Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/807
Resumo: This dissertation presents the design and development of an agent-based interactive learning environment based on the Mathema Model. Such model adopts a problem-based learning approach as a pedagogical method that is achieved in an interaction environment that is populated by software and human agents (students and teachers), working together in favour of the human learners. This interaction occurs aiming at helping human learners to solve problems into given knowledge domain. This model aims to help learners during several phases involved in the build solution process, including the problem analysis. With this sense, the interaction between three agent categories was modeled: human learner agent, teacher and artificial tutoring agent. This work proposes a platform for building agent-based interactive learning environments, supporting as framework to developers/software engineers as authoring to non developers users like teachers and knowledge engineers. In addition, the platform has collaborative tools, an ontology-based infrastructure and an agent society that help at the domain modeling and problem solving process (through artificial intelligence techniques). It was conducted two case studies (at legal domain and health domain) and an initial investment at mathematical domain that demonstrate that the proposed platform is feasible.
id UFAL_c4fd903dad4e8e211652388afd3d4ab7
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/807
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentesPlataform for building agem-based interactive learning environmentsInteractive learning environmentsArtificial intelligenceSoftware agentsOntologyAmbientes interativos de aprendizagemAgentes de softwareOntologiaFrameworkCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOThis dissertation presents the design and development of an agent-based interactive learning environment based on the Mathema Model. Such model adopts a problem-based learning approach as a pedagogical method that is achieved in an interaction environment that is populated by software and human agents (students and teachers), working together in favour of the human learners. This interaction occurs aiming at helping human learners to solve problems into given knowledge domain. This model aims to help learners during several phases involved in the build solution process, including the problem analysis. With this sense, the interaction between three agent categories was modeled: human learner agent, teacher and artificial tutoring agent. This work proposes a platform for building agent-based interactive learning environments, supporting as framework to developers/software engineers as authoring to non developers users like teachers and knowledge engineers. In addition, the platform has collaborative tools, an ontology-based infrastructure and an agent society that help at the domain modeling and problem solving process (through artificial intelligence techniques). It was conducted two case studies (at legal domain and health domain) and an initial investment at mathematical domain that demonstrate that the proposed platform is feasible.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel SuperiorO presente trabalho aborda a concepção e desenvolvimento de ambientes interativos de aprendizagem (AIAs) baseados em agentes, mais especificamente, seguindo o modelo de arquitetura multiagente do Mathema. Tal modelo é definido com base em uma estratégia de aprendizagem baseada em problemas, disposta em um cenário onde agentes artificiais e humanos (alunos e professores) interagem com vistas a ajudar aprendizes humanos a resolver problemas em um determinado domí­nio de conhecimento. Nesse sentido, esse modelo propõe-se a ajudar os aprendizes durante as várias fases para a construção de uma solução, incluindo a análise do problema. Para tanto, modelou-se três categorias de interações: o agente aprendiz humano, o professor e o agente tutor artificial. Neste trabalho, propõe-se uma plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em Agentes, dando suporte tanto de um framework, para os engenheiros de software/desenvolvedores, quanto de um sistema de autoria para os usuários não programadores poderem configurar o domí­nio de ensino. Além disso, tal plataforma possui ferramentas de colaboração, infraestrutura baseada em ontologia e uma sociedade de agentes que auxiliam na modelagem do domí­nio e resolução de problemas (através de técnicas de Inteligência Artificial). A fim de experimentar e validar a plataforma proposta foram desenvolvidos dois estudos de casos, um na área de direito e o outro em medicina, além de ter sido iniciado um investimento em matemática.Universidade Federal de AlagoasBRModelagem Computacional de ConhecimentoPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de ConhecimentoUFALCosta, Evandro de BarrosCOSTA, E. B.Bittencourt, GuilhermeBITTENCOURT, G.Perkusich, AngeloPERKUSICH, A.Gutiérrez, Marí­a Del Rosario GirardiGIRARDI, RosarioPinto, Ig Ibert Bittencourt Santana2015-08-25T18:46:18Z2012-10-112015-08-25T18:46:18Z2006-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPINTO, Ig Ibert Bittencourt Santana. Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentes. 2006. 147 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006.http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/807porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2020-03-30T20:05:24Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/807Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2020-03-30T20:05:24Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentes
Plataform for building agem-based interactive learning environments
title Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentes
spellingShingle Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentes
Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana
Interactive learning environments
Artificial intelligence
Software agents
Ontology
Ambientes interativos de aprendizagem
Agentes de software
Ontologia
Framework
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
title_short Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentes
title_full Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentes
title_fullStr Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentes
title_full_unstemmed Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentes
title_sort Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentes
author Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana
author_facet Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Evandro de Barros
COSTA, E. B.
Bittencourt, Guilherme
BITTENCOURT, G.
Perkusich, Angelo
PERKUSICH, A.
Gutiérrez, Marí­a Del Rosario Girardi
GIRARDI, Rosario
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Ig Ibert Bittencourt Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Interactive learning environments
Artificial intelligence
Software agents
Ontology
Ambientes interativos de aprendizagem
Agentes de software
Ontologia
Framework
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic Interactive learning environments
Artificial intelligence
Software agents
Ontology
Ambientes interativos de aprendizagem
Agentes de software
Ontologia
Framework
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
description This dissertation presents the design and development of an agent-based interactive learning environment based on the Mathema Model. Such model adopts a problem-based learning approach as a pedagogical method that is achieved in an interaction environment that is populated by software and human agents (students and teachers), working together in favour of the human learners. This interaction occurs aiming at helping human learners to solve problems into given knowledge domain. This model aims to help learners during several phases involved in the build solution process, including the problem analysis. With this sense, the interaction between three agent categories was modeled: human learner agent, teacher and artificial tutoring agent. This work proposes a platform for building agent-based interactive learning environments, supporting as framework to developers/software engineers as authoring to non developers users like teachers and knowledge engineers. In addition, the platform has collaborative tools, an ontology-based infrastructure and an agent society that help at the domain modeling and problem solving process (through artificial intelligence techniques). It was conducted two case studies (at legal domain and health domain) and an initial investment at mathematical domain that demonstrate that the proposed platform is feasible.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-27
2012-10-11
2015-08-25T18:46:18Z
2015-08-25T18:46:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, Ig Ibert Bittencourt Santana. Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentes. 2006. 147 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006.
http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/807
identifier_str_mv PINTO, Ig Ibert Bittencourt Santana. Plataforma para construção de ambientes interativos de aprendizagem baseados em agentes. 2006. 147 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional de Conhecimento) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006.
url http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
BR
Modelagem Computacional de Conhecimento
Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
BR
Modelagem Computacional de Conhecimento
Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233738633871360