Percepções e emoções de alunos do Proeja no processo de aprendizagem de inglês / Perceptions and Emotions of Proeja Students in the Process of English Learning

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Autor(a) principal: Souza, Manuela da Silva Alencar de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21672
Resumo: Resumo: O presente artigo representa parte de pesquisa desenvolvida em um Instituto Federal no Sul do Brasil, com estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Buscou-se observar quais emoções estão presentes em sala de aula de inglês do Proeja, como elas se revelam e como o curso pode contribuir para o processo de aprendizagem. Para isso, a Teoria Sociocultural, bem como as variáveis afetivas e a motivação voltadas ao ensino-aprendizagem de línguas embasam este estudo. Resultados mostram que a insegurança, a timidez e a ansiedade são emoções negativas que podem aparecer conjuntamente, acarretando o silêncio do aluno e desfavorecendo a aprendizagem. Por outro lado, há indícios de que o aprendiz poderá se envolver em outras oportunidades de aprendizagem mesmo após experimentar uma emoção negativa.Abstract: This paper focuses on selected data from research developed at a Federal Institute in the South of Brazil with students from the National Program for the Integration between Professional and Basic Education for Young People and Adults (Proeja). We aimed to observe which emotions are present in the Proeja English classroom, how they manifest, and how the course can contribute to learning. Therefore, Sociocultural Theory, affective variables, and motivation studies related to language teaching and learning support this investigation. The results indicate that insecurity, shyness, and anxiety are negative emotions that can appear together, causing the student’s silence and hindering the learning process. On the other hand, there are clues that the learner can participate in further learning opportunities even after experiencing negative emotions.
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Resultados mostram que a insegurança, a timidez e a ansiedade são emoções negativas que podem aparecer conjuntamente, acarretando o silêncio do aluno e desfavorecendo a aprendizagem. Por outro lado, há indícios de que o aprendiz poderá se envolver em outras oportunidades de aprendizagem mesmo após experimentar uma emoção negativa.Abstract: This paper focuses on selected data from research developed at a Federal Institute in the South of Brazil with students from the National Program for the Integration between Professional and Basic Education for Young People and Adults (Proeja). We aimed to observe which emotions are present in the Proeja English classroom, how they manifest, and how the course can contribute to learning. Therefore, Sociocultural Theory, affective variables, and motivation studies related to language teaching and learning support this investigation. The results indicate that insecurity, shyness, and anxiety are negative emotions that can appear together, causing the student’s silence and hindering the learning process. On the other hand, there are clues that the learner can participate in further learning opportunities even after experiencing negative emotions.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisInstituto Federal de Educação, IFSUL-Apoio Financeiro à Realização de Cursos de Qualificação, Edital PROGEP/PROAP-IFSUL-Nº02/2018UNISINOS-Fundo Padre Theobaldo Frantz de Formação Docente para Qualificação de Professores da Escola Básica.Souza, Manuela da Silva Alencar de2024-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21672Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística Aplicada1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21672/1125615065http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/21672/3246http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/21672/3247/*ref*/ARAGÃO, R. 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