Percepções e emoções de alunos do Proeja no processo de aprendizagem de inglês / Perceptions and Emotions of Proeja Students in the Process of English Learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21672 |
Resumo: | Resumo: O presente artigo representa parte de pesquisa desenvolvida em um Instituto Federal no Sul do Brasil, com estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Buscou-se observar quais emoções estão presentes em sala de aula de inglês do Proeja, como elas se revelam e como o curso pode contribuir para o processo de aprendizagem. Para isso, a Teoria Sociocultural, bem como as variáveis afetivas e a motivação voltadas ao ensino-aprendizagem de línguas embasam este estudo. Resultados mostram que a insegurança, a timidez e a ansiedade são emoções negativas que podem aparecer conjuntamente, acarretando o silêncio do aluno e desfavorecendo a aprendizagem. Por outro lado, há indícios de que o aprendiz poderá se envolver em outras oportunidades de aprendizagem mesmo após experimentar uma emoção negativa.Abstract: This paper focuses on selected data from research developed at a Federal Institute in the South of Brazil with students from the National Program for the Integration between Professional and Basic Education for Young People and Adults (Proeja). We aimed to observe which emotions are present in the Proeja English classroom, how they manifest, and how the course can contribute to learning. Therefore, Sociocultural Theory, affective variables, and motivation studies related to language teaching and learning support this investigation. The results indicate that insecurity, shyness, and anxiety are negative emotions that can appear together, causing the student’s silence and hindering the learning process. On the other hand, there are clues that the learner can participate in further learning opportunities even after experiencing negative emotions. |
id |
UFMG-7_7c1cac3f297135e5bc581c0db781b48c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/21672 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções e emoções de alunos do Proeja no processo de aprendizagem de inglês / Perceptions and Emotions of Proeja Students in the Process of English LearningInglês como LE; sala de aula de língua inglesa; emoção; motivação; Proeja; English as a FL; English language classroom; emotion; motivation; Proeja.Resumo: O presente artigo representa parte de pesquisa desenvolvida em um Instituto Federal no Sul do Brasil, com estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Buscou-se observar quais emoções estão presentes em sala de aula de inglês do Proeja, como elas se revelam e como o curso pode contribuir para o processo de aprendizagem. Para isso, a Teoria Sociocultural, bem como as variáveis afetivas e a motivação voltadas ao ensino-aprendizagem de línguas embasam este estudo. Resultados mostram que a insegurança, a timidez e a ansiedade são emoções negativas que podem aparecer conjuntamente, acarretando o silêncio do aluno e desfavorecendo a aprendizagem. Por outro lado, há indícios de que o aprendiz poderá se envolver em outras oportunidades de aprendizagem mesmo após experimentar uma emoção negativa.Abstract: This paper focuses on selected data from research developed at a Federal Institute in the South of Brazil with students from the National Program for the Integration between Professional and Basic Education for Young People and Adults (Proeja). We aimed to observe which emotions are present in the Proeja English classroom, how they manifest, and how the course can contribute to learning. Therefore, Sociocultural Theory, affective variables, and motivation studies related to language teaching and learning support this investigation. The results indicate that insecurity, shyness, and anxiety are negative emotions that can appear together, causing the student’s silence and hindering the learning process. On the other hand, there are clues that the learner can participate in further learning opportunities even after experiencing negative emotions.