Caracterização do potencial produtivo do pinhão manso em Itacoatiara-AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernando Antonio Jutahy Colares Batista
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2426
Resumo: Pelo que se sabe, Itacoatiara é um dos poucos municípios do Amazonas com a formação de plantios. Implantados recentemente, em meados de 2007 por alguns poucos produtores rurais, foram introduzidos por sementes oriundas do Maranhão e também por mudas de estacas e de sementes com procedência local. Em junho de 2010, foi instalado um experimento no campo com 36 famílias oriundas de plantio de mudas por sementes, representando parte dos 69 acessos coletados. No corrente ano pretende-se dar início a caracterização do mérito agrícola e estudo da variabilidade genética das árvores de pinhão manso plantadas recentemente no ensaio de famílias de meios-irmãos, além de obter estimativas dos parâmetros genéticos das árvores em seu estádio inicial do desenvolvimento. Para tal, as seguintes características vegetativas serão mensuradas por árvore: 1) largura (cm) e 2) comprimento da folha (cm) medidos na 8ª folha abaixo da inflorescência, em duas folhas/árvore de ramos diferentes; 3) altura da planta (m); 4) número total de ramos, contando o caule e ramos basais a 40 cm do solo; 5) diâmetro do caule (cm); 6) projeção da copa no sentido do maior espaçamento (m); 7) projeção da copa no sentido do menor espaçamento (m) e; 8) volume de copa (m3). A altura das árvores e a projeção da copa serão mensuradas com régua de 2,5m graduada em centímetros. Após as colheitas nos dois plantios, serão avaliadas individualmente as árvores para as seguintes características: 9) produção de grãos (g), 10) peso de casca (g . grão-1); 11) peso de amêndoas (g . grão-1). Serão empregadas análises descritivas e a análise de variância univariada, visando avaliar o comportamento produtivo e identificar a variabilidade genética entre famílias. Parâmetros genéticos (herdabilidades, variâncias, acurácia e coeficientes de variação) também serão estimados sobre as famílias de pinhão manso em seu estágio inicial de desenvolvimento estimados via modelos mistos do tipo REML/BLUP.
id UFAM-1_b6b3b7b0fd58375ac034a9601fde705a
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/2426
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Caracterização do potencial produtivo do pinhão manso em Itacoatiara-AMJatropha curcasVariáveis agronômicasMelhoramentoCIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIAPelo que se sabe, Itacoatiara é um dos poucos municípios do Amazonas com a formação de plantios. Implantados recentemente, em meados de 2007 por alguns poucos produtores rurais, foram introduzidos por sementes oriundas do Maranhão e também por mudas de estacas e de sementes com procedência local. Em junho de 2010, foi instalado um experimento no campo com 36 famílias oriundas de plantio de mudas por sementes, representando parte dos 69 acessos coletados. No corrente ano pretende-se dar início a caracterização do mérito agrícola e estudo da variabilidade genética das árvores de pinhão manso plantadas recentemente no ensaio de famílias de meios-irmãos, além de obter estimativas dos parâmetros genéticos das árvores em seu estádio inicial do desenvolvimento. Para tal, as seguintes características vegetativas serão mensuradas por árvore: 1) largura (cm) e 2) comprimento da folha (cm) medidos na 8ª folha abaixo da inflorescência, em duas folhas/árvore de ramos diferentes; 3) altura da planta (m); 4) número total de ramos, contando o caule e ramos basais a 40 cm do solo; 5) diâmetro do caule (cm); 6) projeção da copa no sentido do maior espaçamento (m); 7) projeção da copa no sentido do menor espaçamento (m) e; 8) volume de copa (m3). A altura das árvores e a projeção da copa serão mensuradas com régua de 2,5m graduada em centímetros. Após as colheitas nos dois plantios, serão avaliadas individualmente as árvores para as seguintes características: 9) produção de grãos (g), 10) peso de casca (g . grão-1); 11) peso de amêndoas (g . grão-1). Serão empregadas análises descritivas e a análise de variância univariada, visando avaliar o comportamento produtivo e identificar a variabilidade genética entre famílias. Parâmetros genéticos (herdabilidades, variâncias, acurácia e coeficientes de variação) também