Aprendizagem de conceitos físicos a partir da construção de uma mini geladeira de pastilha Peltier
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5659 |
Resumo: | In an educational scenario composed of many difficulties regarding teaching / learning in the discipline of Physics, the use of innovative methodologies is a tendency to be analyzed to obtain a higher performance in the discipline. Maker culture can be one of those tools that, coupled with education, has a positive effect. The present work aims to describe how the culture maker can help in the process of teaching and learning. We carried out a bibliographical research to understand about this culture, its main aspects and how it can be inserted in the school environment. It was then proposed to build a mini peltier pellet refrigerator from the perspective maker, and at the time of construction and operation of this, identify the main physical concepts that can be developed with the students. The mini refrigerator after built, generated a satisfactory result, reducing the internal temperature by 20.4 ° C. We elaborate some questions about the construction, the functioning and the physical concepts that can be learned. Finally, we conclude that the work can act as a proposal for a rather efficient didactic approach. |
id |
UFAM-1_2ac29924a9bc7afd9c03ecfa7854896f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/5659 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem de conceitos físicos a partir da construção de uma mini geladeira de pastilha PeltierLearning of physical concepts from the construction of a mini peltier refrigeratorCultura MakerPastilha PeltierConstrucionismoMini geladeiraCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICACIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICAFísica - Estudo e ensinoIn an educational scenario composed of many difficulties regarding teaching / learning in the discipline of Physics, the use of innovative methodologies is a tendency to be analyzed to obtain a higher performance in the discipline. Maker culture can be one of those tools that, coupled with education, has a positive effect. The present work aims to describe how the culture maker can help in the process of teaching and learning. We carried out a bibliographical research to understand about this culture, its main aspects and how it can be inserted in the school environment. It was then proposed to build a mini peltier pellet refrigerator from the perspective maker, and at the time of construction and operation of this, identify the main physical concepts that can be developed with the students. The mini refrigerator after built, generated a satisfactory result, reducing the internal temperature by 20.4 ° C. We elaborate some questions about the construction, the functioning and the physical concepts that can be learned. Finally, we conclude that the work can act as a proposal for a rather efficient didactic approach.Em um cenário educacional composto de muitas dificuldades no que se diz respeito ao ensino/aprendizagem na disciplina de Física, a utilização de metodologias inovadoras é uma tendência a ser analisada para se obter um maior rendimento na disciplina. A cultura maker pode ser uma dessas ferramentas que, associada à educação, produza um efeito positivo. O presente trabalho tem por objetivo descrever como a cultura maker pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Realizamos uma pesquisa bibliográfica para se entender sobre essa cultura, seus principais aspectos e de que forma pode ser inserida no ambiente escolar. Propôs-se então a construção de uma mini geladeira de pastilha peltier a partir da perspectiva maker, e no momento da construção e funcionamento desta, identificar os principais conceitos físicos que podem ser desenvolvidos com os alunos. A mini geladeira depois de construída, gerou um resultado satisfatório, diminuindo a temperatura interna em 20,4 ºC. Elaboramos alguns questionamentos envolvendo a construção, o funcionamento e os conceitos físicos que podem ser aprendidos. Por fim, concluímos que o trabalho pode atuar como uma proposta de abordagem didática bastante eficiente.2Verificar a possibilidade de diminuir o número de informações preenchidas nos camposNãoBrasilISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari)CoariCiências: Matemática e Física - Licenciatura - CoariGuilherme, Adriano Pereira04845159937http://lattes.cnpq.br/9119402956173089Mota, Deniz dos Santos79186700278http://lattes.cnpq.br/3632354915141735Lira, Yakamury Rebouças de00038579219http://lattes.cnpq.br/6539596838420473https://orcid.org/0000-0001-5203-9917https://orcid.org/0000-0001-5203-9917Moraes, Rafael da Silva2019-08-08T19:12:26Z2019-07-192019-08-08T19:12:26Z2019-06-282019-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMORAES, Rafael da Silva. Aprendizagem de conceitos físicos a partir da construção de uma mini geladeira de pastilha Peltier. 2019. 43 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Coari-AM, 2019.http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5659porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2021-12-02T18:22:54Zoai:localhost:prefix/5659Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2021-12-02T18:22:54Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem de conceitos físicos a partir da construção de uma mini geladeira de pastilha Peltier Learning of physical concepts from the construction of a mini peltier refrigerator |
title |
Aprendizagem de conceitos físicos a partir da construção de uma mini geladeira de pastilha Peltier |
spellingShingle |
Aprendizagem de conceitos físicos a partir da construção de uma mini geladeira de pastilha Peltier Moraes, Rafael da Silva Cultura Maker Pastilha Peltier Construcionismo Mini geladeira CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA Física - Estudo e ensino |
title_short |
Aprendizagem de conceitos físicos a partir da construção de uma mini geladeira de pastilha Peltier |
title_full |
Aprendizagem de conceitos físicos a partir da construção de uma mini geladeira de pastilha Peltier |
title_fullStr |
Aprendizagem de conceitos físicos a partir da construção de uma mini geladeira de pastilha Peltier |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem de conceitos físicos a partir da construção de uma mini geladeira de pastilha Peltier |
title_sort |
Aprendizagem de conceitos físicos a partir da construção de uma mini geladeira de pastilha Peltier |
author |
Moraes, Rafael da Silva |
author_facet |
Moraes, Rafael da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guilherme, Adriano Pereira 04845159937 http://lattes.cnpq.br/9119402956173089 Mota, Deniz dos Santos 79186700278 http://lattes.cnpq.br/3632354915141735 Lira, Yakamury Rebouças de 00038579219 http://lattes.cnpq.br/6539596838420473 https://orcid.org/0000-0001-5203-9917 https://orcid.org/0000-0001-5203-9917 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Rafael da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Maker Pastilha Peltier Construcionismo Mini geladeira CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA Física - Estudo e ensino |
topic |
Cultura Maker Pastilha Peltier Construcionismo Mini geladeira CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA Física - Estudo e ensino |
description |
In an educational scenario composed of many difficulties regarding teaching / learning in the discipline of Physics, the use of innovative methodologies is a tendency to be analyzed to obtain a higher performance in the discipline. Maker culture can be one of those tools that, coupled with education, has a positive effect. The present work aims to describe how the culture maker can help in the process of teaching and learning. We carried out a bibliographical research to understand about this culture, its main aspects and how it can be inserted in the school environment. It was then proposed to build a mini peltier pellet refrigerator from the perspective maker, and at the time of construction and operation of this, identify the main physical concepts that can be developed with the students. The mini refrigerator after built, generated a satisfactory result, reducing the internal temperature by 20.4 ° C. We elaborate some questions about the construction, the functioning and the physical concepts that can be learned. Finally, we conclude that the work can act as a proposal for a rather efficient didactic approach. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-08T19:12:26Z 2019-07-19 2019-08-08T19:12:26Z 2019-06-28 2019-06-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MORAES, Rafael da Silva. Aprendizagem de conceitos físicos a partir da construção de uma mini geladeira de pastilha Peltier. 2019. 43 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Coari-AM, 2019. http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5659 |
identifier_str_mv |
MORAES, Rafael da Silva. Aprendizagem de conceitos físicos a partir da construção de uma mini geladeira de pastilha Peltier. 2019. 43 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Licenciatura em Ciências: Matemática e Física) - Universidade Federal do Amazonas, Coari-AM, 2019. |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari) Coari Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Coari |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil ISB - Instituto de Saúde e Biotecnologia (Coari) Coari Ciências: Matemática e Física - Licenciatura - Coari |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798061053913858048 |