Caracterização molecular de acessos de Pinhão-manso cultivados em Itacoatiara-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naiara Alfaia de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2992
Resumo: Jatropha curcas (L.), conhecida no Brasil popularmente como pinhão manso, é uma planta perene pertencente a família Euphorbiaceae, com grande valor econômico agregado como uma fonte potencial de óleo vegetal para a produção do biodiesel. A caracterização de germoplasma vegetal com técnicas moleculares tem um papel crescente e importante na administração e utilização de recursos genéticos de plantas. Estudos prévios da caracterização molecular de pinhão-manso revelaram baixa variabilidade genética. Entretanto, nenhum acesso foi proviniente do estado do Amazonas. O município de Itacoatiara conta com um plantel de mais de 900 indivíduos de pinhão provenientes de diferentes acessos da região norte e da própria região Dentro da classe de marcadores moleculares, baseados na técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR), destaca-se o polimorfismo de DNA amplificado ao acaso (RAPD) como apropriados para estudos de populações, podendo fornecer informações para o estudo da diversidade genética. Dessa forma, .o presente estudo visa realizar a caracterização molecular de acessos de pinhão-manso plantados em Itacoatiara utilizando marcadores dominantes RAPD. Além de fornecer informações novas sobre caracterização molecular de acessos do Amazonas, o projeto oportunizará o desenvolvimento de estudos moleculares no Lab. de Biologia Molecular do ICET e a capacitação de recursos humanos nessa importante área científica.
id UFAM-1_03c7bf11bde2fc7c38094f1fa9eef413
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/2992
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Caracterização molecular de acessos de Pinhão-manso cultivados em Itacoatiara-AMDiversidade genéticaJatropha curcasAmazonasCIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIAJatropha curcas (L.), conhecida no Brasil popularmente como pinhão manso, é uma planta perene pertencente a família Euphorbiaceae, com grande valor econômico agregado como uma fonte potencial de óleo vegetal para a produção do biodiesel. A caracterização de germoplasma vegetal com técnicas moleculares tem um papel crescente e importante na administração e utilização de recursos genéticos de plantas. Estudos prévios da caracterização molecular de pinhão-manso revelaram baixa variabilidade genética. Entretanto, nenhum acesso foi proviniente do estado do Amazonas. O município de Itacoatiara conta com um plantel de mais de 900 indivíduos de pinhão provenientes de diferentes acessos da região norte e da própria região Dentro da classe de marcadores moleculares, baseados na técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR), destaca-se o polimorfismo de DNA amplificado ao acaso (RAPD) como apropriados para estudos de populações, podendo fornecer informações para o estudo da diversidade genética. Dessa forma, .o presente estudo visa realizar a caracterização molecular de acessos de pinhão-manso plantados em Itacoatiara utilizando marcadores dominantes RAPD. Além de fornecer informações novas sobre caracterização molecular de acessos do Amazonas, o projeto oportunizará o desenvolvimento de estudos moleculares no Lab. de Biologia Molecular do ICET e a capacitação de recursos humanos nessa importante área científica.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilInstituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ItacoatiaraPROGRAMA PIBIC 2012UFAMFábio Medeiros FerreiraWelma Sousa Silvahttp://lattes.cnpq.br/9356313441181696Naiara Alfaia de Oliveira2016-09-23T15:24:45Z2016-09-23T15:24:45Z2013-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2992application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-26T13:37:22Zoai:localhost:prefix/2992Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-26T13:37:22Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização molecular de acessos de Pinhão-manso cultivados em Itacoatiara-AM
title Caracterização molecular de acessos de Pinhão-manso cultivados em Itacoatiara-AM
spellingShingle Caracterização molecular de acessos de Pinhão-manso cultivados em Itacoatiara-AM
Naiara Alfaia de Oliveira
Diversidade genética
Jatropha curcas
Amazonas
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
title_short Caracterização molecular de acessos de Pinhão-manso cultivados em Itacoatiara-AM
title_full Caracterização molecular de acessos de Pinhão-manso cultivados em Itacoatiara-AM
title_fullStr Caracterização molecular de acessos de Pinhão-manso cultivados em Itacoatiara-AM
title_full_unstemmed Caracterização molecular de acessos de Pinhão-manso cultivados em Itacoatiara-AM
title_sort Caracterização molecular de acessos de Pinhão-manso cultivados em Itacoatiara-AM
author Naiara Alfaia de Oliveira
author_facet Naiara Alfaia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fábio Medeiros Ferreira
Welma Sousa Silva
http://lattes.cnpq.br/9356313441181696
dc.contributor.author.fl_str_mv Naiara Alfaia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade genética
Jatropha curcas
Amazonas
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
topic Diversidade genética
Jatropha curcas
Amazonas
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
description Jatropha curcas (L.), conhecida no Brasil popularmente como pinhão manso, é uma planta perene pertencente a família Euphorbiaceae, com grande valor econômico agregado como uma fonte potencial de óleo vegetal para a produção do biodiesel. A caracterização de germoplasma vegetal com técnicas moleculares tem um papel crescente e importante na administração e utilização de recursos genéticos de plantas. Estudos prévios da caracterização molecular de pinhão-manso revelaram baixa variabilidade genética. Entretanto, nenhum acesso foi proviniente do estado do Amazonas. O município de Itacoatiara conta com um plantel de mais de 900 indivíduos de pinhão provenientes de diferentes acessos da região norte e da própria região Dentro da classe de marcadores moleculares, baseados na técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR), destaca-se o polimorfismo de DNA amplificado ao acaso (RAPD) como apropriados para estudos de populações, podendo fornecer informações para o estudo da diversidade genética. Dessa forma, .o presente estudo visa realizar a caracterização molecular de acessos de pinhão-manso plantados em Itacoatiara utilizando marcadores dominantes RAPD. Além de fornecer informações novas sobre caracterização molecular de acessos do Amazonas, o projeto oportunizará o desenvolvimento de estudos moleculares no Lab. de Biologia Molecular do ICET e a capacitação de recursos humanos nessa importante área científica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-31
2016-09-23T15:24:45Z
2016-09-23T15:24:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2992
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
PROGRAMA PIBIC 2012
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
PROGRAMA PIBIC 2012
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061047175708672