Otimização de metodologia analítica para quantificação de taninos em Eugenia punicifolia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carolina Carvalho Pacheco
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1890
Resumo: O desenvolvimento de um fitoterápico constitui uma tarefa problemática, uma vez que há uma grande dificuldade na definição de parâmetros de qualidade para as matérias-primas, assim como, pelo fato das substâncias ativas estarem distribuídas em uma matriz complexa dificultando o processamento tecnológico e o estabelecimento de metodologias analíticas para a avaliação da qualidade da droga vegetal e de produtos derivados. Portanto, estudos relacionados à validação de métodos analíticos para o controle de qualidade das matérias-primas são de fundamental importância no desenvolvimento de um produto de origem vegetal. A espécie Eugenia punicifolia, conhecida popularmente como pedra-ume-cáá é amplamente utilizada na medicina tradicional no combate de distúrbios hiperglicêmicos e diabete. Entre os principais constituintes químicos, presentes nas folhas dessa plantas destacam-se os polifenóis, flavonóides e taninos, podendo ser estes os principais responsáveis pela atividade biológica atribuída a esse vegetal. Assim, essa espécie destaca-se como promissora a um processamento tecnológico, visando à elaboração de extratos padronizados para obtenção de um futuro fitoterápico. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo a otimização de metodologia analítica para a quantificação de taninos em E. punicifolia. Como metas de trabalho destacam-se a caracterização da matéria-prima vegetal; obtenção e caracterização de solução extrativa a partir de partes aéreas da espécie vegetail; validação de metodologia analítica por espectrofotometria para o controle de qualidade das matérias primas e produtos derivados. A metodologia de trabalho será executada através da caracterização matéria-prima vegetal, sendo esta coletada em duas épocas do ano no campo experimental de cultivo de plantas medicinais da EMBRAPA-AM; otimização de metodologia analítica a fim de verificar a influência dos fatores que afetam a quantificação dos taninos na matriz biológica, estabelecimento das condições analíticas apropriadas e validação, a fim de garantir a idoneidade do método estabelecido.
id UFAM-1_0945416f8c5ea10d95db41cc2033f447
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/1890
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Otimização de metodologia analítica para quantificação de taninos em Eugenia punicifoliaEugenia punicifoliaTaninosMetodologia analíticaCIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIAO desenvolvimento de um fitoterápico constitui uma tarefa problemática, uma vez que há uma grande dificuldade na definição de parâmetros de qualidade para as matérias-primas, assim como, pelo fato das substâncias ativas estarem distribuídas em uma matriz complexa dificultando o processamento tecnológico e o estabelecimento de metodologias analíticas para a avaliação da qualidade da droga vegetal e de produtos derivados. Portanto, estudos relacionados à validação de métodos analíticos para o controle de qualidade das matérias-primas são de fundamental importância no desenvolvimento de um produto de origem vegetal. A espécie Eugenia punicifolia, conhecida popularmente como pedra-ume-cáá é amplamente utilizada na medicina tradicional no combate de distúrbios hiperglicêmicos e diabete. Entre os principais constituintes químicos, presentes nas folhas dessa plantas destacam-se os polifenóis, flavonóides e taninos, podendo ser estes os principais responsáveis pela atividade biológica atribuída a esse vegetal. Assim, essa espécie destaca-se como promissora a um processamento tecnológico, visando à elaboração de extratos padronizados para obtenção de um futuro fitoterápico. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo a otimização de metodologia analítica para a quantificação de taninos em E. punicifolia. Como metas de trabalho destacam-se a caracterização da matéria-prima vegetal; obtenção e caracterização de solução extrativa a partir de partes aéreas da espécie vegetail; validação de metodologia analítica por espectrofotometria para o controle de qualidade das matérias primas e produtos derivados. A metodologia de trabalho será executada através da caracterização matéria-prima vegetal, sendo esta coletada em duas épocas do ano no campo experimental de cultivo de plantas medicinais da EMBRAPA-AM; otimização de metodologia analítica a fim de verificar a influência dos fatores que afetam a