Olhar a moça nos gongares: notas para compreender a luta pela definição da imagem da Pomba-gira em candomblés e umbandas em Maceió – AL
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4695 |
Resumo: | Como entender que uma única entidade consiga acionar diferentes interpretações sobre sua atuação? E que essas interpretações se cruzem com desconfianças sobre sua incorporação em determinados agentes? Neste texto faço uma imersão a partir das narrativas sobre homossexuais e pomba-giras, buscando entender como essa relação permite pontuar como as batalhas por definição de estilos de masculinidade em candomblés se cruza com disputas na defesa de imagens de tradição entre casas de santo em Maceió/AL. Sigo algumas pistas deixadas pelas histórias de uma personagem sorridente, mas também sisuda, perigosa mas também amiga, cínica mas igualmente sincera, conhecedora dos mistérios do sofrimento do amor e da penúria humana, isto é, uma pomba-gira. A partir de cenas sociais (WEBER, 2009), reconstruo episódios que tive contato durante o acompanhamento de festas entre casas de santo no estado de Alagoas durante o período entre 2014 e 2018. Neste sentido, aposto na ideia de que o surgimento de novas formas de reconhecimento da veracidade da atuação da pomba-gira se interconecta com mudanças também nos lugares a partir dos quais as batalhas por definição do valor social de homens se desenha. Assim, levo em conta como canais de ascensão social de personagens alvo de ojeriza e desconfianças em meio religioso lançam luz sobre novas formas de entendimento sobre a masculinidade. |
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