Singing in English: a motivational approach to teaching and learning English as a foreign language

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milito, Ana Lúcia Guerra
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6062
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é apresentar algumas pesquisas recentes sobre o uso de músicas populares em atividades em sala de aula a fim de aumentar a motivação ao ensino e à aprendizagem de uma língua estrangeira (no caso, o inglês), como também salientar para alunos e alunas a importância dos fatores motivacionais relacionados ao aprendizado da língua e seus aspectos sociais e culturais. Nas últimas três décadas, as pesquisas e estudos sobre línguas estrangeiras têm confirmado algumas hipóteses de que o aprendizado de uma segunda língua é realmente intensificado por sua ligação com o afeto, a emoção e também que professores que usam o humor e que criam uma atmosfera amigável e relaxante, encorajando a atitude motivacional dos(as) alunos(as), são bem mais sucedidos em aliviar a ansiedade provocada pelo encontro com a língua estrangeira, facilitando, assim, o aprendizado. Portanto, este trabalho pretende discutir se a motivação pode ser intensificada com o entusiasmo e o comprometimento do(a) professor(a) e sua estreita relação com a motivação do(a) aprendiz, uma vez que a melodia e as letras das músicas populares ajudam a grande maioria dos(as) alunos(as) a relaxar e a se tornar mais receptivos ao aprendizado da língua inglesa. Assim, o objetivo deste estudo é mostrar que os estudantes poderiam se beneficiar do uso regular de músicas populares em inglês, em suas atividades em sala de aula, sem alterar o procedimento básico do currículo a ser estudado. A introdução da música popular em sala de aula pode ajudar a reter a língua inglesa ao reproduzir uma repetição mental que pode estimular a aquisição da língua, juntamente com a criatividade do(a) professor(a), proporcionando um ambiente tranqüilo e relaxante na sala de aula de língua inglesa.. Em suma, o presente trabalho procura mostrar que é possível tirar proveito da motivação intrínseca dos alunos para aprender inglês com a ajuda de músicas populares como uma abordagem criativa e motivadora de incorporar a música popular ao aprendizado da língua alvo.
id UFAL_ff37ef8620fbf5e84c4881e2c6b3b2be
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6062
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Singing in English: a motivational approach to teaching and learning English as a foreign languageCantando em inglês – uma abordagem motivadora para o ensino e a aprendizagem do inglês como língua estrangeiraLíngua inglesa – Estudo e ensinoAtividades em sala de aulaMúsica popularProfessoresCriatividadeMotivaçãomotivationpopular songsintrinsic motivationclassroom activitiesteacher’s creativityCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAO objetivo principal deste trabalho é apresentar algumas pesquisas recentes sobre o uso de músicas populares em atividades em sala de aula a fim de aumentar a motivação ao ensino e à aprendizagem de uma língua estrangeira (no caso, o inglês), como também salientar para alunos e alunas a importância dos fatores motivacionais relacionados ao aprendizado da língua e seus aspectos sociais e culturais. Nas últimas três décadas, as pesquisas e estudos sobre línguas estrangeiras têm confirmado algumas hipóteses de que o aprendizado de uma segunda língua é realmente intensificado por sua ligação com o afeto, a emoção e também que professores que usam o humor e que criam uma atmosfera amigável e relaxante, encorajando a atitude motivacional dos(as) alunos(as), são bem mais sucedidos em aliviar a ansiedade provocada pelo encontro com a língua estrangeira, facilitando, assim, o aprendizado. Portanto, este trabalho pretende discutir se a motivação pode ser intensificada com o entusiasmo e o comprometimento do(a) professor(a) e sua estreita relação com a motivação do(a) aprendiz, uma vez que a melodia e as letras das músicas populares ajudam a grande maioria dos(as) alunos(as) a relaxar e a se tornar mais receptivos ao aprendizado da língua inglesa. Assim, o objetivo deste estudo é mostrar que os estudantes poderiam se beneficiar do uso regular de músicas populares em inglês, em suas atividades em sala de aula, sem alterar o procedimento básico do currículo a ser estudado. A introdução da música popular em sala de aula pode ajudar a reter a língua inglesa ao reproduzir uma repetição mental que pode estimular a aquisição da língua, juntamente com a criatividade do(a) professor(a), proporcionando um ambiente tranqüilo e relaxante na sala de aula de língua inglesa.. Em suma, o presente trabalho procura mostrar que é possível tirar proveito da motivação intrínseca dos alunos para aprender inglês com a ajuda de músicas populares como uma abordagem criativa e motivadora de incorporar a música popular ao aprendizado da língua alvo.The main purpose of this study is to present recent research on using popular songs in classroom activities in order to increase motivation in teaching and learning a foreign language (in this case, English), as well as highlight the importance of drawing students' attention to motivational factors to language learning and its social cultural aspects. Over the past three decades research in foreign language has confirmed that language learning is indeed enhanced by attention to affect, emotion in that teachers who use humor and create a friendly, supportive and relaxed atmosphere, encouraging the motivational disposition of the learners are most helpful in alleviating foreign language anxiety and facilitating learning. Thus, this study intends to discuss whether motivation can be increased with the teacher’s own enthusiasm and commitment and the close links with the learner motivation, since popular music and lyrics seem to help most students relax and become more receptive to the English learning. Thus, the aim of this study is to show that students would benefit from the regular use of pop songs in English in their classroom activities without changing the basic type of material covered. The introduction of songs in the classroom may help in the retention of the English language while producing a mental repetition that may stimulate language acquisition together with the teacher’s creativity, creating a positive and relaxing environment in the English language classroom. In short, the present study attempts to capitalize on the student’s intrinsic motivation to learn English through the help of popular songs as a creative, motivating way to incorporate music and lyrics to the target language learning.