O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marciane de Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3672
Resumo: This work consists of a study about how the Afro-Brazilian History and Culture is developed, which is offered in the municipal schools of the town of Olho D'Água do Casado-AL, whose main objective is to analyze how the discipline AfroBrazilian History and Culture is taught and if the teacher had / has adequate training to work with the subject; however the data collection was done in only one municipal school. We will bring as theoretical contribution studies from an anti-racist perspective. The methodology used was qualitative in which we conducted interviews with the teacher responsible for the implementation of the discipline; a coordinator, a teacher and two students from the ninth grade (Elementary School II) in order to understand the perceptions about racism and the importance of this discussion in school. The importance of Law 10639/03 is the guiding line for studies on ethnic-racial relations to be addressed in the classroom.
id UFAL_e9e8b27abf39938151f3929d1828143f
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/3672
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolarHistória e Cultura afro-brasileiraEnsino e aprendizagemEnsino fundamentalRacismoOlho d'Água do Casado - AlagoasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILThis work consists of a study about how the Afro-Brazilian History and Culture is developed, which is offered in the municipal schools of the town of Olho D'Água do Casado-AL, whose main objective is to analyze how the discipline AfroBrazilian History and Culture is taught and if the teacher had / has adequate training to work with the subject; however the data collection was done in only one municipal school. We will bring as theoretical contribution studies from an anti-racist perspective. The methodology used was qualitative in which we conducted interviews with the teacher responsible for the implementation of the discipline; a coordinator, a teacher and two students from the ninth grade (Elementary School II) in order to understand the perceptions about racism and the importance of this discussion in school. The importance of Law 10639/03 is the guiding line for studies on ethnic-racial relations to be addressed in the classroom.Este trabalho consiste em um estudo sobre como é desenvolvida a disciplina História e Cultura Afro-brasileira que é ofertada nas escolas municipais da cidade de Olho D’Água do Casado-AL tendo como objetivo principal analisar como é ministrada a disciplina História e Cultura Afro Brasileira e se o professorado teve/tem formação adequada para trabalhar com a temática; contudo a coleta de dados foi feita em apenas uma escola municipal. Traremos como aporte teórico estudos dentro de uma perspectiva anti-racista. A metodologia utilizada foi qualitativa na qual realizamos entrevistas com o professor responsável pela implementação da disciplina; uma coordenadora, uma professora e dois estudantes do nono período (Ensino Fundamental II) de modo a compreender quais as percepções sobre o racismo e a importância dessa discussão na escola. A importância da lei 10639/03 é o fio condutor para que os estudos sobre relações étnico-raciais sejam abordadas em sala de aula.Universidade Federal de AlagoasBrasilCurso de HistóriaUFALSantos, Ana Cristina Conceiçãohttp://lattes.cnpq.br/0129621604933538Gomes, Gustavo Manoel da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5701200319717430Barbosa, Wilton Carneirohttp://lattes.cnpq.br/5914808442004353Santos, Marciane de Souza2019-01-03T14:52:20Z2018-12-182019-01-03T14:52:20Z2018-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Marciane de Souza. O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3672porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2021-09-13T13:54:16Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/3672Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2021-09-13T13:54:16Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar
title O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar
spellingShingle O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar
Santos, Marciane de Souza
História e Cultura afro-brasileira
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Racismo
Olho d'Água do Casado - Alagoas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
title_short O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar
title_full O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar
title_fullStr O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar
title_full_unstemmed O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar
title_sort O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar
author Santos, Marciane de Souza
author_facet Santos, Marciane de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Ana Cristina Conceição
http://lattes.cnpq.br/0129621604933538
Gomes, Gustavo Manoel da Silva
http://lattes.cnpq.br/5701200319717430
Barbosa, Wilton Carneiro
http://lattes.cnpq.br/5914808442004353
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marciane de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv História e Cultura afro-brasileira
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Racismo
Olho d'Água do Casado - Alagoas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
topic História e Cultura afro-brasileira
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Racismo
Olho d'Água do Casado - Alagoas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
description This work consists of a study about how the Afro-Brazilian History and Culture is developed, which is offered in the municipal schools of the town of Olho D'Água do Casado-AL, whose main objective is to analyze how the discipline AfroBrazilian History and Culture is taught and if the teacher had / has adequate training to work with the subject; however the data collection was done in only one municipal school. We will bring as theoretical contribution studies from an anti-racist perspective. The methodology used was qualitative in which we conducted interviews with the teacher responsible for the implementation of the discipline; a coordinator, a teacher and two students from the ninth grade (Elementary School II) in order to understand the perceptions about racism and the importance of this discussion in school. The importance of Law 10639/03 is the guiding line for studies on ethnic-racial relations to be addressed in the classroom.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-18
2018-10-09
2019-01-03T14:52:20Z
2019-01-03T14:52:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Marciane de Souza. O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3672
identifier_str_mv SANTOS, Marciane de Souza. O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de História
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Curso de História
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233743063056384