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisInstituto Federal de Educação, IFSUL-Apoio Financeiro à Realização de Cursos de Qualificação, Edital PROGEP/PROAP-IFSUL-Nº02/2018UNISINOS-Fundo Padre Theobaldo Frantz de Formação Docente para Qualificação de Professores da Escola Básica.Souza, Manuela da Silva Alencar de2024-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21672Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística Aplicada1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21672/1125615065http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/21672/3246http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/21672/3247/*ref*/ARAGÃO, R. C. Emoção no ensino/aprendizagem de línguas. In: MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. (org.). Afetividade e emoções no ensino/aprendizagem de línguas: múltiplos olhares. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. p. 163-189./*ref*/BARCELOS, A. M. F.; ARAGÃO, R. C.; RUOHOTIE-LYHTY, M.; GOMES, G. da S. C. Contemporary Perspectives on Research About Emotions in Language Teaching. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 22, n. 1, p. 1-16, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/M5JxFD4G9Z3PQYmcfTpDW8s/. Acesso em: 21 fev. 2024./*ref*/BARCELOS, A. M. F. On the Relationship Between Identities, Beliefs, and Emotions of Language Learners, Teachers and Researchers. The Learner Development Journal, v. 3, p. 170-173, 2020./*ref*/BARCELOS, A. M. F.; ARAGÃO, R. C. Emotions in Language Teaching: A Review of Studies on Teacher Emotions in Brazil. Chinese Journal of Applied Linguistics, v. 41, n. 4, p. 506-531, out. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330782561_Emotions_in_Language_Teaching_A_Review_of_Studies_on_Teacher_Emotions_in_Brazil. Acesso em: 21 fev. 2024./*ref*/BARCELOS, A. M. F.; SILVA, D. D. Crenças e emoções de professores de inglês em serviço. Revista Contexturas, n. 24, p. 6-19, 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/13771390/CREN%C3%87AS_E_EMO%C3%87%C3%95ES _DE_PROFESSORES_DE_INGL%C3%8AS_EM_SERVI%C3%87O. Acesso em: 21 fev. 2024./*ref*/BÍBLIA ONLINE. 1 Coríntios 13:1. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/acf/busca?q=1+corintios+13. Acesso em: 29 mar. 2022./*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. PROEJA. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional Técnica de Nível Médio/ Ensino Médio. Documento Base. Brasília, 2007. 72p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf. Acesso em: 28 mar. 2022./*ref*/CUNHA, J. L. O que revelam as narrativas de professores de língua estrangeira sobre sua prática docente? 2018. 96f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2018. Disponível em: http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7027. Acesso em: 21 fev. 2024./*ref*/DEWALE, J. -M; MACINTYRE, P. D. The Two Faces of Janus? Anxiety and Enjoyment in the Foreign Language Classroom. Studies in Second Language Learning and Teaching. 4 (2). p. 237-274, 2014. Disponível em: https://pressto.amu.edu.pl/index.php/ssllt/article/view/3941/3990. Acesso em: 21 fev. 2024./*ref*/DEWAELE, J. -M. On Emotion in Foreign Language Learning and Use. The language teacher. v. 39, n. 3, May/June, p. 13-15, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/281716361_On_Emotions_in_Foreign_Language_Learning_and_Use. Acesso em: 21 fev. 2024./*ref*/DIPARDO, A.; POTTER, C. Beyond Cognition: A Vygotskian Perspective on Emotionality and Teachers’ Professional Lives. In: KOZULIN, A.; GINDIS, B., AGEYEV, V. S.; MILLER, S. M. (ed.). Vygotsky’s Educational Theory in Cultural Context, Cambridge: Cambridge University Press, 2003, p. 317-345. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1017/CBO9780511840975.017. Acesso em: 18 nov. 2021./*ref*/DÖRNYEI, Z. Motivation and Motivating in the Foreign Language Classroom. Modern Language Journal, 78, p. 273-284, 1994. Disponível em: https://www.academia.edu/9609720/Motivation_and_Motivating_in_the_Foreign_Language_Classroom_Author_s_Zoltan_Motivation. Acesso em: 21 fev. 2024./*ref*/DÖRNYEI, Z. Motivation in Second and Foreign Language Learning. Language Teaching. Cambridge University Press. v. 31. July, p. 117-135, 1998./*ref*/ELLIS, R. Second Language Acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1997. 147p./*ref*/FIGUEIREDO, F. J. Q. Vygotsky: a interação no ensino/aprendizagem de línguas. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019. 128p./*ref*/GARDNER, R. C.; LAMBERT, W. E. Attitudes and Motivation in Second Language Learning. Rowley, MA: Newbury House, 1972. 