serão estimados sobre as famílias de pinhão manso em seu estágio inicial de desenvolvimento estimados via modelos mistos do tipo REML/BLUP.CNPQUniversidade Federal do AmazonasBrasilInstituto de Ciências Exatas e Tecnologia - ItacoatiaraPROGRAMA PIBIC 2011UFAMFábio Medeiros FerreiraFernando Antonio Jutahy Colares Batista2016-09-23T15:19:36Z2016-09-23T15:19:36Z2012-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2426application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-28T20:49:33Zoai:localhost:prefix/2426Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-28T20:49:33Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização do potencial produtivo do pinhão manso em Itacoatiara-AM
title Caracterização do potencial produtivo do pinhão manso em Itacoatiara-AM
spellingShingle Caracterização do potencial produtivo do pinhão manso em Itacoatiara-AM
Fernando Antonio Jutahy Colares Batista
Jatropha curcas
Variáveis agronômicas
Melhoramento
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
title_short Caracterização do potencial produtivo do pinhão manso em Itacoatiara-AM
title_full Caracterização do potencial produtivo do pinhão manso em Itacoatiara-AM
title_fullStr Caracterização do potencial produtivo do pinhão manso em Itacoatiara-AM
title_full_unstemmed Caracterização do potencial produtivo do pinhão manso em Itacoatiara-AM
title_sort Caracterização do potencial produtivo do pinhão manso em Itacoatiara-AM
author Fernando Antonio Jutahy Colares Batista
author_facet Fernando Antonio Jutahy Colares Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fábio Medeiros Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernando Antonio Jutahy Colares Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Jatropha curcas
Variáveis agronômicas
Melhoramento
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
topic Jatropha curcas
Variáveis agronômicas
Melhoramento
CIÊNCIAS AGRÁRIAS: AGRONOMIA
description Pelo que se sabe, Itacoatiara é um dos poucos municípios do Amazonas com a formação de plantios. Implantados recentemente, em meados de 2007 por alguns poucos produtores rurais, foram introduzidos por sementes oriundas do Maranhão e também por mudas de estacas e de sementes com procedência local. Em junho de 2010, foi instalado um experimento no campo com 36 famílias oriundas de plantio de mudas por sementes, representando parte dos 69 acessos coletados. No corrente ano pretende-se dar início a caracterização do mérito agrícola e estudo da variabilidade genética das árvores de pinhão manso plantadas recentemente no ensaio de famílias de meios-irmãos, além de obter estimativas dos parâmetros genéticos das árvores em seu estádio inicial do desenvolvimento. Para tal, as seguintes características vegetativas serão mensuradas por árvore: 1) largura (cm) e 2) comprimento da folha (cm) medidos na 8ª folha abaixo da inflorescência, em duas folhas/árvore de ramos diferentes; 3) altura da planta (m); 4) número total de ramos, contando o caule e ramos basais a 40 cm do solo; 5) diâmetro do caule (cm); 6) projeção da copa no sentido do maior espaçamento (m); 7) projeção da copa no sentido do menor espaçamento (m) e; 8) volume de copa (m3). A altura das árvores e a projeção da copa serão mensuradas com régua de 2,5m graduada em centímetros. Após as colheitas nos dois plantios, serão avaliadas individualmente as árvores para as seguintes características: 9) produção de grãos (g), 10) peso de casca (g . grão-1); 11) peso de amêndoas (g . grão-1). Serão empregadas análises descritivas e a análise de variância univariada, visando avaliar o comportamento produtivo e identificar a variabilidade genética entre famílias. Parâmetros genéticos (herdabilidades, variâncias, acurácia e coeficientes de variação) também serão estimados sobre as famílias de pinhão manso em seu estágio inicial de desenvolvimento estimados via modelos mistos do tipo REML/BLUP.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-31
2016-09-23T15:19:36Z
2016-09-23T15:19:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2426
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/2426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
PROGRAMA PIBIC 2011
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
PROGRAMA PIBIC 2011
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274271840993280