quantificação dos taninos na matriz biológica, estabelecimento das condições analíticas apropriadas e validação, a fim de garantir a idoneidade do método estabelecido.VoluntárioUniversidade Federal do AmazonasBrasilFaculdade de Ciências FarmacêuticasFaculdade de Ciências da SaúdePrograma PIBIC 2009UFAMTatiane Pereira de SouzaCarolina Carvalho Pacheco2016-09-23T15:09:12Z2016-09-23T15:09:12Z2010-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1890application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-10T15:10:59Zoai:localhost:prefix/1890Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-10T15:10:59Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Otimização de metodologia analítica para quantificação de taninos em Eugenia punicifolia
title Otimização de metodologia analítica para quantificação de taninos em Eugenia punicifolia
spellingShingle Otimização de metodologia analítica para quantificação de taninos em Eugenia punicifolia
Carolina Carvalho Pacheco
Eugenia punicifolia
Taninos
Metodologia analítica
CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA
title_short Otimização de metodologia analítica para quantificação de taninos em Eugenia punicifolia
title_full Otimização de metodologia analítica para quantificação de taninos em Eugenia punicifolia
title_fullStr Otimização de metodologia analítica para quantificação de taninos em Eugenia punicifolia
title_full_unstemmed Otimização de metodologia analítica para quantificação de taninos em Eugenia punicifolia
title_sort Otimização de metodologia analítica para quantificação de taninos em Eugenia punicifolia
author Carolina Carvalho Pacheco
author_facet Carolina Carvalho Pacheco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tatiane Pereira de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Carolina Carvalho Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Eugenia punicifolia
Taninos
Metodologia analítica
CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA
topic Eugenia punicifolia
Taninos
Metodologia analítica
CIÊNCIAS DA SAÚDE: FARMÁCIA
description O desenvolvimento de um fitoterápico constitui uma tarefa problemática, uma vez que há uma grande dificuldade na definição de parâmetros de qualidade para as matérias-primas, assim como, pelo fato das substâncias ativas estarem distribuídas em uma matriz complexa dificultando o processamento tecnológico e o estabelecimento de metodologias analíticas para a avaliação da qualidade da droga vegetal e de produtos derivados. Portanto, estudos relacionados à validação de métodos analíticos para o controle de qualidade das matérias-primas são de fundamental importância no desenvolvimento de um produto de origem vegetal. A espécie Eugenia punicifolia, conhecida popularmente como pedra-ume-cáá é amplamente utilizada na medicina tradicional no combate de distúrbios hiperglicêmicos e diabete. Entre os principais constituintes químicos, presentes nas folhas dessa plantas destacam-se os polifenóis, flavonóides e taninos, podendo ser estes os principais responsáveis pela atividade biológica atribuída a esse vegetal. Assim, essa espécie destaca-se como promissora a um processamento tecnológico, visando à elaboração de extratos padronizados para obtenção de um futuro fitoterápico. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo a otimização de metodologia analítica para a quantificação de taninos em E. punicifolia. Como metas de trabalho destacam-se a caracterização da matéria-prima vegetal; obtenção e caracterização de solução extrativa a partir de partes aéreas da espécie vegetail; validação de metodologia analítica por espectrofotometria para o controle de qualidade das matérias primas e produtos derivados. A metodologia de trabalho será executada através da caracterização matéria-prima vegetal, sendo esta coletada em duas épocas do ano no campo experimental de cultivo de plantas medicinais da EMBRAPA-AM; otimização de metodologia analítica a fim de verificar a influência dos fatores que afetam a quantificação dos taninos na matriz biológica, estabelecimento das condições analíticas apropriadas e validação, a fim de garantir a idoneidade do método estabelecido.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-28
2016-09-23T15:09:12Z
2016-09-23T15:09:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1890
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Faculdade de Ciências da Saúde
Programa PIBIC 2009
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Faculdade de Ciências da Saúde
Programa PIBIC 2009
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274266947289088