313p./*ref*/GODOY, P. F. G.; BARCELOS, A. M. F. Understanding the Beliefs and Emotions of a Language Teacher Educator: A Case Study. Pensares em revista, n. 23, p. 47-71, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/pensaresemrevista/article/view/60497/40247. Acesso em: 21 fev. 2024./*ref*/HORWITZ, E. K. et al. “Foreign Language Classroom Anxiety.” The Modern Language Journal, v. 70, n. 2, National Federation of Modern Language Teachers Associations, Wiley, p. 125–132, 1986. DOI: https://doi.org/10.2307/327317. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/327317. Acesso em: 16 nov. 2021./*ref*/LIMA, M. S.; MARQUES, J. O. O silêncio e os estilos de aprendizagem em sala de aula de língua estrangeira. In: SIMÕES, D. M. P.; FIGUEIREDO, F. J. Q. (Orgs.) Contribuições da linguística aplicada para o professor de línguas. São Paulo: Pontes editores, 2015. p. 215-241./*ref*/LANTOLF, J. P.; THORNE, S. L. Sociocultural Theory and the Genesis of Second Language Development. Oxford: Oxford University Press, 2006. 398p./*ref*/LÓPEZ, M. G. M.; AGUILAR, A. P. Emotions as Learning Enhancers of Foreign Language Learning Motivation. Profile: Issues in Teachers’ Professional Development, v. 15. n. 1, p. 109-124, 2013. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1657-07902013000100008. Acesso em: 14 mar. 2022./*ref*/LÓPEZ, M. G. M. Emotional Experiences of Mexican Language Learners: A Qualitative Study of Their Effects on Motivation. RBLA. Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 809-837, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/QkLSgpz745PnVDfGxfBFKQn/?lang=en. Acesso em: 21 fev. 2024./*ref*/MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. Falar, fazer, sentir, vir a ser: ansiedade e identidade no processo de aprendizagem de LE. In: MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. (org.). Afetividade e emoções no ensino/aprendizagem de línguas: múltiplos olhares. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. p. 17-48./*ref*/MICHELON, D. A motivação na aprendizagem de língua inglesa. Revista Língua e Literatura. v. 5, n. 8 e 9, p. 78-96, 2003. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/33/64. Acesso em: 14 mar. 2022./*ref*/OLIVEIRA, B. M.; BARCELOS, A. M. F. Identidade e motivação de professores pré-serviço de inglês e suas crenças sobre ensino e aprendizagem de língua inglesa: um estudo longitudinal. Revista Contemporânea de Educação, v. 7, p. 127-153, 2012./*ref*/PAIVA, V. L. M. O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. 1. ed. São Paulo: Parábola: 2019. 160p./*ref*/PEKRUN, R. A Social-Cognitive, Control-Value Theory of Achievement Emotions. Amsterdam: Elsevier Science B.V., 2000. 262p./*ref*/PEKRUN, R.; GOETZ, T.; TITZ, W. PERRY, R. P. Academic emotions in students’ self-regulated learning and achievement: A program of qualitative and quantitative research. Educational Psychologist, 37 (2), p. 91-105, 2002. Disponível em: http://kops.uni-konstanz.de/handle/123456789/13885. Acesso em: 22 mar. 2022./*ref*/SOUZA, M. S. A. Motivações e emoções de alunos de inglês do PROEJA. Dissertação (mestrado) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2020. Disponível em: http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/9142/Manuela%20da%20Silva%20Alencar%20de%20Souza-.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 24 fev. 2024./*ref*/TSUI, A. B. M. Reticence and Anxiety in Second Language Learning. Voices From the Language Classroom. Cambridge University Press, v. 2, n. 4, p. 145-167, 1996./*ref*/VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 224p./*ref*/VYGOTSKY, L. S. Thought and Language. Cambridge, UK: The MIT Press, 1999. 287p./*ref*/WENGER, E. Communities of Practice: Learning, Meaning and Identity. Cambridge, UK: Cambridge University Press. ISBN 052143017 8 hbk; 0521 66363 6 pbk. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Mellony-Graven/publication/225256730_Wenger_E_1998_Communities_of_practice_Learning_meaning_and_identity/links/54747aee0cf245eb436de0ca/Wenger-E-1998-Communities-of-practice-Learning-meaning-and-identity.pdf. Acesso em: 20 dez. 2021.Copyright (c) 2024 Manuela da Siva Alencar de Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-09T15:21:09Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/21672Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2024-05-09T15:21:09Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções e emoções de alunos do Proeja no processo de aprendizagem de inglês / Perceptions and Emotions of Proeja Students in the Process of English Learning |
