O uso da realidade aumentada no ensino dos poliedros de Platão e relação de Euler na 2° série do ensino médio na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima no município de Itacoatiara - AM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anderson Deodato da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6087
Resumo: Teaching and learning in classrooms goes through moments of transformation that occur due to new technologies, which, little by little, are inserted and interconnected with educational activities. Among these technologies, Augmented Reality (AR) has been growing in the educational environment, for superposing environments and virtual objects on a real environment. This technology was used in our work as a didactic strategy to teach 2nd year students at the State School Professor Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima (Itacoatiara – AM), the contents of Spatial Geometry, Plato's Polyhedra and Euler's Relation. The students used AR technology on mobile devices, from the Geometrix software, which sought to emphasize the three-dimensional visualization, and elements and characteristics of Plato's solids. The methods used during the field work, and for data collection for this research were: the application of questionnaires and participant observation. The results were satisfactory in relation to the use of AR technology, it was evident from the students' answers how important and useful it is to make use of this type of tool in the classroom.
id UFAM-1_17b3af1ebf4785973bc31bea20d83034
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/6087
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling O uso da realidade aumentada no ensino dos poliedros de Platão e relação de Euler na 2° série do ensino médio na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima no município de Itacoatiara - AMPoliedros de PlatãoRelação de EulerRealidade AumentadaSoftware GeometrixCIENCIAS EXATAS E DA TERRARealidade virtual na educaçãoTecnologia Educacional - Itacoatiara (AM)Teaching and learning in classrooms goes through moments of transformation that occur due to new technologies, which, little by little, are inserted and interconnected with educational activities. Among these technologies, Augmented Reality (AR) has been growing in the educational environment, for superposing environments and virtual objects on a real environment. This technology was used in our work as a didactic strategy to teach 2nd year students at the State School Professor Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima (Itacoatiara – AM), the contents of Spatial Geometry, Plato's Polyhedra and Euler's Relation. The students used AR technology on mobile devices, from the Geometrix software, which sought to emphasize the three-dimensional visualization, and elements and characteristics of Plato's solids. The methods used during the field work, and for data collection for this research were: the application of questionnaires and participant observation. The results were satisfactory in relation to the use of AR technology, it was evident from the students' answers how important and useful it is to make use of this type of tool in the classroom.O ensino e aprendizagem nas salas de aula passa por momentos de transformação que ocorrem devido às novas tecnologias, que aos poucos, vão se inserindo e interligando as atividades educativas. Dentre as tecnologias, a Realidade Aumentada (RA) aparece com a finalidade de promover melhorias no compartilhamento de conhecimentos entre alunos e professores. Essa tecnologia foi utilizada em nosso trabalho como estratégia didática para ensinar alunos do 2ª ano da Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima (Itacoatiara – AM), os conteúdos de Geometria Espacial, Poliedros de Platão e Relação de Euler. Os discentes utilizaram a tecnologia RA em dispositivos móveis, a partir do software Geometrix, onde buscou-se dar ênfase na visualização tridimensionais, e em elementos e características dos sólidos de Platão. Os métodos utilizados durante o trabalho de campo, e para a coleta dos dados dessa pesquisa foram: a aplicação de questionários e observação- participante. Os resultados foram satisfatórios em relação ao uso da tecnologia RA, ficou evidente pelas respostas dos alunos o quão importante e proveitoso é fazer uso desse tipo de ferramenta em sala de aula.3NãoBrasilICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)Itacoatiara (AM)Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - ItacoatiaraFaccio, Ana Paulahttp://lattes.cnpq.br/5272113614631598Silva, Fabrício Valentin daSouza, Heleno Trindade deSilva, Anderson Deodato da2022-01-25T02:44:06Z2021-01-242022-01-25T02:44:06Z2021-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6087porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-01-25T02:44:46Zoai:localhost:prefix/6087Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2022-01-25T02:44:46Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da realidade aumentada no ensino dos poliedros de Platão e relação de Euler na 2° série do ensino médio na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima no município de Itacoatiara - AM
title O uso da realidade aumentada no ensino dos poliedros de Platão e relação de Euler na 2° série do ensino médio na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima no município de Itacoatiara - AM
spellingShingle O uso da realidade aumentada no ensino dos poliedros de Platão e relação de Euler na 2° série do ensino médio na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima no município de Itacoatiara - AM
Silva, Anderson Deodato da
Poliedros de Platão
Relação de Euler
Realidade Aumentada
Software Geometrix
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Realidade virtual na educação
Tecnologia Educacional - Itacoatiara (AM)
title_short O uso da realidade aumentada no ensino dos poliedros de Platão e relação de Euler na 2° série do ensino médio na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima no município de Itacoatiara - AM
title_full O uso da realidade aumentada no ensino dos poliedros de Platão e relação de Euler na 2° série do ensino médio na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima no município de Itacoatiara - AM
title_fullStr O uso da realidade aumentada no ensino dos poliedros de Platão e relação de Euler na 2° série do ensino médio na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima no município de Itacoatiara - AM
title_full_unstemmed O uso da realidade aumentada no ensino dos poliedros de Platão e relação de Euler na 2° série do ensino médio na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima no município de Itacoatiara - AM
title_sort O uso da realidade aumentada no ensino dos poliedros de Platão e relação de Euler na 2° série do ensino médio na Escola Estadual Professora Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima no município de Itacoatiara - AM
author Silva, Anderson Deodato da
author_facet Silva, Anderson Deodato da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faccio, Ana Paula
http://lattes.cnpq.br/5272113614631598
Silva, Fabrício Valentin da
Souza, Heleno Trindade de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Anderson Deodato da
dc.subject.por.fl_str_mv Poliedros de Platão
Relação de Euler
Realidade Aumentada
Software Geometrix
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Realidade virtual na educação
Tecnologia Educacional - Itacoatiara (AM)
topic Poliedros de Platão
Relação de Euler
Realidade Aumentada
Software Geometrix
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Realidade virtual na educação
Tecnologia Educacional - Itacoatiara (AM)
description Teaching and learning in classrooms goes through moments of transformation that occur due to new technologies, which, little by little, are inserted and interconnected with educational activities. Among these technologies, Augmented Reality (AR) has been growing in the educational environment, for superposing environments and virtual objects on a real environment. This technology was used in our work as a didactic strategy to teach 2nd year students at the State School Professor Mirtes Rosa de Mendes de Mendonça Lima (Itacoatiara – AM), the contents of Spatial Geometry, Plato's Polyhedra and Euler's Relation. The students used AR technology on mobile devices, from the Geometrix software, which sought to emphasize the three-dimensional visualization, and elements and characteristics of Plato's solids. The methods used during the field work, and for data collection for this research were: the application of questionnaires and participant observation. The results were satisfactory in relation to the use of AR technology, it was evident from the students' answers how important and useful it is to make use of this type of tool in the classroom.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-24
2021-11-24
2022-01-25T02:44:06Z
2022-01-25T02:44:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6087
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
Itacoatiara (AM)
Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara
publisher.none.fl_str_mv Brasil
ICET - Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Itacoatiara)
Itacoatiara (AM)
Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Itacoatiara
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274313593192448