Estudos do processo de remoção do Ni2+ em ambiente aquoso pela Escolecita-Na

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosane dos Santos Bindá
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFAM
Texto Completo: http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4813
Resumo: As zeólitas natural ou sintética vêm sendo aplicadas nos processos de remediação cátions metálicos tóxicos presentes em ambiente aquático. Pois são seletivas para os cátions cádmio, cromo, mercúrio, manganês e níquel a sua excelente capacidade de troca catiônica e cinética da reação. Em 2013, no Departamento de Química/ICE/UFAM foi iniciado o estudo com zeólita natural (PIB-E_0109_2013), especificamente a escolecita natural (Ca4Al8Si12O40.12H2O), obtida do município Nova Hartz/RS, em que nesta foi promovida a troca catiônica do Ca2+ pelo Na+ (substituição estrutural) visando aumentar seu poder adsortivo frente ao íon Ni2+ em meio aquoso (simulação de sistema aquoso contaminado). Os resultados preliminares se mostram promissores quanto aos ensaios de adsorção à temperatura ambiente, e os dados ajustados aos modelos matemáticos de isotermas de Langmuir. Mais esses resultados, por si só são incompletos, eles indicam que o efeito da temperatura pode ser quase tão importante como o pH para determinar o comportamento de adsorção de Ni2+, bem como conhecer e compreender a sua cinética de reação ou a interferência de íons concorrentes e de ligantes complexantes. Mas, para que o estudo seja completo e conciso, é necessário avaliar os efeitos do pH e temperatura determinar o comportamento de adsorção de Ni2+, bem como conhecer e compreender a sua cinética de reação e determinar os parâmetros termodinâmicos (energia de Gibbs, entalpia e entropia).
id UFAM-1_19f040dcb278d02c97654f4eb91cd046
oai_identifier_str oai:localhost:prefix/4813
network_acronym_str UFAM-1
network_name_str Repositório Institucional da UFAM
repository_id_str
spelling Estudos do processo de remoção do Ni2+ em ambiente aquoso pela Escolecita-NaEscolecitaIsoterma LangmuirIsoterma FreundlichCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICAAs zeólitas natural ou sintética vêm sendo aplicadas nos processos de remediação cátions metálicos tóxicos presentes em ambiente aquático. Pois são seletivas para os cátions cádmio, cromo, mercúrio, manganês e níquel a sua excelente capacidade de troca catiônica e cinética da reação. Em 2013, no Departamento de Química/ICE/UFAM foi iniciado o estudo com zeólita natural (PIB-E_0109_2013), especificamente a escolecita natural (Ca4Al8Si12O40.12H2O), obtida do município Nova Hartz/RS, em que nesta foi promovida a troca catiônica do Ca2+ pelo Na+ (substituição estrutural) visando aumentar seu poder adsortivo frente ao íon Ni2+ em meio aquoso (simulação de sistema aquoso contaminado). Os resultados preliminares se mostram promissores quanto aos ensaios de adsorção à temperatura ambiente, e os dados ajustados aos modelos matemáticos de isotermas de Langmuir. Mais esses resultados, por si só são incompletos, eles indicam que o efeito da temperatura pode ser quase tão importante como o pH para determinar o comportamento de adsorção de Ni2+, bem como conhecer e compreender a sua cinética de reação ou a interferência de íons concorrentes e de ligantes complexantes. Mas, para que o estudo seja completo e conciso, é necessário avaliar os efeitos do pH e temperatura determinar o comportamento de adsorção de Ni2+, bem como conhecer e compreender a sua cinética de reação e determinar os parâmetros termodinâmicos (energia de Gibbs, entalpia e entropia).FAPEAMUniversidade Federal do AmazonasBrasilQuímicaInstituto de Ciências ExatasPROGRAMA PIBIC 2014UFAMPaulo Rogério da Costa CouceiroRosane dos Santos Bindá2016-09-23T15:54:50Z2016-09-23T15:54:50Z2015-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4813application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-11-28T17:35:14Zoai:localhost:prefix/4813Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-11-28T17:35:14Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos do processo de remoção do Ni2+ em ambiente aquoso pela Escolecita-Na
title Estudos do processo de remoção do Ni2+ em ambiente aquoso pela Escolecita-Na
spellingShingle Estudos do processo de remoção do Ni2+ em ambiente aquoso pela Escolecita-Na
Rosane dos Santos Bindá
Escolecita
Isoterma Langmuir
Isoterma Freundlich
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
title_short Estudos do processo de remoção do Ni2+ em ambiente aquoso pela Escolecita-Na
title_full Estudos do processo de remoção do Ni2+ em ambiente aquoso pela Escolecita-Na
title_fullStr Estudos do processo de remoção do Ni2+ em ambiente aquoso pela Escolecita-Na
title_full_unstemmed Estudos do processo de remoção do Ni2+ em ambiente aquoso pela Escolecita-Na
title_sort Estudos do processo de remoção do Ni2+ em ambiente aquoso pela Escolecita-Na
author Rosane dos Santos Bindá
author_facet Rosane dos Santos Bindá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paulo Rogério da Costa Couceiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosane dos Santos Bindá
dc.subject.por.fl_str_mv Escolecita
Isoterma Langmuir
Isoterma Freundlich
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
topic Escolecita
Isoterma Langmuir
Isoterma Freundlich
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICA
description As zeólitas natural ou sintética vêm sendo aplicadas nos processos de remediação cátions metálicos tóxicos presentes em ambiente aquático. Pois são seletivas para os cátions cádmio, cromo, mercúrio, manganês e níquel a sua excelente capacidade de troca catiônica e cinética da reação. Em 2013, no Departamento de Química/ICE/UFAM foi iniciado o estudo com zeólita natural (PIB-E_0109_2013), especificamente a escolecita natural (Ca4Al8Si12O40.12H2O), obtida do município Nova Hartz/RS, em que nesta foi promovida a troca catiônica do Ca2+ pelo Na+ (substituição estrutural) visando aumentar seu poder adsortivo frente ao íon Ni2+ em meio aquoso (simulação de sistema aquoso contaminado). Os resultados preliminares se mostram promissores quanto aos ensaios de adsorção à temperatura ambiente, e os dados ajustados aos modelos matemáticos de isotermas de Langmuir. Mais esses resultados, por si só são incompletos, eles indicam que o efeito da temperatura pode ser quase tão importante como o pH para determinar o comportamento de adsorção de Ni2+, bem como conhecer e compreender a sua cinética de reação ou a interferência de íons concorrentes e de ligantes complexantes. Mas, para que o estudo seja completo e conciso, é necessário avaliar os efeitos do pH e temperatura determinar o comportamento de adsorção de Ni2+, bem como conhecer e compreender a sua cinética de reação e determinar os parâmetros termodinâmicos (energia de Gibbs, entalpia e entropia).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
2016-09-23T15:54:50Z
2016-09-23T15:54:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4813
url http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/4813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Química
Instituto de Ciências Exatas
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Brasil
Química
Instituto de Ciências Exatas
PROGRAMA PIBIC 2014
UFAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Repositório Institucional da UFAM
collection Repositório Institucional da UFAM
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813274297569902592