title |
Percepções e emoções de alunos do Proeja no processo de aprendizagem de inglês / Perceptions and Emotions of Proeja Students in the Process of English Learning |
spellingShingle |
Percepções e emoções de alunos do Proeja no processo de aprendizagem de inglês / Perceptions and Emotions of Proeja Students in the Process of English Learning Souza, Manuela da Silva Alencar de Inglês como LE; sala de aula de língua inglesa; emoção; motivação; Proeja; English as a FL; English language classroom; emotion; motivation; Proeja. |
title_short |
Percepções e emoções de alunos do Proeja no processo de aprendizagem de inglês / Perceptions and Emotions of Proeja Students in the Process of English Learning |
title_full |
Percepções e emoções de alunos do Proeja no processo de aprendizagem de inglês / Perceptions and Emotions of Proeja Students in the Process of English Learning |
title_fullStr |
Percepções e emoções de alunos do Proeja no processo de aprendizagem de inglês / Perceptions and Emotions of Proeja Students in the Process of English Learning |
title_full_unstemmed |
Percepções e emoções de alunos do Proeja no processo de aprendizagem de inglês / Perceptions and Emotions of Proeja Students in the Process of English Learning |
title_sort |
Percepções e emoções de alunos do Proeja no processo de aprendizagem de inglês / Perceptions and Emotions of Proeja Students in the Process of English Learning |
author |
Souza, Manuela da Silva Alencar de |
author_facet |
Souza, Manuela da Silva Alencar de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, IFSUL-Apoio Financeiro à Realização de Cursos de Qualificação, Edital PROGEP/PROAP-IFSUL-Nº02/2018 UNISINOS-Fundo Padre Theobaldo Frantz de Formação Docente para Qualificação de Professores da Escola Básica. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Manuela da Silva Alencar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inglês como LE; sala de aula de língua inglesa; emoção; motivação; Proeja; English as a FL; English language classroom; emotion; motivation; Proeja. |
topic |
Inglês como LE; sala de aula de língua inglesa; emoção; motivação; Proeja; English as a FL; English language classroom; emotion; motivation; Proeja. |
description |
Resumo: O presente artigo representa parte de pesquisa desenvolvida em um Instituto Federal no Sul do Brasil, com estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Buscou-se observar quais emoções estão presentes em sala de aula de inglês do Proeja, como elas se revelam e como o curso pode contribuir para o processo de aprendizagem. Para isso, a Teoria Sociocultural, bem como as variáveis afetivas e a motivação voltadas ao ensino-aprendizagem de línguas embasam este estudo. Resultados mostram que a insegurança, a timidez e a ansiedade são emoções negativas que podem aparecer conjuntamente, acarretando o silêncio do aluno e desfavorecendo a aprendizagem. Por outro lado, há indícios de que o aprendiz poderá se envolver em outras oportunidades de aprendizagem mesmo após experimentar uma emoção negativa.Abstract: This paper focuses on selected data from research developed at a Federal Institute in the South of Brazil with students from the National Program for the Integration between Professional and Basic Education for Young People and Adults (Proeja). We aimed to observe which emotions are present in the Proeja English classroom, how they manifest, and how the course can contribute to learning. Therefore, Sociocultural Theory, affective variables, and motivation studies related to language teaching and learning support this investigation. The results indicate that insecurity, shyness, and anxiety are negative emotions that can appear together, causing the student’s silence and hindering the learning process. On the other hand, there are clues that the learner can participate in further learning opportunities even after experiencing negative emotions. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21672 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21672/1125615065 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/21672/3246 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/21672/3247 /*ref*/ARAGÃO, R. C. Emoção no ensino/aprendizagem de línguas. In: MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. (org.). Afetividade e emoções no ensino/aprendizagem de línguas: múltiplos olhares. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. p. 163-189. /*ref*/BARCELOS, A. M. F.; ARAGÃO, R. C.; RUOHOTIE-LYHTY, M.; GOMES, G. da S. C. Contemporary Perspectives on Research About Emotions in Language Teaching. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 22, n. 1, p. 1-16, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/M5JxFD4G9Z3PQYmcfTpDW8s/. Acesso em: 21 fev. 2024. /*ref*/BARCELOS, A. M. F. On the Relationship Between Identities, Beliefs, and Emotions of Language Learners, Teachers and Researchers. The Learner Development Journal, v. 3, p. 170-173, 2020. /*ref*/BARCELOS, A. M. F.; ARAGÃO, R. C. Emotions in Language Teaching: A Review of Studies on Teacher Emotions in Brazil. Chinese Journal of Applied Linguistics, v. 41, n. 4, p. 506-531, out. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330782561_Emotions_in_Language_Teaching_A_Review_of_Studies_on_Teacher_Emotions_in_Brazil. Acesso em: 21 fev. 2024. /*ref*/BARCELOS, A. M. F.; SILVA, D. D. Crenças e emoções de professores de inglês em serviço. Revista Contexturas, n. 24, p. 6-19, 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/13771390/CREN%C3%87AS_E_EMO%C3%87%C3%95ES _DE_PROFESSORES_DE_INGL%C3%8AS_EM_SERVI%C3%87O. Acesso em: 21 fev. 2024. /*ref*/BÍBLIA ONLINE. 1 Coríntios 13:1. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/acf/busca?q=1+corintios+13. Acesso em: 29 mar. 2022. /*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. PROEJA. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Educação Profissional Técnica de Nível Médio/ Ensino Médio. Documento Base. Brasília, 2007. 72p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf. Acesso em: 28 mar. 2022. /*ref*/CUNHA, J. L. O que revelam as narrativas de professores de língua estrangeira sobre sua prática docente? 2018. 96f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2018. Disponível em: http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7027. Acesso em: 21 fev. 2024. /*ref*/DEWALE, J. -M; MACINTYRE, P. D. The Two Faces of Janus? Anxiety and Enjoyment in the Foreign Language Classroom. Studies in Second Language Learning and Teaching. 4 (2). p. 237-274, 2014. Disponível em: https://pressto.amu.edu.pl/index.php/ssllt/article/view/3941/3990. Acesso em: 21 fev. 2024. /*ref*/DEWAELE, J. -M. On Emotion in Foreign Language Learning and Use. The language teacher. v. 39, n. 3, May/June, p. 13-15, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/281716361_On_Emotions_in_Foreign_Language_Learning_and_Use. Acesso em: 21 fev. 2024. /*ref*/DIPARDO, A.; POTTER, C. Beyond Cognition: A Vygotskian Perspective on Emotionality and Teachers’ Professional Lives. In: KOZULIN, A.; GINDIS, B., AGEYEV, V. S.; MILLER, S. M. (ed.). Vygotsky’s Educational Theory in Cultural Context, Cambridge: Cambridge University Press, 2003, p. 317-345. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1017/CBO9780511840975.017. Acesso em: 18 nov. 2021. /*ref*/DÖRNYEI, Z. Motivation and Motivating in the Foreign Language Classroom. Modern Language Journal, 78, p. 273-284, 1994. Disponível em: https://www.academia.edu/9609720/Motivation_and_Motivating_in_the_Foreign_Language_Classroom_Author_s_Zoltan_Motivation. Acesso em: 21 fev. 2024. /*ref*/DÖRNYEI, Z. Motivation in Second and Foreign Language Learning. Language Teaching. Cambridge University Press. v. 31. July, p. 117-135, 1998. /*ref*/ELLIS, R. Second Language Acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1997. 147p. /*ref*/FIGUEIREDO, F. J. Q. Vygotsky: a interação no ensino/aprendizagem de línguas. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019. 128p. /*ref*/GARDNER, R. C.; LAMBERT, W. E. Attitudes and Motivation in Second Language Learning. Rowley, MA: Newbury House, 1972. 