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Letras e LinguísticaUFALTavares, Roseanne Rochahttp://lattes.cnpq.br/4961168921977877Cavalcanti, Ildney de Fátima Souzahttp://lattes.cnpq.br/5481619568292015Verçosa, Elcio de Gusmãohttp://lattes.cnpq.br/4788477290200059Milito, Ana Lúcia Guerra2019-10-09T17:43:05Z2019-10-092019-10-09T17:43:05Z2010-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMILITO, Ana Lúcia Guerra. Singing in English: a motivational approach to teaching and learning English as a foreign language. 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6062enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-10-09T17:43:05Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6062Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-10-09T17:43:05Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Singing in English: a motivational approach to teaching and learning English as a foreign language
Cantando em inglês – uma abordagem motivadora para o ensino e a aprendizagem do inglês como língua estrangeira
title Singing in English: a motivational approach to teaching and learning English as a foreign language
spellingShingle Singing in English: a motivational approach to teaching and learning English as a foreign language
Milito, Ana Lúcia Guerra
Língua inglesa – Estudo e ensino
Atividades em sala de aula
Música popular
Professores
Criatividade
Motivação
motivation
popular songs
intrinsic motivation
classroom activities
teacher’s creativity
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Singing in English: a motivational approach to teaching and learning English as a foreign language
title_full Singing in English: a motivational approach to teaching and learning English as a foreign language
title_fullStr Singing in English: a motivational approach to teaching and learning English as a foreign language
title_full_unstemmed Singing in English: a motivational approach to teaching and learning English as a foreign language
title_sort Singing in English: a motivational approach to teaching and learning English as a foreign language
author Milito, Ana Lúcia Guerra
author_facet Milito, Ana Lúcia Guerra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Roseanne Rocha
http://lattes.cnpq.br/4961168921977877
Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza
http://lattes.cnpq.br/5481619568292015
Verçosa, Elcio de Gusmão
http://lattes.cnpq.br/4788477290200059
dc.contributor.author.fl_str_mv Milito, Ana Lúcia Guerra
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa – Estudo e ensino
Atividades em sala de aula
Música popular
Professores
Criatividade
Motivação
motivation
popular songs
intrinsic motivation
classroom activities
teacher’s creativity
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic Língua inglesa – Estudo e ensino
Atividades em sala de aula
Música popular
Professores
Criatividade
Motivação
motivation
popular songs
intrinsic motivation
classroom activities
teacher’s creativity
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description O objetivo principal deste trabalho é apresentar algumas pesquisas recentes sobre o uso de músicas populares em atividades em sala de aula a fim de aumentar a motivação ao ensino e à aprendizagem de uma língua estrangeira (no caso, o inglês), como também salientar para alunos e alunas a importância dos fatores motivacionais relacionados ao aprendizado da língua e seus aspectos sociais e culturais. Nas últimas três décadas, as pesquisas e estudos sobre línguas estrangeiras têm confirmado algumas hipóteses de que o aprendizado de uma segunda língua é realmente intensificado por sua ligação com o afeto, a emoção e também que professores que usam o humor e que criam uma atmosfera amigável e relaxante, encorajando a atitude motivacional dos(as) alunos(as), são bem mais sucedidos em aliviar a ansiedade provocada pelo encontro com a língua estrangeira, facilitando, assim, o aprendizado. Portanto, este trabalho pretende discutir se a motivação pode ser intensificada com o entusiasmo e o comprometimento do(a) professor(a) e sua estreita relação com a motivação do(a) aprendiz, uma vez que a melodia e as letras das músicas populares ajudam a grande maioria dos(as) alunos(as) a relaxar e a se tornar mais receptivos ao aprendizado da língua inglesa. Assim, o objetivo deste estudo é mostrar que os estudantes poderiam se beneficiar do uso regular de músicas populares em inglês, em suas atividades em sala de aula, sem alterar o procedimento básico do currículo a ser estudado. A introdução da música popular em sala de aula pode ajudar a reter a língua inglesa ao reproduzir uma repetição mental que pode estimular a aquisição da língua, juntamente com a criatividade do(a) professor(a), proporcionando um ambiente tranqüilo e relaxante na sala de aula de língua inglesa.. Em suma, o presente trabalho procura mostrar que é possível tirar proveito da motivação intrínseca dos alunos para aprender inglês com a ajuda de músicas populares como uma abordagem criativa e motivadora de incorporar a música popular ao aprendizado da língua alvo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-26
2019-10-09T17:43:05Z
2019-10-09
2019-10-09T17:43:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MILITO, Ana Lúcia Guerra. Singing in English: a motivational approach to teaching and learning English as a foreign language. 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6062
identifier_str_mv MILITO, Ana Lúcia Guerra. Singing in English: a motivational approach to teaching and learning English as a foreign language. 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6062
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233745193762816