Verificação de Modelos de Hardware que Usam a Biblioteca do SystemC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciano Nunes Sobral
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3213
Resumo: Projetar softwares embarcados tem sido uma tarefa que exige uma execução próxima à perfeição, uma vez que a nossa dependência ao funcionamento correto desses sistemas tem aumentado rapidamente, de forma que um erro, falha ou bug pode causar prejuízos altíssimos à sociedade. Os sistemas embarcados são utilizados em um enorme leque de aplicações, tais como: Sistema de controle de air-bag, setup-boxes, telefones celulares e até aparelhos complexos utilizados na medicina. Estes sistemas estão se tornando cada vez mais complexos e requerem processadores multi-core com memória compartilhada escalável para atender a crescente demanda do poder computacional. Desta maneira, a confiabilidade dos sistemas (distribuídos) embarcados é um assunto chave no desenvolvimento de sistemas. As empresas procuram formas mais rápidas e baratas para verificar a confiabilidade dos seus sistemas, evitando assim grandes prejuízos. Uma das formas mais eficazes e de mais baixo custo é a verificação de modelos (ou model checking). Apesar da eficácia desse método de verificação, existem muitos sistemas que não podem ser verificados de forma automática pelo fato de não existir (ou existir parcialmente) no mercado um verificador que englobe determinadas linguagens, bibliotecas e frameworks. Um bom exemplo disso, são os sistemas de hardware que utilizam o SystemC ( biblioteca de classes e macros para C++ ). Neste projeto de pesquisa, nós investigaremos, a partir de análise de circuitos de hardware reais, quais são as funcionalidades mais utilizadas da biblioteca SystemC no mercado, definindo assim uma estrutura de como será feita a verificação de circuitos digitais que utilizam essa biblioteca. É importante salientar que o acadêmico irá ter contato com o estado da arte da sub-área de Verificação Formal de Hardware/Software. Além disso, o acadêmico terá contato com a implementação e uso de algoritmos de complexidade exponencial, analisará aplicações reais, e desenvolverá habilidades de desenvolvimento com a linguagem de programação C++.
id UFAM-1_1063cadfb621d0089ff59136f986b341
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/3213
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Verificação de Modelos de Hardware que Usam a Biblioteca do SystemCMétodos FormaisVerificação de HardwareSystemCENGENHARIASProjetar softwares embarcados tem sido uma tarefa que exige uma execução próxima à perfeição, uma vez que a nossa dependência ao funcionamento correto desses sistemas tem aumentado rapidamente, de forma que um erro, falha ou bug pode causar prejuízos altíssimos à sociedade. Os sistemas embarcados são utilizados em um enorme leque de aplicações, tais como: Sistema de controle de air-bag, setup-boxes, telefones celulares e até aparelhos complexos utilizados na medicina. Estes sistemas estão se tornando cada vez mais complexos e requerem processadores multi-core com memória compartilhada escalável para atender a crescente demanda do poder computacional. Desta maneira, a confiabilidade dos sistemas (distribuídos) embarcados é um assunto chave no desenvolvimento de sistemas. As empresas procuram formas mais rápidas e baratas para verificar a confiabilidade dos seus sistemas, evitando assim grandes prejuízos. Uma das formas mais eficazes e de mais baixo custo é a verificação de modelos (ou model checking). Apesar da eficácia desse método de verificação, existem muitos sistemas que não podem ser verificados de forma automática pelo fato de não existir (ou existir parcialmente) no mercado um verificador que englobe determinadas linguagens, bibliotecas e frameworks. Um bom exemplo disso, são os sistemas de hardware que utilizam o SystemC ( biblioteca de classes e macros para C++ ). Neste projeto de pesquisa, nós investigaremos, a partir de análise de circuitos de hardware reais, quais são as funcionalidades mais utilizadas da biblioteca SystemC no mercado, definindo assim uma estrutura de como será feita a verificação de circuitos digitais que utilizam essa biblioteca. É importante salientar que o acadêmico irá ter contato com o estado da arte da sub-área de Verificação Formal de Hardware/Software. Além disso, o