313p. /*ref*/GODOY, P. F. G.; BARCELOS, A. M. F. Understanding the Beliefs and Emotions of a Language Teacher Educator: A Case Study. Pensares em revista, n. 23, p. 47-71, 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/pensaresemrevista/article/view/60497/40247. Acesso em: 21 fev. 2024. /*ref*/HORWITZ, E. K. et al. “Foreign Language Classroom Anxiety.” The Modern Language Journal, v. 70, n. 2, National Federation of Modern Language Teachers Associations, Wiley, p. 125–132, 1986. DOI: https://doi.org/10.2307/327317. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/327317. Acesso em: 16 nov. 2021. /*ref*/LIMA, M. S.; MARQUES, J. O. O silêncio e os estilos de aprendizagem em sala de aula de língua estrangeira. In: SIMÕES, D. M. P.; FIGUEIREDO, F. J. Q. (Orgs.) Contribuições da linguística aplicada para o professor de línguas. São Paulo: Pontes editores, 2015. p. 215-241. /*ref*/LANTOLF, J. P.; THORNE, S. L. Sociocultural Theory and the Genesis of Second Language Development. Oxford: Oxford University Press, 2006. 398p. /*ref*/LÓPEZ, M. G. M.; AGUILAR, A. P. Emotions as Learning Enhancers of Foreign Language Learning Motivation. Profile: Issues in Teachers’ Professional Development, v. 15. n. 1, p. 109-124, 2013. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1657-07902013000100008. Acesso em: 14 mar. 2022. /*ref*/LÓPEZ, M. G. M. Emotional Experiences of Mexican Language Learners: A Qualitative Study of Their Effects on Motivation. RBLA. Belo Horizonte, v. 15, n. 3, p. 809-837, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/QkLSgpz745PnVDfGxfBFKQn/?lang=en. Acesso em: 21 fev. 2024. /*ref*/MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. Falar, fazer, sentir, vir a ser: ansiedade e identidade no processo de aprendizagem de LE. In: MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. (org.). Afetividade e emoções no ensino/aprendizagem de línguas: múltiplos olhares. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. p. 17-48. /*ref*/MICHELON, D. A motivação na aprendizagem de língua inglesa. Revista Língua e Literatura. v. 5, n. 8 e 9, p. 78-96, 2003. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/33/64. Acesso em: 14 mar. 2022. /*ref*/OLIVEIRA, B. M.; BARCELOS, A. M. F. Identidade e motivação de professores pré-serviço de inglês e suas crenças sobre ensino e aprendizagem de língua inglesa: um estudo longitudinal. Revista Contemporânea de Educação, v. 7, p. 127-153, 2012. /*ref*/PAIVA, V. L. M. O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. 1. ed. São Paulo: Parábola: 2019. 160p. /*ref*/PEKRUN, R. A Social-Cognitive, Control-Value Theory of Achievement Emotions. Amsterdam: Elsevier Science B.V., 2000. 262p. /*ref*/PEKRUN, R.; GOETZ, T.; TITZ, W. PERRY, R. P. Academic emotions in students’ self-regulated learning and achievement: A program of qualitative and quantitative research. Educational Psychologist, 37 (2), p. 91-105, 2002. Disponível em: http://kops.uni-konstanz.de/handle/123456789/13885. Acesso em: 22 mar. 2022. /*ref*/SOUZA, M. S. A. Motivações e emoções de alunos de inglês do PROEJA. Dissertação (mestrado) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2020. Disponível em: http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/9142/Manuela%20da%20Silva%20Alencar%20de%20Souza-.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 24 fev. 2024. /*ref*/TSUI, A. B. M. Reticence and Anxiety in Second Language Learning. Voices From the Language Classroom. Cambridge University Press, v. 2, n. 4, p. 145-167, 1996. /*ref*/VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 224p. /*ref*/VYGOTSKY, L. S. Thought and Language. Cambridge, UK: The MIT Press, 1999. 287p. /*ref*/WENGER, E. Communities of Practice: Learning, Meaning and Identity. Cambridge, UK: Cambridge University Press. ISBN 052143017 8 hbk; 0521 66363 6 pbk. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Mellony-Graven/publication/225256730_Wenger_E_1998_Communities_of_practice_Learning_meaning_and_identity/links/54747aee0cf245eb436de0ca/Wenger-E-1998-Communities-of-practice-Learning-meaning-and-identity.pdf. Acesso em: 20 dez. 2021. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Manuela da Siva Alencar de Souza http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Manuela da Siva Alencar de Souza http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística Aplicada Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística Aplicada Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística Aplicada 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711099226947584 |