Desenvolvimento de um Ambiente Virtual para apoio de experimentos em telerobótica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/1766 |
Resumo: | A Telerobótica, resumidamente, é a manipulação de robôs à distância, usualmente empregando a Internet [D Abreu 2001]. No Departamento de Ciência da Computação (DCC) estão sendo desenvolvidos Projetos Finais, Projetos de Extensão e de PIBIC relacionados a essa área tendo como um dos objetivos principais a criação de um Laboratório Virtual de Física (Projeto CNPq - Ampliação de Acessibilidade a Laboratório de Ciências Usando Ambientes Virtuais e Tele-Robótica, CT-Amazônia 2008). O emprego de Laboratórios Virtuais de Física usando Telerobótica possibilitará a estudantes de nossa região ter acesso a experiências simples de Física a distância. Esse fator pode contribuir para a formação e motivação de estudantes, especialmente, do interior de nosso Estado, onde há uma grande carência de laboratórios de Ciências, e de Física, em particular. O uso de Telerobótica na Educação tem como referencial principal o trabalho de D Abreu e Chella [D Abreu e Chella 2001], que desenvolveu um ambiente para o ensino e aprendizagem de programação à distância, com um laboratório situado na Unicamp. Na literatura, até o momento, não encontramos referências do uso de Telerobótica no ensino de Ciências. Para a concretização dos diversos projetos envolvendo Robótica Educacional e Ensino de Física, concluídos [Santiago Junior e Netto 2009] [Teixeira e Netto 2009] e em andamento [Alves e Netto 2009] está sendo montado o Laboratório de Robótica Educativa do Amazonas (LaboREAm), que é ligado à área de Inteligência Artificial e Informática na Educação do DCC. O LaboREAm emprega kits Lego Mindstorms NXT para a criação dos robôs, que é, até o presente momento, a solução que apresenta a melhor relação custo-benefício e é empregado em várias escolas e universidades no Mundo, possuindo ampla literatura disponibilizada na Web. O ambiente virtual é modelado a partir da metodologia e arquiteturas propostas po Netto [Netto 2006]. O módulo de visualização dos cenários e robôs já está concluído [Santiago Junior e Netto 2009]. Os demais módulos estão em desenvolvimento. O projeto terá, portanto, etapas de integração de módulos já existentes, o que contribuirá para a diminuição geral da carga de pesquisa, pois é sabido que a criação de ambientes virtuais é uma tarefa complexa, sobretudo, com as características desejáveis para esse ambiente em particular. A realização desse projeto possibilitará, além de uma contribuição à pesquisa na área, uma contribuição educativa e social. |
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