acadêmico terá contato com a implementação e uso de algoritmos de complexidade exponencial, analisará aplicações reais, e desenvolverá habilidades de desenvolvimento com a linguagem de programação C++.FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilFaculdade de TecnologiaFaculdade de TecnologiaPROGRAMA PIBIC 2012UFAMLucas Carvalho CordeiroLuciano Nunes Sobral2016-09-23T15:25:43Z2016-09-23T15:25:43Z2013-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3213application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-26T02:10:28Zoai:localhost:prefix/3213Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-26T02:10:28Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Verificação de Modelos de Hardware que Usam a Biblioteca do SystemC
title Verificação de Modelos de Hardware que Usam a Biblioteca do SystemC
spellingShingle Verificação de Modelos de Hardware que Usam a Biblioteca do SystemC
Luciano Nunes Sobral
Métodos Formais
Verificação de Hardware
SystemC
ENGENHARIAS
title_short Verificação de Modelos de Hardware que Usam a Biblioteca do SystemC
title_full Verificação de Modelos de Hardware que Usam a Biblioteca do SystemC
title_fullStr Verificação de Modelos de Hardware que Usam a Biblioteca do SystemC
title_full_unstemmed Verificação de Modelos de Hardware que Usam a Biblioteca do SystemC
title_sort Verificação de Modelos de Hardware que Usam a Biblioteca do SystemC
author Luciano Nunes Sobral
author_facet Luciano Nunes Sobral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lucas Carvalho Cordeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciano Nunes Sobral
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos Formais
Verificação de Hardware
SystemC
ENGENHARIAS
topic Métodos Formais
Verificação de Hardware
SystemC
ENGENHARIAS
description Projetar softwares embarcados tem sido uma tarefa que exige uma execução próxima à perfeição, uma vez que a nossa dependência ao funcionamento correto desses sistemas tem aumentado rapidamente, de forma que um erro, falha ou bug pode causar prejuízos altíssimos à sociedade. Os sistemas embarcados são utilizados em um enorme leque de aplicações, tais como: Sistema de controle de air-bag, setup-boxes, telefones celulares e até aparelhos complexos utilizados na medicina. Estes sistemas estão se tornando cada vez mais complexos e requerem processadores multi-core com memória compartilhada escalável para atender a crescente demanda do poder computacional. Desta maneira, a confiabilidade dos sistemas (distribuídos) embarcados é um assunto chave no desenvolvimento de sistemas. As empresas procuram formas mais rápidas e baratas para verificar a confiabilidade dos seus sistemas, evitando assim grandes prejuízos. Uma das formas mais eficazes e de mais baixo custo é a verificação de modelos (ou model checking). Apesar da eficácia desse método de verificação, existem muitos sistemas que não podem ser verificados de forma automática pelo fato de não existir (ou existir parcialmente) no mercado um verificador que englobe determinadas linguagens, bibliotecas e frameworks. Um bom exemplo disso, são os sistemas de hardware que utilizam o SystemC ( biblioteca de classes e macros para C++ ). Neste projeto de pesquisa, nós investigaremos, a partir de análise de circuitos de hardware reais, quais são as funcionalidades mais utilizadas da biblioteca SystemC no mercado, definindo assim uma estrutura de como será feita a verificação de circuitos digitais que utilizam essa biblioteca. É importante salientar que o acadêmico irá ter contato com o estado da arte da sub-área de Verificação Formal de Hardware/Software. Além disso, o acadêmico terá contato com a implementação e uso de algoritmos de complexidade exponencial, analisará aplicações reais, e desenvolverá habilidades de desenvolvimento com a linguagem de programação C++.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-31
2016-09-23T15:25:43Z
2016-09-23T15:25:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3213
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/3213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Faculdade de Tecnologia
Faculdade de Tecnologia
PROGRAMA PIBIC 2012
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Faculdade de Tecnologia
Faculdade de Tecnologia
PROGRAMA PIBIC 2012
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798061047695802368