Jogos culturais na educação física escolar (um relato de experiência a partir do estágio supervisionado)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldanha, Maria Eduarda Holanda da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6857
Resumo: This Course Conclusion Paper aimed to highlight the contribution of Cultural Games in School Physical Education, b. One of the contents that can help students to elucidate their realities is the Cultural Game. To do so, the methodology used was exploratory research, with bibliographic research including scientific articles, monographs, books, and others. Given the study, the reading and interpretation of the selected sources, it consists of an experience report that integrates the theoretical construction and the experiences lived during the supervised internship, concepts and importance of how cultural games help the development of students, emphasizing the relevance of rescuing these games in the context of Physical Education at school. At the end of the research, it was possible to understand that it is possible to treat several types of knowledge and cultural concepts, when taking games to the routines of elementary I physical education, having a result of stimulating motor development and skills. The supervised internship is fundamental to put into practice all the theoretical foundation acquired during the academic formation.
id UFAM-1_0eeef4770f86d368e8112705e2b9a9f5
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/6857
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Jogos culturais na educação física escolar (um relato de experiência a partir do estágio supervisionado)Jogos CulturaisCultural GamesEducação Física EscolarEstágio SupervisionadoSchool Physical EducationSupervised InternshipCIENCIAS BIOLOGICASEsportes escolaresProgramas de estágioEducação física - Estudo e ensino (Estágio)This Course Conclusion Paper aimed to highlight the contribution of Cultural Games in School Physical Education, b. One of the contents that can help students to elucidate their realities is the Cultural Game. To do so, the methodology used was exploratory research, with bibliographic research including scientific articles, monographs, books, and others. Given the study, the reading and interpretation of the selected sources, it consists of an experience report that integrates the theoretical construction and the experiences lived during the supervised internship, concepts and importance of how cultural games help the development of students, emphasizing the relevance of rescuing these games in the context of Physical Education at school. At the end of the research, it was possible to understand that it is possible to treat several types of knowledge and cultural concepts, when taking games to the routines of elementary I physical education, having a result of stimulating motor development and skills. The supervised internship is fundamental to put into practice all the theoretical foundation acquired during the academic formation.O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo destacar a contribuição dos Jogos Culturas em Educação Física Escolar. Um dos conteúdos que podem auxiliar os estudantes a elucidarem suas realidades é o Jogo Cultural. Para tanto, a metodologia empregada foi exploratória, com pesquisa bibliográfica incluindo artigos científicos, monografias, livros entre outros. Dado o realizado estudo, a leitura e interpretação em cima das fontes selecionadas, consiste em um relato de experiencia, no que integra a construção teórica e as experiências vivenciadas ao longo do estágio supervisionado, conceitos e importâncias de como os jogos culturais ajudam para o desenvolvimento dos alunos, acentuando a relevância do resgaste desses jogos no contexto da Educação Física na escola. Ao final da pesquisa, foi possível entender que é possível tratar diversos tipos de conhecimentos e conceitos culturais, ao levar jogos a rotinas da educação física no ensino fundamental II, tendo um resultado de estimulação do desenvolvimento motor e habilidades. O estágio Supervisionado é fundamental para colocar em prática todo o embasamento teórico adquirido durante a formação acadêmica.3SimBRASILFEFF - Faculdade de Educação Física e FisioterapiaManaus (AM)Educação Física - Licenciatura - ManausMatos, Gláucio Campos Gomes dehttp://lattes.cnpq.br/3029233831909914Saldanha, Maria Eduarda Holanda da Silva2023-08-16T15:17:27Z2023-08-16T15:17:27Z2023-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6857porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2023-08-16T15:17:50Zoai:localhost:prefix/6857Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2023-08-16T15:17:50Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos culturais na educação física escolar (um relato de experiência a partir do estágio supervisionado)
title Jogos culturais na educação física escolar (um relato de experiência a partir do estágio supervisionado)
spellingShingle Jogos culturais na educação física escolar (um relato de experiência a partir do estágio supervisionado)
Saldanha, Maria Eduarda Holanda da Silva
Jogos Culturais
Cultural Games
Educação Física Escolar
Estágio Supervisionado
School Physical Education
Supervised Internship
CIENCIAS BIOLOGICAS
Esportes escolares
Programas de estágio
Educação física - Estudo e ensino (Estágio)
title_short Jogos culturais na educação física escolar (um relato de experiência a partir do estágio supervisionado)
title_full Jogos culturais na educação física escolar (um relato de experiência a partir do estágio supervisionado)
title_fullStr Jogos culturais na educação física escolar (um relato de experiência a partir do estágio supervisionado)
title_full_unstemmed Jogos culturais na educação física escolar (um relato de experiência a partir do estágio supervisionado)
title_sort Jogos culturais na educação física escolar (um relato de experiência a partir do estágio supervisionado)
author Saldanha, Maria Eduarda Holanda da Silva
author_facet Saldanha, Maria Eduarda Holanda da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Gláucio Campos Gomes de
http://lattes.cnpq.br/3029233831909914
dc.contributor.author.fl_str_mv Saldanha, Maria Eduarda Holanda da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos Culturais
Cultural Games
Educação Física Escolar
Estágio Supervisionado
School Physical Education
Supervised Internship
CIENCIAS BIOLOGICAS
Esportes escolares
Programas de estágio
Educação física - Estudo e ensino (Estágio)
topic Jogos Culturais
Cultural Games
Educação Física Escolar
Estágio Supervisionado
School Physical Education
Supervised Internship
CIENCIAS BIOLOGICAS
Esportes escolares
Programas de estágio
Educação física - Estudo e ensino (Estágio)
description This Course Conclusion Paper aimed to highlight the contribution of Cultural Games in School Physical Education, b. One of the contents that can help students to elucidate their realities is the Cultural Game. To do so, the methodology used was exploratory research, with bibliographic research including scientific articles, monographs, books, and others. Given the study, the reading and interpretation of the selected sources, it consists of an experience report that integrates the theoretical construction and the experiences lived during the supervised internship, concepts and importance of how cultural games help the development of students, emphasizing the relevance of rescuing these games in the context of Physical Education at school. At the end of the research, it was possible to understand that it is possible to treat several types of knowledge and cultural concepts, when taking games to the routines of elementary I physical education, having a result of stimulating motor development and skills. The supervised internship is fundamental to put into practice all the theoretical foundation acquired during the academic formation.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-16T15:17:27Z
2023-08-16T15:17:27Z
2023-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6857
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv BRASIL
FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Manaus (AM)
Educação Física - Licenciatura - Manaus
publisher.none.fl_str_mv BRASIL
FEFF - Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
Manaus (AM)
Educação Física - Licenciatura - Manaus
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061062147276800