O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3672 |
Resumo: | This work consists of a study about how the Afro-Brazilian History and Culture is developed, which is offered in the municipal schools of the town of Olho D'Água do Casado-AL, whose main objective is to analyze how the discipline AfroBrazilian History and Culture is taught and if the teacher had / has adequate training to work with the subject; however the data collection was done in only one municipal school. We will bring as theoretical contribution studies from an anti-racist perspective. The methodology used was qualitative in which we conducted interviews with the teacher responsible for the implementation of the discipline; a coordinator, a teacher and two students from the ninth grade (Elementary School II) in order to understand the perceptions about racism and the importance of this discussion in school. The importance of Law 10639/03 is the guiding line for studies on ethnic-racial relations to be addressed in the classroom. |
id |
UFAL_e9e8b27abf39938151f3929d1828143f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/3672 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolarHistória e Cultura afro-brasileiraEnsino e aprendizagemEnsino fundamentalRacismoOlho d'Água do Casado - AlagoasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILThis work consists of a study about how the Afro-Brazilian History and Culture is developed, which is offered in the municipal schools of the town of Olho D'Água do Casado-AL, whose main objective is to analyze how the discipline AfroBrazilian History and Culture is taught and if the teacher had / has adequate training to work with the subject; however the data collection was done in only one municipal school. We will bring as theoretical contribution studies from an anti-racist perspective. The methodology used was qualitative in which we conducted interviews with the teacher responsible for the implementation of the discipline; a coordinator, a teacher and two students from the ninth grade (Elementary School II) in order to understand the perceptions about racism and the importance of this discussion in school. The importance of Law 10639/03 is the guiding line for studies on ethnic-racial relations to be addressed in the classroom.Este trabalho consiste em um estudo sobre como é desenvolvida a disciplina História e Cultura Afro-brasileira que é ofertada nas escolas municipais da cidade de Olho D’Água do Casado-AL tendo como objetivo principal analisar como é ministrada a disciplina História e Cultura Afro Brasileira e se o professorado teve/tem formação adequada para trabalhar com a temática; contudo a coleta de dados foi feita em apenas uma escola municipal. Traremos como aporte teórico estudos dentro de uma perspectiva anti-racista. A metodologia utilizada foi qualitativa na qual realizamos entrevistas com o professor responsável pela implementação da disciplina; uma coordenadora, uma professora e dois estudantes do nono período (Ensino Fundamental II) de modo a compreender quais as percepções sobre o racismo e a importância dessa discussão na escola. A importância da lei 10639/03 é o fio condutor para que os estudos sobre relações étnico-raciais sejam abordadas em sala de aula.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de HistóriaUFALSantos, Ana Cristina Conceiçãohttp://lattes.cnpq.br/0129621604933538Gomes, Gustavo Manoel da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5701200319717430Barbosa, Wilton Carneirohttp://lattes.cnpq.br/5914808442004353Santos, Marciane de Souza2019-01-03T14:52:20Z2018-12-182019-01-03T14:52:20Z2018-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Marciane de Souza. O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3672porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-09-13T13:54:16Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/3672Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-09-13T13:54:16Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar |
title |
O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar |
spellingShingle |
O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar Santos, Marciane de Souza História e Cultura afro-brasileira Ensino e aprendizagem Ensino fundamental Racismo Olho d'Água do Casado - Alagoas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL |
title_short |
O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar |
title_full |
O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar |
title_fullStr |
O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar |
title_sort |
O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar |
author |
Santos, Marciane de Souza |
author_facet |
Santos, Marciane de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Ana Cristina Conceição http://lattes.cnpq.br/0129621604933538 Gomes, Gustavo Manoel da Silva http://lattes.cnpq.br/5701200319717430 Barbosa, Wilton Carneiro http://lattes.cnpq.br/5914808442004353 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Marciane de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História e Cultura afro-brasileira Ensino e aprendizagem Ensino fundamental Racismo Olho d'Água do Casado - Alagoas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL |
topic |
História e Cultura afro-brasileira Ensino e aprendizagem Ensino fundamental Racismo Olho d'Água do Casado - Alagoas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL |
description |
This work consists of a study about how the Afro-Brazilian History and Culture is developed, which is offered in the municipal schools of the town of Olho D'Água do Casado-AL, whose main objective is to analyze how the discipline AfroBrazilian History and Culture is taught and if the teacher had / has adequate training to work with the subject; however the data collection was done in only one municipal school. We will bring as theoretical contribution studies from an anti-racist perspective. The methodology used was qualitative in which we conducted interviews with the teacher responsible for the implementation of the discipline; a coordinator, a teacher and two students from the ninth grade (Elementary School II) in order to understand the perceptions about racism and the importance of this discussion in school. The importance of Law 10639/03 is the guiding line for studies on ethnic-racial relations to be addressed in the classroom. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-18 2018-10-09 2019-01-03T14:52:20Z 2019-01-03T14:52:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Marciane de Souza. O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3672 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Marciane de Souza. O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de História UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Alagoas Brasil Curso de História UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233743063056384 |