O uso da realidade aumentada no ensino dos poliedros de Platão e relação de Euler na 2° série do ensino médio na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima no município de Itacoatiara - AM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6087 |
Resumo: | Teaching and learning in classrooms goes through moments of transformation that occur due to new technologies, which, little by little, are inserted and interconnected with educational activities. Among these technologies, Augmented Reality (AR) has been growing in the educational environment, for superposing environments and virtual objects on a real environment. This technology was used in our work as a didactic strategy to teach 2nd year students at the State School Professor Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima (Itacoatiara – AM), the contents of Spatial Geometry, Plato's Polyhedra and Euler's Relation. The students used AR technology on mobile devices, from the Geometrix software, which sought to emphasize the three-dimensional visualization, and elements and characteristics of Plato's solids. The methods used during the field work, and for data collection for this research were: the application of questionnaires and participant observation. The results were satisfactory in relation to the use of AR technology, it was evident from the students' answers how important and useful it is to make use of this type of tool in the classroom. |
id |
UFAM-1_17b3af1ebf4785973bc31bea20d83034 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/6087 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso da realidade aumentada no ensino dos poliedros de Platão e relação de Euler na 2° série do ensino médio na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima no município de Itacoatiara - AMPoliedros de PlatãoRelação de EulerRealidade AumentadaSoftware GeometrixCIENCIAS EXATAS E DA TERRARealidade virtual na educaçãoTecnologia Educacional - Itacoatiara (AM)Teaching and learning in classrooms goes through moments of transformation that occur due to new technologies, which, little by little, are inserted and interconnected with educational activities. Among these technologies, Augmented Reality (AR) has been growing in the educational environment, for superposing environments and virtual objects on a real environment. This technology was used in our work as a didactic strategy to teach 2nd year students at the State School Professor Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima (Itacoatiara – AM), the contents of Spatial Geometry, Plato's Polyhedra and Euler's Relation. The students used AR technology on mobile devices, from the Geometrix software, which sought to emphasize the three-dimensional visualization, and elements and characteristics of Plato's solids. The methods used during the field work, and for data collection for this research were: the application of questionnaires and participant observation. The results were satisfactory in relation to the use of AR technology, it was evident from the students' answers how important and useful it is to make use of this type of tool in the classroom.O ensino e aprendizagem nas salas de aula passa por momentos de transformação que ocorrem devido às novas tecnologias, que aos poucos, vão se inserindo e interligando as atividades educativas. Dentre as tecnologias, a Realidade Aumentada (RA) aparece com a finalidade de promover melhorias no compartilhamento de conhecimentos entre alunos e professores. Essa tecnologia foi utilizada em nosso trabalho como estratégia didática para ensinar alunos do 2ª ano da Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima (Itacoatiara – AM), os conteúdos de Geometria Espacial, Poliedros de Platão e Relação de Euler. Os discentes utilizaram a tecnologia RA em dispositivos móveis, a partir do software Geometrix, onde buscou-se dar ênfase na visualização tridimensionais, e em elementos e características dos sólidos de Platão. Os métodos utilizados durante o trabalho de campo, e para a coleta dos dados dessa pesquisa foram: a aplicação de questionários e observação- participante. Os resultados foram satisfatórios em relação ao uso da tecnologia RA, ficou evidente pelas respostas dos alunos o quão importante e proveitoso é fazer uso desse tipo de ferramenta em sala de aula.3NãoBrasilICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)Itacoatiara (AM)Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - ItacoatiaraFaccio, Ana Paulahttp://lattes.cnpq.br/5272113614631598Silva, Fabrício Valentin daSouza, Heleno Trindade deSilva, Anderson Deodato da2022-01-25T02:44:06Z2021-01-242022-01-25T02:44:06Z2021-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6087porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-01-25T02:44:46Zoai:localhost:prefix/6087Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2022-01-25T02:44:46Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da realidade aumentada no ensino dos poliedros de Platão e relação de Euler na 2° série do ensino médio na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima no município de Itacoatiara - AM |
title |
O uso da realidade aumentada no ensino dos poliedros de Platão e relação de Euler na 2° série do ensino médio na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima no município de Itacoatiara - AM |
spellingShingle |
O uso da realidade aumentada no ensino dos poliedros de Platão e relação de Euler na 2° série do ensino médio na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima no município de Itacoatiara - AM Silva, Anderson Deodato da Poliedros de Platão Relação de Euler Realidade Aumentada Software Geometrix CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Realidade virtual na educação Tecnologia Educacional - Itacoatiara (AM) |
title_short |
O uso da realidade aumentada no ensino dos poliedros de Platão e relação de Euler na 2° série do ensino médio na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima no município de Itacoatiara - AM |
title_full |
O uso da realidade aumentada no ensino dos poliedros de Platão e relação de Euler na 2° série do ensino médio na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima no município de Itacoatiara - AM |
title_fullStr |
O uso da realidade aumentada no ensino dos poliedros de Platão e relação de Euler na 2° série do ensino médio na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima no município de Itacoatiara - AM |
title_full_unstemmed |
O uso da realidade aumentada no ensino dos poliedros de Platão e relação de Euler na 2° série do ensino médio na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima no município de Itacoatiara - AM |
title_sort |
O uso da realidade aumentada no ensino dos poliedros de Platão e relação de Euler na 2° série do ensino médio na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima no município de Itacoatiara - AM |
author |
Silva, Anderson Deodato da |
author_facet |
Silva, Anderson Deodato da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faccio, Ana Paula http://lattes.cnpq.br/5272113614631598 Silva, Fabrício Valentin da Souza, Heleno Trindade de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Anderson Deodato da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poliedros de Platão Relação de Euler Realidade Aumentada Software Geometrix CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Realidade virtual na educação Tecnologia Educacional - Itacoatiara (AM) |
topic |
Poliedros de Platão Relação de Euler Realidade Aumentada Software Geometrix CIENCIAS EXATAS E DA TERRA Realidade virtual na educação Tecnologia Educacional - Itacoatiara (AM) |
description |
Teaching and learning in classrooms goes through moments of transformation that occur due to new technologies, which, little by little, are inserted and interconnected with educational activities. Among these technologies, Augmented Reality (AR) has been growing in the educational environment, for superposing environments and virtual objects on a real environment. This technology was used in our work as a didactic strategy to teach 2nd year students at the State School Professor Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima (Itacoatiara – AM), the contents of Spatial Geometry, Plato's Polyhedra and Euler's Relation. The students used AR technology on mobile devices, from the Geometrix software, which sought to emphasize the three-dimensional visualization, and elements and characteristics of Plato's solids. The methods used during the field work, and for data collection for this research were: the application of questionnaires and participant observation. The results were satisfactory in relation to the use of AR technology, it was evident from the students' answers how important and useful it is to make use of this type of tool in the classroom. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-24 2021-11-24 2022-01-25T02:44:06Z 2022-01-25T02:44:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6087 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) Itacoatiara (AM) Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara) Itacoatiara (AM) Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813274313593192448 |