactive learning environmentsInteractive learning environmentsArtificial intelligenceSoftware agentsOntologyAmbientes interativos de aprendizagemAgentes de softwareOntologiaFrameworkCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOThis dissertation presents the design and development of an agent-based interactive learning environment based on the Mathema Model. Such model adopts a problem-based learning approach as a pedagogical method that is achieved in an interaction environment that is populated by software and human agents (students and teachers), working together in favour of the human learners. This interaction occurs aiming at helping human learners to solve problems into given knowledge domain. This model aims to help learners during several phases involved in the build solution process, including the problem analysis. With this sense, the interaction between three agent categories was modeled: human learner agent, teacher and artificial tutoring agent. This work proposes a platform for building agent-based interactive learning environments, supporting as framework to developers/software engineers as authoring to non developers users like teachers and knowledge engineers. In addition, the platform has collaborative tools, an ontology-based infrastructure and an agent society that help at the domain modeling and problem solving process (through artificial intelligence techniques). It was conducted two case studies (at legal domain and health domain) and an initial investment at mathematical domain that demonstrate that the proposed platform is feasible.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO presente trabalho aborda a concepção e desenvolvimento de ambientes interativos de aprendizagem (AIAs) baseados em agentes, mais especificamente, seguindo o modelo de arquitetura multiagente do Mathema. Tal modelo é definido com base em uma estratégia de aprendizagem baseada em problemas, disposta em um cenário onde agentes artificiais e humanos (alunos e professores) interagem com vistas a ajudar aprendizes humanos a resolver problemas em um determinado domínio de conhecimento. Nesse sentido, esse modelo propõe-se a ajudar os aprendizes durante as várias fases para a construção de uma solução, incluindo a análise do problema. Para tanto, modelou-se três categorias de interações: o agente aprendiz humano, o professor e o agente tutor artificial. Neste trabalho, propõe-se uma plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em Agentes, dando suporte tanto de um framework, para os engenheiros de software/desenvolvedores, quanto de um sistema de autoria para os usuários não programadores poderem configurar o domínio de ensino. Além disso, tal plataforma possui ferramentas de colaboração, infraestrutura baseada em ontologia e uma sociedade de agentes que auxiliam na modelagem do domínio e resolução de problemas (através de técnicas de Inteligência Artificial). A fim de experimentar e validar a plataforma proposta foram desenvolvidos dois estudos de casos, um na área de direito e o outro em medicina, além de ter sido iniciado um investimento em matemática.Universidade Federal de AlagoasBRModelagem Computacional de ConhecimentoPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de ConhecimentoUFALCosta, Evandro de BarrosCOSTA, E. B.Bittencourt, GuilhermeBITTENCOURT, G.Perkusich, AngeloPERKUSICH, A.Gutiérrez, María Del Rosario GirardiGIRARDI, RosarioPinto, Ig Ibert Bittencourt Santana2015-08-25T18:46:18Z2012-10-112015-08-25T18:46:18Z2006-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPINTO, Ig Ibert Bittencourt Santana. Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentes. 2006. 147 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006.http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/807porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2020-03-30T20:05:24Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/807Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2020-03-30T20:05:24Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentes Plataform for building agem-based interactive learning environments |
title |
Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentes |
spellingShingle |
Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentes Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana Interactive learning environments Artificial intelligence Software agents Ontology Ambientes interativos de aprendizagem Agentes de software Ontologia Framework CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
title_short |
Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentes |
title_full |
Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentes |
title_fullStr |
Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentes |
title_full_unstemmed |
Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentes |
title_sort |
Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentes |
author |
Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana |
author_facet |
Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Evandro de Barros COSTA, E. B. Bittencourt, Guilherme BITTENCOURT, G. Perkusich, Angelo PERKUSICH, A. Gutiérrez, María Del Rosario Girardi GIRARDI, Rosario |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interactive learning environments Artificial intelligence Software agents Ontology Ambientes interativos de aprendizagem Agentes de software Ontologia Framework CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
topic |
Interactive learning environments Artificial intelligence Software agents Ontology Ambientes interativos de aprendizagem Agentes de software Ontologia Framework CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
description |
This dissertation presents the design and development of an agent-based interactive learning environment based on the Mathema Model. Such model adopts a problem-based learning approach as a pedagogical method that is achieved in an interaction environment that is populated by software and human agents (students and teachers), working together in favour of the human learners. This interaction occurs aiming at helping human learners to solve problems into given knowledge domain. This model aims to help learners during several phases involved in the build solution process, including the problem analysis. With this sense, the interaction between three agent categories was modeled: human learner agent, teacher and artificial tutoring agent. This work proposes a platform for building agent-based interactive learning environments, supporting as framework to developers/software engineers as authoring to non developers users like teachers and knowledge engineers. In addition, the platform has collaborative tools, an ontology-based infrastructure and an agent society that help at the domain modeling and problem solving process (through artificial intelligence techniques). It was conducted two case studies (at legal domain and health domain) and an initial investment at mathematical domain that demonstrate that the proposed platform is feasible. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-10-27 2012-10-11 2015-08-25T18:46:18Z 2015-08-25T18:46:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINTO, Ig Ibert Bittencourt Santana. Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentes. 2006. 147 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006. http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/807 |
identifier_str_mv |
PINTO, Ig Ibert Bittencourt Santana. Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentes. 2006. 147 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006. |
url |
http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas BR Modelagem Computacional de Conhecimento Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas BR Modelagem Computacional de Conhecimento Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233738633871360 |